EVENTO DE CONTABILIDADE PROMETE MOVIMENTAR SETOR ECONÔMICO DE PERNAMBUCO

Depois de 6 anos sem a realização de um evento desse porte no Estado, a XI Convenção em Contabilidade de Pernambuco, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de outubro, no auditório do Mar Hotel, em Boa Viagem, promete atrair as atenções de profissionais das mais diversas áreas econômica e jurídica da região. Realizada pelo Conselho Reional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), a Convenção quer promover a conexão entre os profissionais da contabilidade com profissionais de outras áreas, como advogados, administradores, economistas, empresários, estudantes.
Com o tema central “Contabilidade: Contemporaneidade, Inovação e Sustentabilidade”, o evento promete trazer o que há de mais atual nesses segmentos. A intenção dos profissionais envolvidos na programação é fazer com que os três dias de conhecimento e de imersão nas atividades, possam transformar e mudar o mindset dos participantes. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no www.https://ccp2023.org.br/
Palestras, painéis, apresentações e premiação de trabalhos técnicos, feira de negócios. Tudo isso com a presença de profissionais contábeis e de outras áreas, renomados no mercado pernambucano e em todo o Brasil.
Entre os temas escolhidos estão: a importância da Inteligência Artificial e como ela pode ser usada a favor do profissionais de Contabilidade, a Reforma Tributária, o mundo Figital, Auditoria, Perícia, Contabilidade para Micro e Pequena Empresa, a importância do conhecimento contábil para a tomada de decisões nos negócios, a segurança jurídica, como também, a gestão de risco nas empresas. Temas bem atuais, como sustentabilidade e ESG, trazem à Convenção a preocupação com o meio ambiente e a inclusão social.
Além de temas técnicos, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de PE, Dorgivânia Arraes, não quis deixar de fora de um evento do porte da Convenção o lado social e cultural, para fortalecer o turismo do Estado. “O CRCPE vai trazer o show de Maestro Spok e convidados, com apresentação cênica de passistas de frevo, para apresentar aos congressistas e participantes de outros estados a riqueza da cultura pernambucana”, ressalta. Destaque também para a preocupação em organizar um evento totalmente inclusivo.
A ONG Inclusão do Amor, que recebe apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez um estudo de viabilidade técnica no auditório do Mar Hotel, em Boa Viagem. Tudo para que o espaço fique adequado e confortável para obesos, pessoas com deficiência e pessoas com autismo. Durante a Convenção, uma equipe de 6 pessoas com síndrome de Down fará o cerimonial e estará atenta às necessidades especiais, como acomodação próxima aos intérpretes de libras, entrega de protetor auditivo para quem tem sensibilidade a som e cadeiras especiais para os grupos prioritários.

PROGRAMAÇÃO DA CONVENÇÃO:

04 de outubro de 2023

8h às 15h – CREDENCIAMENTO

EVENTO PARALELO

9h às 12h
Tema: Procedimentos de Perícia Contábil
Palestrantes: Geraldo José M A Braga / José Emílio Medeiros Calado

Tema: Sustentabilidade da contestação pericial: O jogo jogado na prática. Poder da persuasão, argumentação técnica, respeito e ética na convicção do magistrado
Palestrante: Sandra Batista

Tema: Justiça gratuita e honorários periciais
Palestrantes: Paulo Cezar e Gleidson Ferreira

15h – SOLENIDADE DE ABERTURA
17h – APRESENTAÇÃO CULTURAL – MAESTRO SPOK E CONVIDADOS
18h / 19h – VISITAÇÃO À FEIRA DE NEGÓCIOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
05 e 06 de outubro de 2023

SALA 01 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
9h às 12h

AUDITÓRIO
05 de outubro de 2023

PALESTRA
9h às 10h
Tema: Grandes transformações figitais: estamos só no começo
Palestrante: Silvio Meira

10h às 10h30h
COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À FEIRA DE NEGÓCIOS

PAINEL
10h30 às 11h30
Tema: Aspectos Contábeis e Jurídicos (3º Setor)
Painelistas: Marcelo Monello, André Carvalho, Joaquim Liberalquino

PALESTRA
11h30 as 12h30
Tema: Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Palestrante: Eduardo Zanoteli e Umbelina Lagioia

12h30 às 14h
INTERVALO PARA ALMOÇO

PALESTRA
14h às 15h
Tema: Reforma Tributária e os Impactos Atuais
Palestrante: Mary Elbe Queiroz

PAINEL
15h às 16h
Tema: Prestação de Contas Eleitorais e Crimes contra a Contabilidade
Painelistas: João Gabriel Desiderato, Renato Hayashi

16h às 16h30h
COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À FEIRA DE NEGÓCIOS

PAINEL
16h30 às 17:30h
Tema: Benefícios da Contabilidade Ambiental
Painelistas: Jamile Carla, Luciana Sardeiro

PALESTRA
17h30 às 18h30
Tema: Holding Familiar e Eficiência Tributária no Planejamento Sucessório
Palestrante: Valdir Amorim

PALESTRA
18h30 às 19h30
Tema: Projetos de Inovação e Diversidade para a Sustentabilidade da Auditoria
Palestrante: Luciene Magalhães

AUDITÓRIO
06 de outubro de 2023

PALESTRA
8h30 às 9h30
Tema: Modelagem de Serviços Contábeis e Tributários pós Reforma
Palestrante: Edgar Madruga

PALESTRA
9h30 às 10h30
Tema: Contabilidade e Regras Fiscais
Palestrante: Dayson Almeida / Afonso Farias

10h30 às 11h
COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À FEIRA DE NEGÓCIOS

MESA REDONDA
11h às 12h
Tema: Compartilhamento de informações financeiras entre entes fiscalizadores do ICMS (Conv. 166/2022) – Visão do Auditor, Advogado e Julgador
Palestrantes: Eduardo Amorim, Mário Godoy e Fábio Lima

PAINEL
12h às 13h
Tema: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Painelistas: Carlos Renato Theóphilo e Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos

13h às 14h
INTERVALO PARA ALMOÇO

PALESTRAS
14h às 15h
Tema: Como evitar penalidades no eSocial e EFD Reinf através de processos internos na empresa
Palestrante: Emanuela de Paula

15h às 16h
Tema: Muito além dos números
Palestrante: Edgard Cornacchione

16h às 16h30
COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À FEIRA DE NEGÓCIOS

PAINEL
16h30 às 18h30
Tema: Desafios para Implantação do SIAFIC no Setor Público
Painelistas: Paulo Henrique Feijó e Prof João Eudes Bezerra Filho

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS TÉCNICOS / ENCERRAMENTO
18h30 – 19h

MINI-BIO DOS PALESTRANTES:
Edgard Cornacchione
Cornacchione é uma referência em Contabilidade, Gestão Financeira, Tecnologia e Gestão de Talentos. Seu currículo é robusto: ele possui um doutorado em Contabilidade e outro em Desenvolvimento Humano. Com uma trajetória rica em educação e vasta experiência corporativa, já atuou como executivo, membro de conselho, investidor e consultor tanto no Brasil quanto nos EUA, abrangendo diversos setores como manufatura, energia, bancário, seguros, commodities, automotivo e mais. Seu interesse se destaca em estratégia empresarial, governança e conformidade, transformação digital e desenvolvimento executivo. Com habilidades estratégicas, foco em resultados e ótima tomada de decisões, Cornacchione promete levar a audiência “Muito além dos números” em sua palestra.

Silvio Meira
É Engenheiro Eletrônico pelo ITA, Mestre em Informática pela UFPE e PHD em Computação pela University of Kent at Canterbury. É fundador e Cientista-chefe da TDS.COMPANY, professor extraordinário da Cesar.School, professor emérito do CIN.UFPE.BR-Recife e um dos fundadores do porto digital, onde preside o Conselho de Administração. Faz parte dos conselhos da CI&T, Magalu, MRV e Tempest e Comitês Consultivos e de inovação da Anima, DPSP, ZRO BANK e BANCO ABC. Trabalha com transformação digital, estratégia, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação. Foi Fellow e Faculty Associate do Berkman Klein Center, Harvard University (2012/2015), e professor associado da Escola de Direito da FGV-Rio (2014/2017). Autor de mais de trezentos artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto, é autor de novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Supervisionou 150 teses e dissertações de PHD e MSC. Em 2007 a Revista Época o elegeu um dos 100 brasileiros mais influentes. Em 2011 foi escolhido pelo O Globo como Personalidade do Ano da Economia Brasileira. Em 2013, a Revista Galileu o escolheu um dos 100 brasileiros mais influentes na web. Em 2021, recebeu o prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação. É acadêmico honorário da Academia Pernambucana de Ciências desde 2021. É fellow da rede Ashoka e batuqueiro de maracatu.

João Eudes
É um renomado especialista na área da Contabilidade aplicada ao setor público. Possui um impressionante currículo acadêmico, incluindo um doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School, mestrado em Ciências Contábeis pela FEA/USP e pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE. Além disso, possui graduações em Ciências Contábeis pela UFPE e em Engenharia Mecânica pela UPE. É Auditor de Controle Externo do TCE-PE e Professor Assistente da FUCAPE Business School. Ele também é autor de diversos artigos e livros renomados sobre Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Joaquim Liberalquino
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, possui especialização em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Auditoria Pública pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco – UPE e Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente da Universidade Federal de Pernambuco, Grupo de Educação a Distância do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, e já exerceu as funções de: professor da Escola de Administração Fazendária, membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Tem experiência na área de Administração, principalmente pública, atuando nos seguintes temas: Administração Pública, Orçamento Participativo, Orçamento público, Contabilidade Aplicada e Auditoria do Setor Público, Planejamento Estratégico e Situacional, Finanças Públicas e Planejamento Financeiro e Tributário. Também foi Auditor Tributário da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

Mario Godoy Ramos
É Julgador Tributário do TATE-PE e possui uma sólida formação acadêmica. É Mestre em Direito pela UNICAP, Especialista em Direito Tributário pelo IBET e pela UCLM (Espanha), além de Bacharel em Direito pela UFPE. Em sua participação na mesa redonda intitulada “Compartilhamento de informações financeiras entre entes fiscalizadores do ICMS (Conv. 166/2022) – Visão do Auditor, Advogado e Julgador”, Mário Godoy Ramos trará sua expertise como Julgador Tributário para discutir esse importante tema juntamente com outros profissionais.

Afonso Farias
Especializado em Planejamento, Gestão e Políticas Públicas; Defesa, Política e Estratégias Militares; Interdisciplinaridade e Administração Socioambiental/Responsabilidade Social. Possui experiência executiva em Relações Internacionais e Defesa Nacional, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão. Graduado em Ciências da Logística, Ciências Contábeis e Bacharel em Administração. Pós-graduado em Mercadologia, Política e Estratégia, Economia de Defesa e Análise Econômica Internacional. É mestre em Administração (UnB) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB).

Paulo Henrique Feijó
É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB) e possui pós-graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Auditor de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com ampla experiência na Coordenação Geral de Programação Financeira e como Contador Geral da União. Possui vasto conhecimento na gestão das finanças públicas, especialmente na administração do caixa, programação e execução financeira, resultados fiscais e contabilidade aplicada ao setor público. Além disso, atua como professor universitário e realiza capacitação de gestores públicos em todo o país.

Mary Elbe Queiroz
Pós–Doutoramento em Direito Tributário, Doutora em Direito Tributário, Mestre em Direito Público, Especializações em Direito Tributário, Pós-graduação em Neurociência e Comportamento, Pós-graduanda em Psicologia Positiva, Advogada sócia do Escritório Queiroz Advogados Associados, Presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários, Presidente do Conselho de Notáveis do Instituto de Juristas Brasileiras, Presidente no Estado de Pernambuco e Membro Titular Imortal da Academia Nacional de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, Membro do Conselho da Mulher da Associação Comercial de Pernambuco, Membro do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Jurídico, Professora, Ex-Consultora do grupo de Reforma Tributária da Confederação Nacional do Comércio, Ex-Consultora da Confederação Nacional da Indústria, Ex-integrante do Conselho Jurídico da FIESP-SP, Ex-Consultora do SEBRAE Nacional, Ex-Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, Participação na elaboração do Regulamento do Imposto sobre a Renda, Participação da Elaboração da proposta de Emenda Constitucional e da Lei Complementar do Regime da Lei Geral das micro e pequenas empresas, Publicação de livros e artigos e Palestrante no Brasil e exterior.

Jamille Carla
Mestre em Administração, com linha de pesquisa em Gestão Organizacional, também possui experiência nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contábeis e contabilidade atuarial. É Professora Adjunta com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e atualmente exerceu lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de sua carreira, Jamille Carla desempenhou o cargo de técnica de registro mercantil, onde realizou análise de processos de abertura, alterações e arquivamentos de balanços, além de Atas de reunião dos diversos tipos jurídicos. Doutoranda em Ciências Contábeis na UFPE, também atua como Conselheira da reserva extrativista Tracuateua-PA, nomeada pelo ICMBio. Além disso, é Vice-coordenadora do grupo de pesquisa ORCA – Observatório Realidade Contábil na Amazônia e participante do grupo de pesquisa Governança e Contabilidade no Setor Público.

João Gabriel Desiderato
É advogado criminalista inscrito. Possui uma ampla bagagem acadêmica. Pós-graduado em Advocacia Criminal, em Perícia Criminal, em Direito Digital e Proteção de Dados, e em Direito Constitucional.

Luciana Sardeiro
Professora, Contadora, Doutoranda em Ciências Contábeis pela UnB – Universidade de Brasília, Mestre em Gestão Ambiental, Especialista em Auditoria e Perícia Contábil. Atuou nas áreas de auditora, gestão acadêmica e contabilidade socioambiental em projetos de REED+ para comercialização de créditos de carbono e em atividades de valoração de ativos e passivos socioambientais junto ao Ministério Público. Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, na área de Contabilidade Avançada, Contabilidade Superior, Análise de Demonstrações Financeiras, dentre outras disciplinas. Exerce a função de revisora de periódicos como RCG (Society, Accounting and Management – UFRJ) e RCC (Revista Contemporânea de Contabilidade – UFSC) é voluntária na ONG BRASFI, a primeira aliança brasileira em estudo e aplicação de finanças e investimentos sustentáveis com enfoque na geração de conhecimento aplicado, formação juvenil em liderança para finanças e investimentos sustentáveis e membro da CSCA – Conferências LatinoAmericana de Contabilidade Ambiental. Organizadora e co-autora do Livro Contabilidade Socioambiental publicado pela Editora Juruá.

Renato Hayashi
Advogado Eleitoralista e Cientista Político. Possui uma sólida formação acadêmica, com mestrado pela UFPE, pós-graduado em Direito Político e Eleitoral. Também possui MBA em Comunicação e Marketing.

Eduardo Amorim
Contador, Especialista em Direito Tributário e Mestre em Gestão Pública. Atua como Auditor Fiscal na Assessoria Contábil do Tribunal Administrativo Tributário e é Professor na Universidade Católica de Pernambuco, além de lecionar em diversos cursos de pós-graduação na área de Contabilidade e Direito Tributário. Membro da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco. Possui vasta experiência na área contábil e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente de Administração e Finanças na entidade. Além disso, é reconhecido como Perito Contador em Processos Administrativo-tributários relacionados ao ICMS.

Luciene Magalhães
Possui uma trajetória notável na KPMG, onde atua desde 1988, com ampla experiência em serviços de auditoria no segmento de seguros. Em 2017, fez história ao se tornar a primeira mulher a integrar o Excom – comitê executivo da KPMG, além de liderar o Human Capital Committee. Ela também é membro ativo do Comitê Ibracon jovem e é atualmente a líder de Human Capital na KPMG Brasil, mostrando um constante compromisso com a inovação e a diversidade na área de auditoria.

Emanuela de Paula
Contadora e empresária contábil. Possui Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE. É pesquisadora pelo CNPq, Doutoranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Pós-graduação em andamento de Gestão Empresarial e Gestão Fiscal, MBA de Metodologias Ativas e Advocacia Tributária. Possui experiência no setor contábil, Departamento Fiscal, Trabalhista, Abertura e Fechamento de empresas, Contratos, Departamento Financeiro e Auditoria. Também possui experiência em realização de laudos periciais como Perita Assistente.

Eduardo Zanoteli
Especialista em Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, tem um impressionante currículo acadêmico, incluindo doutorado e mestrado em Finanças pelo CEPEAD/UFMG. É especialista em Ciências Contábeis pela FGV e bacharel pela UVV. Com vasta experiência no ensino superior, é professor adjunto licenciado da Universidade Federal do Espírito Santo e já atuou no IBMEC, ministrando disciplinas de contabilidade e finanças em cursos de MBA e LLM.

Valdir Amorim
Coordenador de Impostos do Editorial-Tributário da IOB. Tributarista, Contabilista com MBA em Direito Tributário, Pós-Graduação em Auditoria, Controladoria, Finanças e Contabilidade. Mestrado em Administração de Empresas e Contabilidade. Professor Universitário e de Ensino Profissionalizante.  Autor de Livros e Artigos Acadêmicos e Profissionais. Conferencista, Palestrante e Mediador de Eventos no Brasil e Exterior. Ex-Membro do American Institute of Certified Public Accountantes – AICPA. Especialista em Tributos Diretos e Indiretos, Legislação Contábil, Societária, Empresarial, Civil e Comercial.

José Emílio Calado
Possui uma sólida experiência na área de auditoria e consultoria. Fundou a JCR e Calado Auditores e Consultores Associados, empresa reconhecida pela atuação nas áreas de auditoria, tributos e consultoria em toda a região Nordeste. Ele também exerceu o cargo de sócio de auditoria na Deloitte, após a união das operações em 1999. É bacharel em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Com vasta experiência no setor, possui uma carreira de destaque, tendo atuado em serviços de auditoria para mais de 800 empresas de diferentes segmentos econômicos

André Carvalho
É advogado e Presidente da Comissão Nacional de Direito do Terceiro Setor do CFOAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil). Também é membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor do CRC/PE (Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco).

Fábio de Oliveira Lima
Contador, Advogado e Administrador de Empresas. Atua nas áreas Tributária, Empresarial, Auditoria Contábil e Consultoria Fiscal. Atualmente é Conselheiro e Vice-presidente da Câmara Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). Também é Diretor Jurídico do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP-PE).

Geraldo Braga
Ex-Presidente da APJEP (Associação de Peritos Judiciais do Estado de PE) nos biênios 2012/2014 e 2014/2016, é um renomado profissional da área contábil, com uma vasta experiência em procedimentos de perícia contábil. Possui formação em Contabilidade pela Faculdade Ciências Humanas ESUDA e é Pós-graduado em Perícia Contábil pela UFPE. Ao longo de sua carreira, desempenhou cargos relevantes, como Conselheiro do CRCPE (Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco) em diferentes mandatos e também participou como membro da “Comissão de Perícia Contábil do CRCPE”. Além disso, ele atua como instrutor de Cursos de Perícia Contábil Judicial homologados pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), é professor da Pós-graduação de Perícia Contábil nas Faculdades ESUDA e SÃO MIGUEL, e palestrante em eventos relacionados à Perícia Contábil.

Edgar Madruga
Administrador de Empresas. Pós-Graduado em Informática Pericial pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG. Auditor Fiscal de Tributos Estaduais do Estado de Goiás. Professor especialista no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus subprojetos, em Impostos Indiretos e Auditorias Tributárias Digitais. Coautor do livro SPED e Sistemas de Informação e do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS