COM BETO SIMONETTI E FERNANDO RIBEIRO LINS, OAB-PE RECEBE ENCONTRO DE PRESIDENTES DO NORDESTE

Reforçando o compromisso com o diálogo e a proposição de ideias, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (3), o I Colégio de Presidentes das Subseções das OAB’s do Nordeste da gestão 2022-2024. Ao longo de todo o dia, foram trazidas pelo colegiado proposições que visam a construção de projetos e ideias para garantir uma melhor prestação jurisdicional e avanços no exercício profissional da classe na região. O evento ocorreu presencialmente, na sede da OAB-PE, no Recife.
Com a presença do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e dos presidentes de todas as nove Subseccionais, os trabalhos foram conduzidos também pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, que ressaltou a importância do evento. “Estamos honrados por receber em nosso estado o encontro de presidentes. É um momento importante para ouvir todas as demandas da advocacia e deliberar sobre uma série de questões. Daqui saímos com encaminhamentos que irão proporcionar um melhor exercício da profissão”, afirmou.
Simonetti criticou o atual cenário de acirramento político do Brasil e destacou o papel da Ordem. “Vivemos um momento duro, sem precedentes no país. E a OAB tem enfrentado bem a situação, uma vez que tem demonstrado exemplo de coesão”, destacou.
Ele também exaltou a importância da ocasião. “Eu não poderia deixar de vir a esse encontro. Temos pautas super interessantes, são questões que ainda não confrontamos nessa gestão, questões administrativas da nossa instituição que precisam ser enfrentadas”, asseverou. “Estou aqui à disposição para contribuir naquilo que eu tiver condições de contribuir, para apoiar as decisões elaboradas por esse Colégio e levar as boas ideias e bons resultados das discussões que tivermos aqui para o Plano Nacional”, acrescentou.
Os principais temas em discussão durante o evento foram voltados às definições de metas e estratégias para o futuro da instituição. Entre os tópicos tratados estão a transformação digital das seccionais; a troca de experiências com relação às Escolas da Advocacia, com foco na realização de cursos nas capitais e, principalmente, no interior; a importância da advocacia dativa e o estabelecimento de fornecedores comuns para as seccionais visando redução de custos por meio de compras coletivas.
O coordenador do Colégio de Presidentes das Seccionais e presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, ressaltou o deferimento recente da adesão da OAB-CE como membro no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo e que tem a finalidade de contribuir com o enfrentamento de desafios da sociedade. “No pacto estão as metas para até 2030, com o objetivo de garantir o respeito aos direitos humanos, a igualdade entre os sexos e de termos um pacto de transparência”, explicou. O coordenador convidou as demais seccionais para também aderirem ao plano.
Participaram do encontro a vice-presidente da OAB-PE Ingrid Zanella; o presidente do conselho gestor do FIDA, Felipe Sarmento; a presidente da OAB-BA, Daniela Borges; o presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa; o presidente da OAB-AL, Vagner Paes; o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto; o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; o presidente da OAB-MA Kaio Vyctor Saraiva; e o presidente da OAB-PB, Harrison Targino. O evento contou também com a presença do coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz; do diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ESA), Ronnie Preuss Duarte; da conselheira Federal Adriana Caribé; do coordenador da região nordeste da ESA Nacional, Leonardo Moreira Santos; da presidente da CAAPE Anne Cabral; do conselheiro federal Bruno Baptista e do diretor-tesoureiro da OAB-PE, Carlos Barros.
O Colégio de Presidentes do Nordeste deliberou, ainda, que o segundo encontro será realizado no estado da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS