AÇÃO EDUCATIVA DA PREFEITURA DO RECIFE VISA SENSIBILIZAR POPULAÇÃO SOBRE INCIDENTES COM TUBARÕES

A conscientização das pessoas que frequentam a praia é uma das armas mais importantes na prevenção a incidentes com tubarões. Apostando na educação e na informação, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), promoveu, nesta sexta-feira (10), no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, um encontro com comerciantes que trabalham na faixa de areia das praias do Pina e de Boa Viagem. Na manhã de sábado (11) será realizada uma ação educativa também com os banhistas, no sentido de alertá-los para as práticas corretas no sentido de evitar as ocorrências.
A iniciativa da Prefeitura visa reforçar o cumprimento do Decreto Estadual 40.923, de 28 de julho de 2014, que prevê a proibição da prática esportiva de surf, body boarding e esportes náuticos similares em determinados trechos do litoral do Estado onde há registros de incidentes com tubarões. A fiscalização da norma fica a cargo das forças de segurança do governo do Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“A ideia é justamente que eles reforcem esse papel de multiplicadores que têm junto à própria clientela. A Prefeitura está atenta e fazendo o que cabe à municipalidade, reforçando o cumprimento do decreto estadual de 2014 que prevê a proibição de práticas aquáticas em trechos do litoral do Estado” explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.
O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e coordenador do Projeto Megamar, Paulo Oliveira, foi convidado para falar com os comerciantes da orla. Durante uma hora ele esclareceu dúvidas dos trabalhadores. “Educação ambiental é o que mais funciona em casos como esse. Quando algo não é falado sempre, acaba sendo esquecido pela população. Daí a importância da retomada, pelos poderes públicos, das campanhas educativas e das pesquisas para maior compreensão do fenômeno”, disse.
O comerciante Rogney Costa, conhecido como Ceará, alerta que o último incidente ocorrido em uma praia do Recife foi em 2013. “Aqui nós sempre alertamos os clientes sobre os riscos, e essa iniciativa vai servir para que fiquemos ainda mais alertas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS