PREFEITURA DO JABOATÃO LANÇA PROJETOS PREVINA-SE E PULSAR NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança, nesta terça-feira (27), os Projetos Pulsar e Previna-se em algumas das Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de melhorar o cuidado com a saúde da população. O Projeto Pulsar, que começa na Regional 1 (Jaboatão Centro), destina-se a pessoas com diabetes e hipertensão arterial que não buscaram acompanhamento médico há mais de seis meses, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário por meio de uma busca ativa.
Por outro lado, o Projeto Previna-se que inicia na Regional 4 (Muribeca) e na Regional 7 (Guararapes), pretende estimular o exame citopatológico do colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos que não realizaram acompanhamento médico há mais de três anos. A ação tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero, através da mobilização das equipes de saúde da família para a busca ativa dessas usuárias.
Tanto o Projeto Pulsar quanto o Projeto Previna-se estarão em algumas USFs nas diferentes áreas do município. O Pulsar iniciará na USF da Regional 1 (Jaboatão Centro) no período de 27 de fevereiro a 5 de março. Entre os dias 6 e 13 de março, as ações serão concentradas nas USFs da Regional 2 (Cavaleiro). As USFs da Regional 4 (Muribeca) e Regional 7 (Guararapes) receberão o projeto nos dias 14 a 22 de março.
Já na Regional 3 (Curados) e a Regional 5 (Prazeres) as USFs serão atendidas entre os dias 02 e 09 de abril. Por fim, o Projeto Pulsar estará presente nas Unidades de Saúde da Família da Regional 6 (Praias) entre os dias 10 e 17 de abril.
O Previna-se começa em algumas unidades da USF da Regional 4 (Muribeca) e da Regional 7 (Guararapes), no período de 27 de fevereiro e 05 de março. Entre os dias 06 e 13 de março, as ações serão concentradas nas USFs da Regional 3 (Curados) e da Regional 5 (Prazeres).
As Unidades de Saúde da Família da Regional 6 (Praias) serão contempladas entre os dias 14 a 22 de março. A Regional 2 (Cavaleiro) terá as USFs atendidas de 02 e 09 de abril. Por fim, as USFs contempladas pelo Projeto Previna-se estarão presentes na Regional 1 (Jaboatão Centro) entre os dias 10 e 17 de abril. O calendário das USFs que irão receber ambos os projetos está disponível no site oficial da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, disponível em www.jaboatao.pe.gov.br.
A Secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa, enfatizou a importância dessas iniciativas para atender às necessidades de saúde da comunidade. “Ambos os projetos serão implementados em várias USFs em diferentes áreas do município, com datas específicas para cada região, garantindo uma cobertura abrangente. Destacamos o compromisso da gestão municipal em intensificar esforços para alcançar essas pessoas”, pontuou.

Foto – Chico Bezerra/PJG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS