PAULISTA CELEBRA CO-PADROEIRA SANTA ISABEL RAINHA DE PORTUGAL

A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, na cidade do Paulista, promoverá a partir desta sexta-feira (30/06) a festa da Padroeira, com o tema “Com Santa Isabel vivendo a vocação realiza-se a missão”. A Igreja Matriz, localizada na Avenida Floriano Peixoto, no Centro do Paulista, é um dos principais cartões postais da cidade.
Neste ano, já com o novo título de Co-padroeira do município, por meio do Projeto de Lei nº 061/2022, de autoria do vereador Raul Silva, os fiéis participam de 10 dias de festa: um novenário (nove dias) com hasteamento de bandeira, quermesse e missas, e mais um dia com missas, louvor e procissão pelas ruas da cidade.
Para o padre Adriano Chagas, pároco da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, a festividade marcará momentos de muita riqueza espiritual e confraternização. “Depois de cinco meses preparando com muito carinho, amor e oração, chegou a festa de Santa Isabel, Rainha de Portugal, nossa padroeira e agora também da cidade”, ressaltou.
“Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco. Nos 10 dias de festa, haverá quermesse na rua atrás da paróquia após as celebrações, como forma de confraternização das famílias dos paroquianos. “É preciso celebrar a vida e o amor juntos”, explicou o Padre Adriano.
No domingo (09), dia da festa, a programação contará com alvorada com fogos, às 6h; missa solene presidida pelo Monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário episcopal do Vicariato Vitória de Santo Antão, às 8h. Já às 15h, uma procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, com missa de encerramento, que será celebrada às 16h, pelo Pe. Damião Silva
Na missa de encerramento da festa haverá a tradicional bênção dos pães e das rosas, pois esses dois elementos representam a bondade da Rainha e Santa Isabel. A história conta que ao sair do castelo com pães e moedas escondidos na roupa para fazer caridade, a Rainha Isabel foi interceptada pelo Rei, que não concordava com suas atitudes, que teria a perguntado sobre o que ela estava carregando. De acordo com relatos, a Rainha respondeu que eram rosas e mostrou o conteúdo escondido em seu vestido, onde só haviam rosas, ao contrário dos pães e moedas que ela tinha colocado.
A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal é formada por sete comunidades: Paulista Centro (sede paroquial), Nobre, Maranguape I, Jardim Maranguape, Aurora, Catolé e Jaguaribe. O templo é considerado Imóvel Especial de Preservação e Patrimônio dos paulistenses, e nela está sepultado o crânio do padre João Carlos Ribeiro de Melo Montenegro, um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817.
A festa de Santa Isabel Rainha de Portugal, em Paulista, pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais da Paróquia (@pascomsantaisabel).

Dia da Padroeira

A Festa Litúrgica de Santa Isabel é comemorada no dia 4 de julho. Para esta data, está prevista, no horário da manhã, a distribuição de um café da manhã para as famílias carentes cadastradas na paróquia.

Programação completa

Durante a semana, as missas acontecem sempre às 19h. Aos sábados, ocorrem às 17h30, e aos domingos às celebrações serão às 16h.

Sexta-feira (30/06)
18h30 – Procissão da bandeira saindo da residência de Dona Lia
(Rua Campo Grande, Nº 3419 – Bairro Aurora).
19h – Missa
Celebrante: Pe. Anistaine Soares

Sábado (01/07)
17h30 – Missa
Celebrante: Pe. Antônio Marcio

Domingo (02/07)
16h – Missa
Celebrante: Pe. Deyvson Soares

Segunda-feira (03/07)
19h – Missa
Celebrante: Pe. Augusto César

Terça-Feira (04/07) Dia de Santa Isabel Rainha de Portugal
06h30 – Café da Manhã aos mais necessitados
19h – Missa
Celebrante: Pe. Mairton Marques

Quarta-Feira (05/07)
12h – Hora da Graça
Celebrante: Pe. Gustavo Nascimento
19h – Missa
Celebrante: Pe. Danilo Rogério

Quinta-feira (06/07)
19 – Missa
Celebrante: Pe. Francisco Bispo

Sexta-feira (07/07)
19h – Missa
Celebrante: Pe. Davi Melo

Sábado (08/07)

9h – Missa (Enfermos e Crianças)
Celebrante: Pe. Paulo Dutra
17h30 – Missa
Celebrante: Pe. Adriano Chagas

Domingo (09/07)
6h – Alvorada
8h – Missa Solene em Honra a Santa Isabel Rainha de Portugal
Celebrante: Mons. Josivaldo Bezerra
15h – Procissão com andor de Santa Isabel, pelas ruas da cidade.
16h – Missa Encerramento da Festa da Padroeira 2023
Celebrante: Pe. Damião Silva

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Palco Praça João Pessoa
Sábado (01/07)
19h – Almir Rouche

Palco Atrás da Igreja Matriz
Domingo (02/07)
18h – Família Chumbago

Segunda-feira (03/07)
21h – Clara Luz

Terça-feira (04/07)
21h – Terço de Paratibe

Quarta-feira (05/07)
21h – Conceição e Claúdio

Quinta-Feira (06/07)
21h – Arlete e Silvanio

Sexta-Feira (07/07)
21h – Banda Sanfonada e Dudu do Acordeon

Sábado (08/07)
19h – Tom Rios

Domingo (09/07)
18h30 – Padre Damião Silva

Foto – Danilo Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS