ESCOLA DE SARGENTOS

ESA-escola de sargentos das armas, é o estabelecimento de ensino superior, de nível tecnólogo, do Exército Brasileiro, com sede atual na cidade mineira de Três Corações. É ali que os sargentos combatentes de carreira são formados. Dali saem os sargentos das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.
O curso de formação funcionou, inicialmente na fortaleza de São João na cidade do Rio de Janeiro de maio de 1894 a dezembro de 1897. Voltou a funcionar em janeiro de 1920, com a designação de Escola de Sargentos de Infantaria – ESI.
Em agosto de 1945, ao fim da segunda grande guerra, a ESA- Escola de Sargentos das Armas foi criada, originada da Escola de Sargentos de Infantaria – ESI. Ocupou inicialmente parte das instalações de extinta Escola Militar na cidade do Rio de Janeiro, e ao fim de 4 anos foi transferida para a cidade de Três Corações. Em maio de 1950 as atividades da ESA são iniciadas em terras mineiras.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, veio ao Recife, dia 23 de março, para o lançamento da pedra fundamental da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, no município de Abreu e lima, mas que abrange também Paudalho, Aracoiaba, Camaragibe e São Lourenço, todos na região metropolitana do Recife. ESA sediada em Pernambuco compreende um complexo de táticas militares e deve ocupar uma área aproximada de 750 mil metros quadrados, com investimento da ordem de 1,8 bilhão, ficando a cargo do tesouro estadual 18% desse investimento. Esse complexo militar inclui ainda vila olímpica, vila militar, estande de tiro, complexo logístico e centro de convivência.
Aprovada em processo de seleção que durou dois anos o grande Recife, juntamente com Ponta Grossa no Paraná e Santa Maria no Rio grande do Sul, foram finalistas, caindo a escolha, por critérios técnicos, para nossa cidade. A ideia é fazer essa ESA em local central e com condições de atender as demandas que um empreendimento desse porte requer, que facilite a logística e que poupe recursos ao erário. Caso todos esses condicionantes se mostrem reais, e não resta dúvida que são, verifica-se uma operação onde todos ganham, ganha Pernambuco, ganha o Nordeste, ganha o Exército, ganham os interessados em ingressar nas forças armadas e ganham os contribuintes que terão um equipamento de qualidade a formar defensores da pátria e de nossa integridade por custos justos.
Um empreendimento desse porte deve incrementar a economia das cidades sedes e de seus entornos, gerando oportunidade de empregos para as referidas cidades e para aqueles que buscam ingressar nas forças armadas.
Segundo nosso presidente, na ESA Pernambucana funcionarão três escolas e 15 cursos. Além dos sargentos combatentes das armas já referidas também serão formados militares do quadro de material bélico, serviço de saúde, musica, topografia e aviação do Exército, com 2400 vagas disponíveis para esses cursos, que terão duração de 2 anos.
Formar militares bem preparados é uma necessidade, ter forças armadas bem equipadas é imperativo para o mantimento da nossa integridade territorial, os exemplos se multiplicam e estão a nossa porta. Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, de tradição nas lutas libertarias abraça essa escola para dar ao Brasil a mão amiga e o braço forte, formando os garantidores de nossa soberania da lei, da ordem e do progresso.

Texto – Jorge Barbosa – Empresário Patriota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS