GOVERNO DO ESTADO TENTA CRIAR AGENDA POSITIVA À BASE DE INVESTIMENTOS FEDERAIS, AVALIA SILENO

O líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes, classificou, nesta terça-feira (17), como “equivocada” a narrativa de que o Governo do Estado tem estabelecido parcerias com o Governo Federal para garantir investimentos como os anunciados recentemente para Suape e a área da segurança. Para o parlamentar, a gestão de Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) está apenas recebendo aportes federais sem apresentar planos, projetos e ações estaduais como reforço a esses investimentos, o que não configura uma relação de cooperação.
“Parceria é quando se juntam duas ou mais partes e todas se ajudam. O que está havendo aqui em Pernambuco não é parceria. O Governo Federal assegurou para Suape R$ 130 milhões pelo PAC, projetos que foram pactuados no início da gestão do ministro Márcio França e vão se concretizando agora com o ministro Silvio Costa Filho. Mas a gente não viu nenhum anúncio do Estado complementando ou ampliando esses investimentos no que diz respeito à infraestrutura”, afirmou o deputado.
Sileno ainda lembrou que, entre 2007 e 2010, quando os mandatos do presidente Lula e do ex-governador Eduardo Campos coincidiram, houve realmente parceria entre as duas esferas de poder. “Foi assim em Suape, foi assim no Polo Automotivo, foi assim no polo de Vitória de Santo Antão. O Governo Federal entrava com os investimentos mais vultosos, e o Estado seguia a mesma linha. Mas agora não há uma só licitação estadual para reforçar os investimentos federais aqui em Pernambuco”, disse.
Na semana passada, Sileno já havia criticado o Governo Raquel Lyra pela tentativa de criar uma agenda positiva na segurança pública à base de anúncios exclusivamente federais, ao mesmo tempo em que ainda não lançou o programa estadual Juntos pela Segurança, que já sofreu diversos adiamentos em meio ao agravamento da violência em Pernambuco. Nesta terça, com a fala sobre Suape, o deputado voltou a alertar sobre o jogo de narrativas diante da falta de ações concretas da gestão estadual.
“A gente precisa muito que o Governo Federal continue investindo aqui, mas o presidente Lula é presidente do Brasil, não governador de Pernambuco. Os investimentos que estão sendo feitos agora em Suape não podem ser usados nos jogos de palavras de um governo estadual que não tem nenhuma participação nessas conquistas”, complementou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS