VI SIMPÓSIO DA REDE DE RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS DO NORDESTE COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (7), NA SEDE DO IPA

A partir desta terça-feira (7), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) irá sediar o VI Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), que segue até a próxima sexta-feira (10). O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reunirá pesquisadores, professores e especialistas de vários estados do Brasil e, ainda, representantes da sociedade civil, estudantes e grupos com interesse no assunto.
Para este ano, os organizadores escolheram o tema: Riquezas da terra para a soberania alimentar. O objetivo é promover a troca de experiência e informações por meio da discussão técnica e científica. Outra meta do simpósio é o fortalecimento e integração das instituições públicas federais, estaduais e privadas, assim como organizações não governamentais, agricultores, comunidades tradicionais, povos primitivos e movimentos sociais.
“Este simpósio será um grande evento para ciência e para inovação tecnológica, contando com a participação também dos nossos produtores”, destacou o presidente do IPA, Joaquim Neto.
Nos três dias de atividades, o evento contará com minicursos e mesas temáticas. Uma novidade, inclusive, será a participação, pela primeira vez, de um representante dos povos originários entre os palestrantes. O engenheiro-agrônomo Iran Xukuru, pertencente à etnia Xukuru do Ororubá, mestre em Ciência do Solo pela UFRPE e extensionista do IPA.
Ele irá proferir a palestra “Conservação de sementes crioulas e manejo da agrobiodiversidade por povos indígenas de Pernambuco, na Mesa Redonda “Agricultura sustentável e conservação da agrobiodiversidade”, que será realizada na quarta-feira (8), das 11h às 12h.
Outro tema interessante do simpósio será o minicurso dedicado à culinária com palma-forrageira. Vale salientar que o Banco Ativo de Germoplasma de palma-forrageira do IPA é o mais importante banco genético para a cultura no país. O banco fica localizado na Estação Experimental, em Arcoverde.
O encontro terá ainda na sua programação três atividades especiais: uma feira da biodiversidade com troca de sementes nativas; uma feira gastronômica e uma mostra gastronômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS