FINANCIAMENTOS DO BANCO DO NORDESTE EM ENERGIA RENOVÁVEL, EM 2024, DEVEM EVITAR EMISSÃO DE 18 MILHÕES DE TONELADAS DE CO2

Os financiamentos realizados, em 2024, pelo Banco do Nordeste (BNB) em projetos de geração centralizada de energia limpa devem evitar a emissão de 18,3 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2e). A estimativa considera os R$ 4,4 bilhões, sendo R$ 3,9 bilhões contratados pelo Banco com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em 47 grandes projetos eólicos e solares que devem gerar 1.930 megawatts (MW). Além deles, outros milhares de projetos de autogeração financiados com outras fontes contribuem para a redução na emissão de CO2. Além deles, outros milhares de projetos de autogeração financiados com outras fontes contribuem para a redução na emissão de CO2.
O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste analisou os impactos das contratações dos grandes projetos de energia limpa. Segundo o estudo, somente as 47 maiores usinas verdes evitarão a emissão de 15,7 milhões de toneladas de CO2e nos próximos 25 anos, o equivalente a seis anos de emissões da frota de automóveis da cidade de São Paulo.
“Com investimento de cerca de R$ 250 do FNE feito pelo BNB em energias limpas, evita-se a emissão de uma tonelada de gás carbônico para o meio ambiente. Isso demonstra a grande importância estratégica que o Banco teve liderando os investimentos em energia limpa. Além de montarmos uma infraestrutura que garante energia para novas empresas se instalarem na região, ainda estamos contribuindo para a meta do Brasil em reduzir, até 2035, em quase 70% os níveis de emissões de gases de efeito estufa”, afirma José Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB.
Segundo o executivo, o impacto ambiental desses investimentos feitos pelo Banco do Nordeste com FNE equivale ao sequestro de carbono proporcionado pelo plantio de 952 km² de árvores, correspondendo a cerca de 158 mil campos de futebol. Além disso, o crédito oferece outro efeito positivo para o Brasil: alavancagem de investimentos. “Enquanto o FNE financiou R$ 3,9 bilhões, o conjunto de projetos recebeu outros R$ 3,8 bilhões de recursos próprios dos clientes e outras fontes, gerando emprego e renda, contratando serviços e pagando impostos”, descreve Aldemir.
Os projetos financiados pelo FNE no ano passado são 44 parques solares que receberam R$ 3,5 bilhões do FNE e devem gerar 1821 MW, além de três parques eólicos que receberam R$ 371,8 milhões e possuem capacidade instalada de quase 110 MW.

CÁLCULO
Segundo a autora do documento, a pesquisadora do Etene Célia Colen, o impacto é medido utilizando a “Calculadora de Emissões Evitadas e Removidas” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A metodologia da calculadora estima o CO2e evitado pela diferença entre as emissões resultantes com a utilização de energias renováveis financiadas e as emissões da linha de base, ou seja, as emissões que dependem do perfil da matriz energética em funcionamento no país. Esse perfil é definido pela emissão de CO2 na geração da energia e na construção dos empreendimentos existentes. Essas informações são inseridas no cálculo a partir do Fator de Emissão do Sistema Integrado Nacional (SIN) que é divulgado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
A economista do ETENE destaca que essa comparação das emissões de GEE (gases de efeito estufa) é uma estimativa feita para todo o ciclo de vida do empreendimento, seu resultado de fato irá depender do funcionamento dessas usinas. O conceito e o cálculo são baseados na contabilidade de intervenção internacional do Guia do World Business Council for Sustainable Developtment.

FNE
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) atende a mais de 2 mil municípios, é o principal instrumento financeiro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e um dos pilares do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O Fundo é operado pelo Banco do Nordeste sob orientação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

OAB-PE LEVA DEMANDAS DA ADVOCACIA CRIMINAL À SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA E RESSOCIALIZAÇÃO DE PERNAMBUCO

Na tarde de ontem, representando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, o diretor de Prerrogativas Yuri Herculano, se reuniu com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP), Paulo Paes de Araújo. No encontro, realizado na sede da SEAP, no bairro da Boa Vista, Recife, foram apresentadas e discutidas demandas relevantes da advocacia militante na área criminal.
Também participaram da reunião, a presidente, o vice-presidente e o secretário-geral da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE, Tássia Perruci, Victor Pontes e Daniel Gaspar, além da chefe de gabinete do secretário, Renata Borba.
Entre as principais pautas levadas pela OAB-PE, destaca-se a necessidade de instauração de uma minuta de termo de cooperação entre as duas instituições, visando padronizar um atendimento condizente com o que estabelece a Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) e, ao mesmo tempo, com as normas de segurança das unidades prisionais.
Outros pontos relevantes apresentados foram as dificuldades enfrentadas pela advocacia para acessar os presídios; a demora nos procedimentos de entrada; e a precariedade da estrutura física em algumas das novas unidades prisionais do Estado.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ressaltou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da instituição com a defesa das prerrogativas da advocacia criminal. “Nossa Ordem se mantém atenta e atuante. O compromisso é com a valorização e a defesa intransigente das prerrogativas profissionais. A advocacia criminal precisa ter garantidas as condições adequadas para o exercício pleno da sua função essencial à Justiça. Seguiremos vigilantes e firmes nesse propósito”, declarou.
“Esse diálogo com a Secretaria é fundamental para que possamos assegurar o respeito às prerrogativas da advocacia, bem como contribuir para a melhoria das condições de acesso às unidades prisionais. Precisamos garantir que o atendimento ao profissional da advocacia esteja alinhado com a legislação e com a segurança necessária”, afirmou Yuri Herculano.
“A minuta do termo de cooperação é um passo importante para garantir um atendimento uniforme, célere e respeitoso em todas as unidades prisionais. A advocacia criminal não pode ser penalizada com obstáculos estruturais ou burocráticos que inviabilizem o exercício profissional”, destacou Tássia Perruci.

RODRIGO FARIAS GARANTE, JUNTO AO TJPE, PERMANÊNCIA DA COMARCA DE SANTA MARIA DO CAMBUCÁ

A atuação conjunta do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) e do prefeito Robevan (PV) garantiu a permanência da comarca de Santa Maria do Cambucá no município. A decisão foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, durante reunião com o parlamentar e a comitiva municipal, que também contou com a presença da procuradora-geral do município, Lidiane Falcão, e do secretário de Planejamento, Perivaldo Almeida.

A comarca estava ameaçada de ser transferida para outro município, o que traria prejuízos significativos à população de Santa Maria do Cambucá. Após articulação política e diálogo institucional liderado por Rodrigo Farias, a visita ao presidente do TJPE foi decisiva para assegurar que os serviços judiciais continuem sendo ofertados na cidade.

“Fomos muito bem recebidos pelo presidente Ricardo Paes Barreto, que demonstrou sensibilidade e compromisso com a população ao compreender a importância de manter a comarca em Santa Maria do Cambucá. Agradeço sua atenção e também parabenizo o prefeito Robevan pelo empenho incansável em defender os interesses do povo da sua cidade”, afirmou Rodrigo Farias.

A decisão representa uma vitória para os moradores de Santa Maria do Cambucá, que continuarão contando com os serviços da Justiça próximos de casa, preservando o acesso a direitos fundamentais e evitando o deslocamento para municípios vizinhos.

DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA DO PSOL CHEGA AO RECIFE PARA ATOS

Para políticos como Maria Arraes do SD, João Paulo do PT e Dani Portela do PSOL, além de movimentos sociais, o deputado vem sofrendo perseguição política por parte da direita conservadora, pelo seu combate as forças mais retrogradas do país.
A deputada Maria Arraes, salientou na sua fala, a importância do mandato de Braga, para a política brasileira e para o Congresso.
Já o deputado João Paulo, salientou que é preciso ter coragem para enfrentar está direta doente do Brasil.
E a deputada Dani Portela salientou a coragem do Deputado, que arrisca seu mandato combatendo a direita e temos quer ser solidário a ele.

LULA E PAULO CÂMARA LANÇAM PROGRAMA CHAMADA NORDESTE QUE PREVÊ R$ 10 BILHÕES EM INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, lançaram nesta quarta-feira, 28, em Salgueiro (PE), o Programa Chamada Nordeste, que tem o objetivo de fomentar investimentos industriais estratégicos na Região Nordeste. A iniciativa prevê a disponibilização de R$ 10 bilhões em crédito para projetos voltados à inovação, desenvolvimento regional e sustentabilidade.
Lula e Paulo Câmara assinaram a chamada pública que vai contar com recursos e assessoramento técnico do BNB, BNDES, Caixa, Banco do Brasil, do Consórcio Nordeste, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir de junho, o BNDES vai disponibilizar uma plataforma digital para receber as propostas de financiamento.
“São R$ 10 bilhões para quem quiser fazer projeto, apresentar aos bancos, passar por uma avaliação e vir instalar uma empresa na região. Nunca antes na história do Brasil houve tanta disponibilidade de crédito para atrair investimentos para o Nordeste”, afirmou Lula.
O presidente do BNB detalhou o funcionamento da iniciativa. “Com base nessa plataforma, vamos selecionar projetos e, já a partir de novembro, eles receberão recursos para estimular instalação de indústrias, data centers e outros negócios que irão gerar emprego e renda em nossa região ”, destacou Paulo Câmara.
Esforço conjunto
O Banco do Nordeste participou ativamente da estruturação técnica e operacional do programa. O BNB vai disponibilizar linhas de crédito específicas, como FNE Verde Infraestrutura Industrial, AGRIN e Serviços, FNE Rural e PRONAF, além de participar no comitê técnico de avaliação dos planos de negócios.
O lançamento da estratégia foi realizado durante a Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço da EBI-III para duplicação da capacidade de bombeamento de água no Eixo Norte do Projeto Integração do Rio São Francisco (PISF), beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN.

 

OAB-PE PRORROGA PRAZO DO PROGRAMA “FIQUE EM ORDEM COM A ORDEM”

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) prorrogou para o dia 02 de julho, o prazo do programa “Fique em Ordem com a Ordem” para os advogados e advogadas que têm interesse em quitar os seus débitos com a seccional pernambucana. A iniciativa traz descontos de até 100% dos juros de mora previstos para pagamento feito à vista ou via pix.
“Ampliamos a data para oportunizar aos colegas que ainda não conseguiram aproveitar os benefícios do programa. É mais uma oportunidade de regularizar junto à Ordem com condições diferenciadas”, enfatizou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
A tesoureira da OAB-PE, Manoela Alves, destacou a importância de aderir à iniciativa. “Essa é uma oportunidade incrível para os advogados e advogadas poderem quitar seus débitos junto a nossa Ordem. Temos cuidado de todos os detalhes para que as melhores condições sejam apresentadas da melhor forma. Nosso trabalho tem sido intenso para garantir apoio a todos. Podem contar com a seccional pernambucana”, explicou.
O programa é destinado a promover a regularização de valores (anuidades, parcelamentos e penalidades) vencidos inadimplidos, exceto o referente a anuidade do exercício 2025, devidos pelos advogados à OAB-PE, objetos ou não de processos administrativo-disciplinares e de execuções judiciais.
As condições de negociação são:
À vista – O pagamento via PIX, com desconto de 100% dos juros de mora previstos, mantida a multa e a correção monetária. Usando cartão de débito, cartão de crédito ou boleto, o desconto é de 80% dos juros de mora previstos, mantida a multa e a correção monetária.
Parcelado no cartão de crédito – Dividido em até 12 parcelas, com redução de 50% dos juros de mora previstos, mantendo a multa estipulada e a correção monetária, devendo a primeira parcela ser paga no dia da renegociação. Como segunda opção, o débito pode ainda ser dividido em até 24 parcelas, com as 12 primeiras parcelas no cartão de crédito e as demais em até 12 no boleto, mantendo os juros de mora previstos, a multa estipulada e a correção monetária.
Parcelado no boleto – Dividido em até 12 parcelas, com desconto de 20% dos juros de mora previstos, mantida a multa e a correção monetária, devendo a primeira parcela ser paga no dia da renegociação.
Exclusivamente para execuções ajuizadas, a Resolução Nº 105/2025 prevê o pagamento em boleto, dividido de 13 a 30 vezes, com juros adicionais de 0,5% ao mês, com entrada de 15%, devendo a primeira parcela ser paga no dia da renegociação. Vale destacar que nenhuma das parcelas poderá ser inferior ao valor de R$ 200,00.
Para facilitar o processo de renegociação, a OAB-PE disponibiliza os seguintes canais de atendimento: Por telefone e WhatsApp, no número (81) 3424.1012; ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

 

PREFEITURA DO RECIFE E AENA TRANSFORMAM MURO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE EM NOVO CARTÃO-POSTAL DA CIDADE

A Prefeitura do Recife, em parceria com a operadora aeroportuária Aena, está transformando o muro que contorna o Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria de arte a céu aberto. O projeto foi viabilizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-L), com articulação do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB).

Quem passa pela Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, já pode ver o novo cartão-postal da cidade ganhando vida. Através da arte urbana, o projeto alia cores intensas a elementos da cultura local, conectando visitantes à identidade pernambucana logo na chegada à capital. A iniciativa conta com o apoio das Tintas Iquine, que doou parte dos materiais utilizados.

Além de fortalecer o turismo local, oferecendo uma experiência visual impactante para quem desembarca no aeroporto, o projeto busca despertar o sentido de pertencimento dos pernambucanos, através da valorização das suas formas de expressão. Até o dia 17 de junho, a pintura dos murais deve ser concluída e entregue oficialmente à cidade.

A execução dos murais artísticos está sob a coordenação do Gabinete de Inovação Urbana do Recife, responsável por convocar 14 artistas previamente credenciados no edital do programa Colorindo o Recife. A curadoria e a execução das obras estão sendo acompanhadas de perto pelo Gabinete, garantindo que os painéis reflitam a identidade cultural da cidade e dialoguem com o público de forma criativa.

“Arte urbana, além de ser inclusiva e culturalmente enriquecedora, transforma um local, antes não utilizado, em um atrativo para o público. No caso desta ação da SETUR-L com a Aena e o Gabinete de Inovação, vai gerar um impacto muito positivo em quem desembarca no Recife”, afirma o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus.

Para Ed Ruas, chefe do Gabinete de Inovação Urbana, “é importante que os turistas tenham esse cartão de visitas dos nossos talentosos artistas logo na chegada. É um pouco do que eles vão ver em toda cidade através do Colorindo o Recife e dos Megamurais.”

O diretor-geral da Aena, Joaquín Rodríguez, destaca que a concessionária já desenvolve um projeto de sense of place (sentido de pertencimento) dentro dos aeroportos e agora leva o conceito também para a área externa. “Acreditamos que os terminais devem refletir a identidade dos lugares que representam. Transformar o entorno do Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria a céu aberto é uma forma de valorizar o talento dos artistas locais, estimulando também o turismo. Essa parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Setur-L e do GIURB, reitera nosso compromisso em proporcionar experiências positivas para os passageiros e fortalecer o vínculo entre o aeroporto e a cidade”, afirma.

Foto – Uenni/PCR

SECRETRÁIO KAIO MANIÇOBA MOSTRA IMPORTÂNCIA DO SÃO JOÃO DE CARUARU

“Nós estamos muito felizes de ver a importância do São João de Caruaru, onde a Empetur, investiu mais de R$ 5 milhões, nesta grande festa, que terá uma segurança nunca vista antes de tão grande que será.
Além da maior grade de artistas, que Caruaru já viu, Então, sob o comando da governadora Raquel Lyra, Pernambuco terá um grande volume no turismo.

ANVISA PROIBE VENDA DE TRÊS MARCAS DE CAFÉ

Se não bastasse os preços nas alturas, o consumidor de café agora precisa prestar atenção ao produtos fake.
Três marcas tiveram a venda, fabricação e distribuição proibidas.
São cafés definidos como pó para preparo de bebida sabor café, chamados de café fake.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) constatou a presença da toxina ocratoxina A, produzida por fungos e que pode contaminar alimentos. A substância é imprópria para consumo humano.
As três marcas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial.
Esses produtos já tinham sido desclassificados pelo Ministério da Agricultura em 25 de maio.
De acordo com a Anvisa, todos os lotes devem ser recolhidos. Foram constatadas irregularidades na rotulagem, que informavam conter polpa de café e café torrado e moído.
Mas os ingredientes usados eram de qualidade inferior, como grãos crus e resíduos. Análises do Ministério da Agricultura detectaram a presença de matérias estranhas nesses cafés, como pedras e areia, além de impurezas, como galhos, folhas e cascas.

 

MANO MEDEIROS O CONSELHEIRO

As pessoas que são próximas a governadora Raquel Lyra, diz que ela tem ouvido muito o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, ela que nunca ouviu ninguém, tem falado com o prefeito pelo menos duas vezes por semana.
Segundo gente ligada a Governadora, ela tem uma admiração muito grande pelo Prefeito Mano e da prefeita de Olinda, Mirela Almeida.