AGRICULTORES DO JABOATÃO PASSAM A FORNECER ALIMENTOS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS

O setor de agricultura familiar do Jaboatão dos Guararapes entra em uma nova fase, com os agricultores passando a fornecer seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que inclui as escolas da rede municipal. Isso foi possível devido à intermediação da Prefeitura do Jaboatão para que fossem incorporados à Cooperativa de Agricultura Familiar (COODAPIS). De início, entraram os produtores dos engenhos Camarço, Penanduba e São Salvador. Além do PNAE, a cooperativa também fornece para o Programa de Aquisição de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e para a iniciativa privada.
“Agora, os agricultores têm a oportunidade de participar de uma comercialização justa e protegida, pois não precisam mais vender para atravessadores. Os preços pagos pelos produtos comercializados através da COODAPIS são validados pela tabela da CEASA/PE, que é resultado de pesquisas diárias no comércio atacadista do estado. Com isso, os produtores terão um aumento considerável na sua renda e poderão investir mais nas suas produções”, pontuou o prefeito Mano Medeiros.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer, a COODAPIS também vem investindo no desenvolvimento sustentável dos agricultores de base familiar do município. Os agricultores têm acesso a assessoria técnica e recebem doações de mudas, sementes, alevinos e insumos, com o intuito de fomentar a produção agrícola.
Somente no mês de julho, já foram distribuídas 2.900 mudas e 3.700 kg de composto orgânico. Na última quarta-feira, inclusive, foram colhidos 1000 quilos de macaxeira do Engenho São Salvador, que serão beneficiados e destinados às creches do município do Jaboatão, contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável para as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS