ALEPE APROVA CONTAS DO EX-GOVERNADOR PAULO CÂMARA

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), aprovou ontem, as contas do governo Paulo Câmara por unanimidade, inclusive com votos da bancada do Governo.
O deputado Diogo Morais, se disse de “Alma lavada” por derrubar o discurso de “Terra arrasada”, tão utilizado pelo governo Raquel Lyra e que agora, espera que a Governadora tenha outro discurso e governe o estado.

 

EX-MINISTRO RAUL JUNGMANN VISITA A FOLHA DE PERNAMBUCO

Ontem o ex-ministro Raul Jungmann, visitou o Jornal Folha de Pernambuco, onde foi recebido pelo Presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, sua Diretoria Executiva e membros do grupo.
Homem público brilhante, que já foi tudo na República, hoje é o homem forte da mineração no Brasil. Raul, recebeu do Presidente Eduardo Monteiro, um livro com a história da Usina Cucaú, que agradeceu a acolhida, manifestando seu agradecimento pelo encontro.

BANCO DO NORDESTE DISPONIBILIZA RECURSOS PARA INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS RURAIS E URBANOS

O produtor Saulo Bresinski Lage, de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, é um entusiasta da geração de energia limpa sustentável. Sua primeira aposta na aquisição de uma usina de microgeração foi em 2022 e, de lá para cá, já adquiriu outras quatro, que, juntas, geram atualmente cerca de 70 mil Kwh por mês – a maior parte do que consome em sua residência e na propriedade rural. Todos os sistemas foram financiados com a linha FNE Inovação, do Banco do Nordeste.
A energia gerada é destinada à irrigação da produção de banana, mamão, milho e soja na fazenda Santa Tereza, onde Saulo também desenvolve pecuária e está iniciando o plantio de cacau. O agricultor adianta que pretende ampliar seus sistemas instalados e gerar mais ainda mais energia.
Para Saulo, o BNB possui dois grandes diferenciais: as baixas taxas de juros praticadas e o teto da parcela do financiamento. “Ao contrário dos outros bancos, a linha do Banco do Nordeste limita o valor da parcela a 80% do que a usina gera, o que ajuda muitos os produtores a não se descapitalizarem”, destaca.
A linha FNE Inovação utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para investimentos não só em energia solar, mas também em produtos, serviços, processos ou métodos organizacionais que impactem na melhoria dos negócios rurais ou urbanos.
O Banco do Nordeste oferece condições especiais, como taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento ampliados, que podem chegar até 15 anos, incluindo carência de até cinco anos para o início do reembolso. O financiamento pode chegar a 100% do projeto.
Para Minas Gerais, estão destinados R$ 80,5 milhões em recursos do FNE Inovação em 2025. “A inovação e o desenvolvimento caminham juntos. Temos recursos para financiar geração de energia sustentável e também para a aquisição de produtos, serviços e processos que gerem transformações, no campo e na cidade, em pequenos médios e grandes empreendimentos”, ressalta o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel.
Os interessados podem procurar as agências do BNB ou solicitar o crédito direto pela página da instituição na internet, onde também é possível simular a operação.

 

 

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA BLITZ DO FORRÓ NA ROTA DO COMÉRCIO DO CENTRO

Hoje e nos próximos dias 19, 20 e 21, das 11h às 14h, a Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro, vai realizar a Blitz do Forró do Recentro pelas ruas do comércio do bairro de São José. Com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a blitz sairá da Praça do Carmo, com o “Trio Império do Forró” que fará apresentação volante pela rota do comércio, animando a população no momento das compras.
“Quando promovemos o clima junino nas ruas do comércio do Centro, conseguimos atrair às pessoas para fazerem compras no comércio local. E, além da rota do comércio que contempla, nos próximos quatro dias, diversas ruas, vamos ter uma ação especial no dia 21, levando o trio pé de serra para o anexo do Mercado de São José, este equipamento tão importante para o Centro”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Reife, Ana Paula Vilaça.
No roteiro da blitz do forró do Recentro estão contempladas as ruas Nova, da Concórdia, das Calçadas, de São José, de Santa Rita, Duque de Caxias, do Rangel e a avenida Dantas Barreto. Segue o cronograma:

ROTEIRO

Hoje das 11h as 14h – Saindo da Pátio do Carmo, indo sentido Av. Dantas Barreto e percorrendo os boxes do camelódromo
19/06 das 11h às 14h – Saindo da Rua Praça Dom Vital em frente a loja AC SemiJoias e Relógios, indo para a Rua São José, Rua Das Calçadas, Rua Santa Rita, finalizando na Rua Praça Dom Vital
20/06 das 11h às 14h – Concentração e saída da Praça do Diário, seguindo pela Rua Duque de Caxias, Rua do Rangel, Av. Dantas Barretos, Rua Nova, Rua da Concórdia
21/06 das 11h às 14h – Saindo da Rua praça Dom Vital em frente a loja AC SemiJoias e Relógios, entra no anexo mercado de São José e percorre seu interior segue para a área de alimentação do mercado e retorna para Rua praça Dom Vital.

Foto – Arquivo/PCR

 

PREFEITURA DE OLINDA DEFINE ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO NO FERIADÃO JUNINO

A Prefeitura de Olinda transferiu o feriado de Corpus Christi, celebrado neste 19 de Junho, para a sexta-feira (20). A medida, que é válida para os servidores públicos municipais, foi oficializada por meio do Decreto nº 058/2025, e também determina ponto facultativo na segunda-feira (23), sem representar prejuízo para o funcionamento de serviços públicos essenciais, ofertados para toda a população.
A decisão leva em conta a redução na procura em dias intercalados entre feriados e fins de semana, o que permite à Administração diminuir custos operacionais sem comprometer os serviços essenciais. Vale reforçar que o expediente no dia 19 de junho (quinta-feira), data de Corpus Christi, está mantido normalmente.
O ponto facultativo não se aplica aos servidores que atuam em áreas básicas e fundamentais, a exemplo da saúde e segurança, que deverão seguir as orientações específicas das suas respectivas secretarias.

 

VICE-PRESIDENTE DA OAB-PE, SCHAMKYPOU BEZERRA, PARTICIPA DE REUNIÃO DO COPLAD DA ONU NO TRF5

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Schamkypou Bezerra, participou na manhã desta terça-feira (17), da reunião anual do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Delito (COPLAD), sediada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. O COPLAD é um programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas (ONU) para a prevenção do delito e tratamento do delinquente. A iniciativa reuniu diversos países em conferências e debates.
“Esse é um evento importante que indicará caminhos possíveis para uma América Latina mais segura e que fomente a transformação social. Reunir diversos países para falar sobre temas tão relevantes é de suma importância. Pernambuco está no centro desse debate”, enfatizou a vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra.
A solenidade contou com a participação do presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado; da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi; e de representantes de universidades pernambucanas e órgãos federais.
A conferência de abertura foi ministrada pelo presidente do COPLAD, ex-juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e ex-ministro da Corte Suprema de Justiça da Argentina, Eugenio Raúl Zaffaroni. Nesta quarta-feira (18), ele será homenageado pela OAB-PE e pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE).

MINISTRO WOLNEY QUEIROZ GARANTE RECEBIMENTO DO QUE FOI ROUBADO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Ontem, em visita a Folha de Pernambuco para dar um abraço no Presidente Eduardo Monteiro, com quem tem uma história, o ministro Wolney Queiroz, ele contou que quem o fez deputado federal, foi Eduardo Queiroz Monteiro, ele era vereador em Caruaru e deve seu primeiro mandato a Eduardo Monteiro.
O Ministro, respondeu às perguntas feitas pelos repórteres da Folha sobre as questões relacionadas ao roubo dos aposentados e disse estar trabalhando muito para pagar a todos os aposentados e pensionistas, que foram lesados.

 

GOVERNADOR DE SANTA CATARINA JORGINHO MELLO DIZ QUERER SEPARAR O SUL DO BRASIL

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sugere em um evento, onde estavam os governadores do Rio Grande do Sul e Paraná, que são candidatos à Presidência da República ele disse que iria passar a trena e separar o Sul do resto do Brasil e criar o Estado do Sul e deixar o resto de fora.
A fala do governador Jorginho Mello, causou revolta no Congresso e vários governadores vão se pronunciar sobre o assunto.

ROMERO SALES FILHO ENTREGA MAQUINÁRIO AGRÍCOLA E GARANTE ILUMINAÇÃO DA PE-60 EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE

O município de São José da Coroa Grande recebeu, nesta segunda-feira (16), importantes conquistas para as áreas de agricultura e infraestrutura. As ações foram resultado da articulação do deputado estadual Romero Sales Filho (União), em atendimento a um pedido do prefeito Barbosa (PSD), e foram viabilizadas com o apoio do Governo do Estado, por meio da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Durante a manhã, em reunião no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com o presidente Miguel Duque, foi feita a entrega de um trator, uma grade aradora e uma roçadeira, por meio do Programa Terra Plantar. O maquinário foi indicação do deputado Romero Sales Filho e será utilizado para fortalecer a produção agrícola local, beneficiando diretamente a agricultura familiar do município.
No período da tarde, em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com a secretária Simone Nunes, foi garantida a iluminação de todo o trecho urbano da PE-60, que atravessa São José da Coroa Grande — município que faz divisa com o Estado de Alagoas. A ação representa mais segurança, valorização e estrutura para a entrada do Estado pelo litoral sul.
“Seguimos trabalhando para levar melhorias reais para o povo de São José da Coroa Grande. Com esse maquinário, fortalecemos o campo. E com a iluminação da PE-60, garantimos mais segurança e qualidade de vida para quem vive e circula na região urbana do município”, afirmou o deputado Romero Sales Filho.
O prefeito Barbosa destacou a parceria com o parlamentar:
“Romero é um deputado atuante, sempre presente e comprometido com São José. Hoje, mais uma vez, ele demonstra isso com entregas importantes para a cidade.”
O deputado Romero Sales Filho tem se empenhado para levar ações e conquistas a São José da Coroa Grande, sempre ao lado do prefeito Barbosa. Com trabalho firme e influência junto ao Governo do Estado, tem conseguido realizar entregas significativas para o município desde o início da atual gestão.