FORTALECENDO APRENDIZAGENS: VITÓRIA INICIA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Na manhã desta quinta-feira (27) marcou uma virada de chave na Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão. Isso porque foi anunciado oficialmente o programa Fortalecendo Aprendizagens, voltado para o ensino em tempo integral nas escolas vitorienses. O ato inaugural ocorreu na quadra do Colégio 03 de Agosto e contou com a presença de pais e alunos, professores, gestores de educação, lideranças políticas e sociais.
Em caráter inédito, o sistema objetiva fortalecer o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos através de uma grade curricular baseada no Censo Escolar, sendo composta por Língua Portuguesa e Matemática, Esporte e Lazer, Projeto de Vida e Empreendedorismo, Arte e Cultura, Tecnologias Educacionais e Inglês. O Fortalecendo Aprendizagens, além do Colégio 03 de Agosto, na área central, já foi iniciado nas escolas Manoel Domingos, na comunidade do Outeiro; Ana Maria Alves Gomes, no Loteamento Conceição II; e Santo Yves, no Cajueiro.
A coordenadora do programa, Clara Miranda, destacou que as aulas do projeto piloto nesses moldes tiveram início no mês de junho e funciona no formato de contraturno. “O aluno que estuda pela manhã no horário convencional, por exemplo, fica à tarde das 13h às 16h40, enquanto quem estuda pela tarde, fica no horário das 7h30 às 11h20. É uma tarefa desafiadora, porém, motivadora”, explicou.
Segundo Waleska Barros, secretária executiva de Educação, a perspectiva é conseguir alcançar mais de dois mil alunos nos próximos meses. Ainda de acordo com ela, o intuito é atender a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre o ensino em tempo integral, que tem como finalidade agraciar no mínimo 50% das escolas da rede pública. Neste primeiro momento, em Vitória, estão sendo contempladas 11 turmas e 270 estudantes.
As salas de aula desse novo modelo de ensino foram repaginadas para propiciar uma permanência confortável aos alunos. Os espaços foram organizados com novas bancas e cadeiras, receberam televisão, ar-condicionado, pintura e também contam com jovens monitores para auxiliar no reforço escolar. “Estamos vivendo uma nova era na educação de nossa cidade. Isso é a chave para mudar a vida das pessoas, pois só os livros e as salas de aula nos fazem pensar diferente. Isso tudo é só o começo”, comemorou o secretário de Educação, Carmelo Souza.
“Nós vemos aqui uma virada de chave na educação municipal, pois os alunos vão contar também com uma alimentação rica e preparada por profissionais. São todas as condições para manter o aluno na escola aprendendo sobre empreendedorismo, praticando esportes, mantendo uma rotina diferente do que já estamos acostumados a ver. Estamos vivendo um novo tempo na educação vitoriense”, celebrou o vice-prefeito Edmo Neves.
O prefeito do município, Paulo Roberto, além de comemorar, fez previsões sobre essa implementação do ensino integral. “Nós já estávamos planejando essa mudança expressiva na forma de fazer educação desde que assumimos a gestão e conseguimos. Com esse modelo de ensino, mais na frente, iremos comemorar a redução da evasão escolar. Damos um passo de cada vez para construir uma cidade educadora, como Vitória já se consagrou. Isso é só o início de uma nova era, de uma cidade que pensa nas futuras gerações”, encerrou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS