DEPUTADO RODRIGO FARIAS EXIGE DEMISSÃO DE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Em discurso contundente no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), o deputado estadual Rodrigo Farias cobrou providências imediatas do Governo do Estado diante do que classificou como “descaso inaceitável” com a educação pública de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o secretário de Educação, Gilson Monteiro Filho, falhou no cumprimento de promessas públicas feitas em audiência no dia 1º de abril, como a entrega de fardamento e kits escolares até o dia 20 do mesmo mês. “Milhares de estudantes em todas as regiões do Estado continuam sem receber o básico. O que era para ser uma ação simples virou mais uma promessa não cumprida por este governo”, afirmou Farias.
O deputado lembrou que a promessa do secretário foi feita não apenas aos parlamentares, mas diante da imprensa, de mães, pais, professores e alunos. Para ele, a quebra de compromisso afeta diretamente o cotidiano escolar e amplia a desigualdade entre os estudantes. “Isso demonstra uma total falta de planejamento e respeito com as famílias pernambucanas”, criticou. Rodrigo também ironizou a data da audiência com o secretário, realizada em 1º de abril, o Dia da Mentira. “Uma escolha que acabou simbolizando muito bem tudo o que foi dito ali”, disparou.
Rodrigo Farias também denunciou o atraso no Programa Ganhe o Mundo, que ainda não viabilizou o embarque de 700 alunos para intercâmbio internacional, mesmo após a Assembleia aprovar por unanimidade uma lei, de autoria do próprio deputado, de excepcionalidade para garantir o direito dos estudantes. Segundo ele, pais e mães foram convocados para reunião na Secretaria de Educação, mas sequer foram recebidos pelo secretário. “Os representantes que estavam lá disseram apenas que não havia nenhuma novidade nem previsão de datas. É uma situação humilhante para esses jovens que conquistaram o direito de estudar no exterior com mérito e esforço”, completou.
Diante das falhas acumuladas, Rodrigo Farias defendeu a exoneração imediata do secretário Gilson Monteiro Filho. “Educação é prioridade. Não é possível que uma das pastas mais importantes do governo esteja nas mãos de alguém que não consegue sequer entregar o básico e cumprir prazos que ele mesmo anunciou. Fora Gilson Monteiro Filho!”, concluiu o deputado, reafirmando seu compromisso com a defesa da educação pública de qualidade e cobrando da governadora Raquel Lyra mais responsabilidade com os estudantes de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS