PREFEITURA DO JABOATÃO PARTICIPA DE PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), a ser lançado nesta quinta-feira (20). A iniciativa é voltada a gestores de organizações públicas e tem o objetivo de reduzir níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, por meio de avaliações que possam detectar, previamente, pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, será disponibilizado um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades de cada órgão e entidade, além orientações, treinamentos e modelos de implementação.
A Controladoria Geral do Jaboatão dos Guararapes largou na frente e irá realizar autoavaliação a fim de identificar pontos passíveis de melhoria no processo de prevenção à corrupção, como projeto-piloto na implantação do programa do município. “O intuito é que, de forma padronizada e fazendo uso de ferramentas robustas, a CGM, bem como demais órgãos e entidades do município inibam qualquer iniciativa de corrupção que, porventura, possa ser tentada na administração pública”, explicou a controladora-geral do município, Andréa Costa.
De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o programa vem a somar às ações desenvolvidas pelo município no aprimoramento da gestão pública. Segundo ele, desde o início da atual gestão, várias ações foram executadas, tais como: institucionalização do Programa de Governança e Compliance; aprimoramento contínuo do Portal da Transparência e de mecanismos de controle social – inclusive com evolução significativa no ranking nacional de transparência, avaliado pela Controladoria Geral da União e com o carimbo de nível desejado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Essa iniciativa não se restringe apenas à Controladoria Geral do Município, mas se estende a todos os órgãos e demais entidades da administração pública. Todos os braços da gestão irão participar do programa porque entendemos que a ferramenta disponibiliza meios importantes que irão proporcionar ainda mais o fortalecimento da gestão pública”, disse o prefeito, ao citar, como exemplo desse compromisso, a implementação do Escola Cidadã, projeto que tem como objetivo estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã e melhorar a prestação de serviços públicos.

Fonte – Secom- PJG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS