IPEM-PE DIVULGA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO ANUAL DE TAXÍMETROS

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) lançou o edital de convocação para iniciar o processo anual de verificação de taxímetros referente ao exercício de 2024. Os taxistas devem acessar o PSIE – Portal de Serviços do Inmetro nos Estados para emitir o boleto para pagamento da taxa e agendamento da verificação.
Os proprietários dos veículos táxis licenciados pelas prefeituras do Abreu e Lima, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Camaragibe, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, após agendamento feito na internet e pagamento da taxa, devem comparecer à sede do Ipem, que fica na Avenida Professor Luiz Freire, 900, Cidade Universitária, das 8h às 14h, para realizar a verificação do taxímetro, conforme cronograma do anexo I.
Os táxis de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe devem se dirigir ao Sindtaxi Caruaru, que fica na Rua Presidente Tancredo Neves, nº 702 – Jardim Panorama, Caruaru/PE. Já os taxistas de Petrolina devem se dirigir à regional do Ipem-PE do município, que fica na Avenida das Nações, s/n, Centro Agropecuário, Petrolina. Para as verificações de após reparo desses municípios, os taxistas deverão comparecer nos dois últimos dias úteis do mês, conforme cronograma do anexo III (Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe) e anexo IV (Petrolina) do edital.
Já os para os veículos táxi licenciados pelos municípios de Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Gravatá e Vitória de Santo Antão, as equipes de fiscalização do Ipem-PE serão direcionadas aos respectivos municípios no período estabelecido em edital, conforme anexo II. O agendamento será liberado no PSIE sempre uma semana antes do início das verificações.
Para a realização da verificação do taxímetro, o proprietário deverá se dirigir aos locais previstos munido dos seguintes documentos: certificado oficial de última aferição, junto com veículo; cópia do CRLV (cadastro do veículo feito pelo Detran); termo de permissão da prefeitura (atualizado); certificado de inspeção com cópia, para os veículos que utilizam GNV e cópia de comprovante de residência.
Para o veículo táxi especial, deverá, além da documentação anterior, apresentar ainda a permissão especial da prefeitura local. Para o caso do proprietário que se encontra com o veículo baixado em oficina de reparo mecânico, deverá comparecer ao endereço indicado e na data correspondente à placa para solicitar vistoria. A não solicitação do agendamento no mês especificado em edital ensejará na lavratura de auto e infração, ficando o proprietário sujeito às penalidades previstas na lei nº. 9.933/99.
Os interessados podem obter mais informações através do telefone (81) 3184-4725/4755, ou poderá ainda registrar dúvidas e/ou reclamações na Ouvidoria do órgão: 0800 081 1526.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS