2022 O BICAMPEONATO

O início
Fundado por remadores recifenses em 1898 como Clube Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901 e teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães, mas só vindo a praticar esse esporte em 1909. Como instituição é um dos clubes mais antigos do Brasil, e o mais antigo de Pernambuco.

Nos gramados
Sua origem náutica nunca deixou de ter destaque na trajetória do clube, no entanto começou a dividir espaço com o futebol. Foi nessa época que um grupo de ingleses formou a primeira equipe alvirrubra para a pratica do futebol, jogando aos domingos, no campo de Santana ou na campina do Derby. Porém, o primeiro confronto oficial do Náutico só ocorreu em 1909.

Em gramados nacionais
O Náutico foi semifinalista do campeonato brasileiro da primeira divisão em 1961, 1965, vice-campeão em 1967, e voltou as semifinais em 1966 e 1968. Em 2019 conquistou o titulo de campeão brasileiro da serie C. O Náutico foi ainda campeão de muitos Torneios e copas no norte e no nordeste do país e detém 24 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2022.

Em gramados internacionais
Em 1953 o clube Náutico excursionou pela Europa, jogando 10 partidas contra franceses e alemães, nosso clube também representeou o Brasil, juntamente com o Palmeiras, na Copa Libertadores da América de 1968, já em 2013 o náutico disputou a copa Sul-americana.

Feitos inigualados
O Náutico conquistou, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001 conquista o título de campeão no ano do seu centenário, conta ainda em seu currículo, com um hexacampeonato, de forma sequenciada, nos anos de 1963 a 1968, sendo o único clube em Pernambuco com essa honraria. Feito nunca alcançado por seus rivais, naquela que talvez tenha sido a melhor fase de sua história.

O pioneirismo
O Náutico foi também o clube pioneiro, no norte e nordeste, em disputas internacionais e em excursões por outras terras e continentes. Em Pernambuco, foi o primeiro a disputar uma final de Campeonato Brasileiro e também a disputar a principal competição do continente, a Copa Libertadores da América.

Recordista no Nordeste
Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo um vice campeonato, dois terceiros lugares e duas quarta colocações. O Náutico juntamente com o Bahia detém o recorde entre os clubes do Norte-Nordeste.

Os bicampeonatos
O Náutico sagrou-se bicampeão nos anos de 1950 e 1952, depois veio o hexa nos anos de 1963 a 1968, podendo ser considerado como três bicampeonatos sequenciados, sendo o clube campeão nos anos de 1964 e 1967 de forma invicta, novamente o Náutica volta a sagra-se bicampeão em 1984 e 1985, em 2001 e 2002 e por fim em 2021 e 2022.
Esse bicampeonato traz consigo 121 anos de histórias, um passado de lutas e costumes, de enfrentamento e de superação. O Náutico teima em viver, não admite sucumbir, sobrevivente das maiores adversidades, viu guerras e pandemias a tentar destruí-lo, assistiu de pé moedas morrerem e outras nascerem, bolsas a subir e a cair, republicas novas tornarem-se velhas, ditaduras políticas e econômicas, boas administrações e outras não tão boas e mais tantas outras dificuldades, mas a tudo isso resistiu. O Náutico tem história, tem alma de vencedor e uma infinita resistência. Da união de duas cores magicas nasce a forca e a raça, e da união das sete letras, não menos magicas, nasce o time que encanta e apaixona, que nos enche de orgulho e faz nosso eterno carnaval.
Texto – Jorge Barbosa – Empresário Patriota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS