HOSPITAL EDUARDO CAMPOS DA PESSOA IDOSA ABRE VAGAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM GERIATRIA

Referência no atendimento à população recifense a partir de 60 anos, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância, abriu, na última sexta-feira (10), as inscrições para o programa de residência médica em Geriatria. Serão disponibilizadas duas vagas para atuar na unidade, que é a primeira pública do Norte-Nordeste voltada para idosos. Os interessados devem se inscrever até o dia 26 deste mês através do site do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, banca organizadora da seleção, e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 490,00.
Podem se inscrever os estudantes de medicina ou graduados que atendam aos pré-requisitos do edital, como, por exemplo, ter conhecimentos em Clínica Médica. A seleção ocorrerá em fase única, com uma prova escrita de caráter eliminatório/classificatório. Os aprovados vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 4.106,90 ao longo dos dois anos da residência.
Este é o primeiro Programa de Residência da unidade e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Para ser aprovado, a equipe do HECPI precisou comprovar que a unidade está pronta para se tornar um campo de prática para estudantes. A unidade hospitalar é referência quando o tema é ensino e pesquisa relacionada à Geriatria: o local é campo de prática de estudantes e residentes que pertencem a outros programas e escolhem a instituição como rodízio opcional.
“Além disso, o Hospital do Idoso conta com uma estrutura excelente que oferta a maior parte dos serviços que o público-alvo necessita. A unidade também organiza eventos científicos que envolvem a área, atividades de educação permanente e educação continuada para os profissionais e participa de pesquisas clínicas nacionais”, explica a diretora de Ensino e Pesquisa do HECPI, Taís Lins.
Desde a sua inauguração, em 1º de outubro de 2020, até o fim de 2022, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa já realizou mais de 839 mil exames, 106 mil consultas médicas e multidisciplinares e 11 mil procedimentos cirúrgicos. A unidade hospitalar tem uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída e conta, ao todo, com 72 leitos, sendo 62 na enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimentos de média e alta complexidade. Já o Bloco Cirúrgico possui quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica.
A unidade municipal também tem centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios para consultas com médicos clínicos, geriatra, cardiologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo; a maioria especializada em saúde da pessoa idosa. Há também salas de curativo e de exames laboratoriais, além de laboratório, farmácia e praça de alimentação.
Na área de Apoio Diagnóstico, a unidade realiza exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética; exames do coração, como holter, ecocardiograma, eletrocardiograma, além de punção e biópsia. Também oferta cirurgias geral, vascular e urológica; atendimentos com neurologista, urologista, proctologista, entre outros.

FOTO – DIEGO NIGRO/PCR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS