VACINAS DA COVID PRODUZIDA 100% NO BRASIL É LIBERADA PELA FIOCRUZ

O primeiro lote de vacinas da covid-19 Fiocruz, 100% nacionais já foi liberado pelo controle de qualidade interno da fundação. Fabricado em parceria com a AstraZeneca, o imunizante será entregue ao Ministério da Saúde para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações.
A vacina é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) – principal insumo do imunizante, enviado pela China.
A necessidade de adquirir o IFA na China, fez com que a entrega de imunizantes da AstraZeneca pela Fiocruz sofresse atrasos no ano passado. Essa situação mostrou a importância de se concretizar a capacidade de produção do ingrediente no Brasil.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que ainda não tem data nem quantidade definida por estado, porém esclarece que a divulgação será feita em breve. Com isso, o Brasil, deixará de ser comprador para ser vendedor, da salvadora picada, cantada em verso e prosa pela mídia e defendida pela esquerda, será que o mantra “Vacina boa, é vacina no braço”, irá continuar com a vacina nacional?

Fonte – Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS