PEDRO CAMPOS DEBATE OS DESAFIOS PARA A CIDADANIA DIGITAL SER EFETIVA NO BRASIL

O deputado federal Pedro Campos integrou o painel Construindo a participação de jovens na educação para cidadania digital, em evento realizado pelo programa Cidadão Digital da Safernet e a Meta. Em sua quarta edição, a iniciativa debate pautas como a segurança online, o combate à desinformação, o autocuidado, o respeito e a empatia nas redes.
“A cidadania digital enfrenta três desafios no Brasil: garantir o acesso pleno à conectividade com investimento em infraestrutura; ampliar a qualidade da conexão; e investir em educação, para viabilizar a criticidade de nossa juventude pelo trânsito digital”, afirmou.
O parlamentar analisou os gargalos enfrentados pelo ambiente virtual. “Temos uma juventude cada vez mais conectada. Mas enfrentamos ainda o desafio de ter 15 a 20% da população brasileira desconectada. Outro aspecto que merece atenção é que mais de 25% dos jovens só se conectam à internet através do celular, o que impacta a qualidade de sua participação”, ponderou.
Na ocasião, o deputado ressaltou a importância de superar os desafios de infraestrutura que ainda existem no Brasil. “Temos que avançar na conexão das escolas, por exemplo. Uma iniciativa importante que o governo federal adotou foi a Escola Conectada, que visa levar conectividade para mais de 130 mil escolas, das quais 22 mil escolas que hoje não tem nenhuma conexão com a internet”, afirmou.
Em sua fala, o deputado ressaltou a importância da conectividade vir junto ao desenvolvimento do senso crítico dos usuários. “Não adianta você estar conectado se você não desenvolver as ferramentas e as habilidades do pensamento crítico, para nossa juventude questionar informação que irá absorver. A cidadania digital passa pela garantia do acesso, qualidade da conexão e desenvolvimento de senso crítico para o consumo saudável dos conteúdos disponíveis nas redes”, afirmou.
Sobre o papel do Legislativo, Pedro falou sobre a importância de leis que apoiem a cidadania digital. “O mundo digital é um grande aliado para a fiscalização da gestão pública por parte da população, com a transparência das informações. Outro fator fundamental é o acesso a serviços públicos, que hoje estão em grande parte digitalizados e podem ser feitos em ambiente virtual”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS