BANCO DO NORDESTE INJETA R$ 42,4 BILHÕES NA ECONOMIA DA REGIÃO, AO FINAL DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) encerrou o terceiro trimestre de 2024 desembolsando o volume de R$ 42,4 bilhões no acumulado do ano. Isso representa um incremento de 13,6% quando comparado com os nove primeiros meses de 2023. Já o volume de novas contratações alcançou o patamar de R$ 43,9 bilhões, apresentando um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“São números relevantes que traduzem financeiramente o impacto social e econômico promovido pelo BNB nos nove estados no Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Temos dado nossa contribuição nesse período de crescimento consolidado da economia brasileira, sob a liderança do presidente Lula”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Quanto aos resultados financeiros, o BNB apresentou lucro líquido acumulado de R$ 1,56 bilhão ao final do terceiro trimestre do ano, representando uma evolução de 2,7%, em relação ao resultado do mesmo período de 2023.
Já o Resultado Operacional alcançou o montante de R$ 2,97 bilhões, correspondendo a um crescimento de 14,7% ante o mesmo período do ano passado. Os números refletem o crescimento consistente das receitas de prestação de serviços, a redução de contingências jurídicas e o impacto positivo das renegociações, oriundas do Programa Desenrola Brasil e da Lei 14.554/2023, na redução do efeito das provisões.
Fator relevante para o incremento no resultado foi o expressivo aumento na carteira de crédito administrada pelo Banco, que cresceu 15,9% em relação ao resultado no final do terceiro trimestre de 2023, perfazendo o volume de R$ 149,1 bilhões.
Paulo Câmara reforça que este resultado é fruto do empenho da administração da companhia na melhoria do processo de concessão de crédito, com maior eficiência e alcançando um número cada vez maior de empreendedores.
“O Banco do Nordeste tem fortalecido a sua estrutura e os seus processos, trazendo dinamismo à jornada dos clientes na instituição, ao ofertar produtos e serviços que buscam atendê-los de forma mais completa. Nesse sentido, o BNB tem buscado ampliar as parcerias com instituições multilaterais, além de monitorar as oportunidades de captação de novos recursos no mercado de capitais, com o objetivo de financiar investimentos sustentáveis, com fontes estáveis, que têm o potencial de promover impactos sociais e ambientais positivos e sustentáveis, no longo prazo”, informa o diretor financeiro e de crédito, Wanger Rocha.
O BNB continua crescendo sua participação no segmento de Micro e Pequenas Empresas (MPE), que apresentou, ao final do terceiro trimestre do ano, evolução no número de operações contratadas, com incremento de 9,9% em relação ao resultado ao mesmo período de 2023, além do acréscimo no volume contratado de 7,1%, alcançando o total de R$ 4,4 bilhões.
Adicionalmente, as contratações de operações de microfinanças, urbana e rural, também cresceram. Com seu programa de microcrédito urbano, Crediamigo, o Banco do Nordeste contratou R$ 8,5 bilhões, alta de 15%.
Já no Agroamigo, a evolução, na comparação anual ao final do terceiro trimestre do ano, foi de um expressivo crescimento de 76%, com um total de R$ 6,4 bilhões aplicados. O resultado demonstra que o BNB se consolida como o Banco preferido do micro e pequeno empreendedor.
A inadimplência acima de 90 dias da carteira própria do BNB, de 2,2%, é destaque no final do terceiro trimestre do ano, apresentando redução de 1,3 ponto percentual (p. p.) em relação ao mesmo período de 2023. O número reforça a qualidade do crédito concedido.
A rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido Médio ao final do período ficou em 18,1% ao ano, o que representou retração (- 3,4 p. p.) em relação ao observado no mesmo período do ano passado, reflexo do cenário de elevação do Patrimônio Líquido, devido à incorporação dos robustos crescimentos do lucro líquido ao longo do período, além da incorporação de capital por meio da subscrição de novas ações. O aumento do capital, não obstante impactar a rentabilidade em um primeiro momento, demonstra a confiança dos acionistas no potencial de crescimento da operação do BNB, trazendo as bases necessárias para expansão da carteira de crédito da companhia.
Destaque-se que a rentabilidade está alinhada com as melhores da indústria bancária, reforçando a produtividade do BNB, inclusive comparado aos pares.

 

TJPE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CASAMENTO COLETIVO EM PAULISTA

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), prorrogou para sexta-feira (22.11), o prazo para encerramento das inscrições para o casamento coletivo que será realizado no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves ( Clube do Nobre), localizado no bairro do Nobre, no dia 29 de novembro, a partir das 11h, em parceria com a Prefeitura do Paulista.  As inscrições estão sendo realizadas realizadas nos três cartórios de Registro Civil do município.

Documentação necessária para a inscrição:

Pessoas solteiras: certidão de nascimento original e atualizada, RG e CPF, comprovante de residência (dos dois, cada um com seu nome ou no nome dos genitores) e RG e CPF de duas testemunhas;

Pessoas divorciadas: certidão de casamento com a averbação do divórcio, cópia da sentença, RG e CPF, comprovante de residência e RG e CPF de duas testemunhas;

Pessoas viúvas: certidão de casamento com anotação do óbito, cópia da certidão de óbito, RG e CPF, comprovante de residência e RG e CPF de duas testemunhas.

Endereços dos cartórios:

Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais de Paratibe , Av. Lindolfo Collor, 14 A, das 8h às 16h. Telefone  3030-1001 e Whatsapp  (81) 98201 3001.

Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais do Centro, mo Shopping Paulista North Way, das 9h às 17h. Fones: 3372-4782 e (81) 98491-5023.

Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais da Praia de Conceição, Shopping Norte Janga, das 8h às 16h. Fone: (81) 99770-2320.

AGRICULTURA REAGE À DECISÃO DO CARREFOUR SOBRE CARNES DO MERCOSUL

“A agropecuária brasileira tem qualidade e compromisso com a legislação e as diretrizes internacionais”. A garantia é do Ministério da Agricultura e Pecuária ao responder as declarações feitas, na quarta-feira (20), pelo diretor executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a rede de supermercados, na França, não vai mais vender carnes produzidas pelo Mercosul.
Segundo ele, independentemente dos “preços e quantidades oferecidos” por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que formam o bloco. A decisão foi tomada depois do protesto de produtores franceses contra a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina e de aves do mundo. São aproximadamente 160 países, entre eles a União Europeia, que compra e atesta a qualidade e sanidade das carnes produzidas no Brasil há mais de 40 anos.
O comunicado informa que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e que atua com transparência no setor, com modelos privados de rastreabilidade amplamente reconhecidos e aprovados pelos mercados europeus.
O Ministério da Agricultura diz não acreditar em um movimento orquestrado por parte de empresas francesas para dificultar a formalização do Acordo Mercosul – União Europeia, debatido na reunião de cúpula do G20 nesta semana.
O comunicado reitera o compromisso com a qualidade, sanidade e sustentabilidade dos alimentos produzidos no Brasil para contribuir com a segurança alimentar e nutricional mundial.
Em nota, o Carrefour França informa que a medida anunciada se aplica apenas às lojas na França. E que em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise.

Fonte – Agência Brasil

 

REDE COMPAZ OFERECE AULAS PARA IDOSOS APRENDEREM A USAR O CELULAR

A partir da próxima segunda-feira (25/11), a Rede Compaz, por meio da Gerência da Pessoa Idosa do Recife e em parceria com o Ministério Federal dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade de Pernambuco, oferecerá aulas para idosos com 60 anos ou mais que desejem aprender a usar o celular.

As aulas serão realizadas nos Compaz Leda Alves (Pina) e Compaz Paulo Freire (Ibura): segundas e quartas, das 14h às 17h; e no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha): segundas e quartas, às 9h. O projeto é gratuito, e para participar é necessário comparecer à recepção de um dos equipamentos levando RG, CPF e comprovante de residência do Recife. Serão cerca de quatro semanas de aulas, estruturadas com conteúdos que facilitam a inserção das pessoas idosas no ambiente digital.

Projeto Viva Mais Cidadania
 – O projeto é uma ação socioeducativa de curta duração que promove a educação digital e midiática para pessoas idosas. Seu objetivo é capacitá-las para acessar serviços digitais, enfrentar violência patrimonial e financeira e desenvolver habilidades de análise e participação crítica no ambiente digital.

SERVIÇO:
Aulas para pessoas idosas aprenderem a usar o celular na Rede Compaz
Compaz Leda Alves e Compaz Paulo Freire: segundas e quartas, das 14h às 17h;
Compaz Eduardo Campos: segundas e quartas, às 9h.
Vagas: 25 em cada Compaz.
Início: 25/11.

Endereços:

Compaz Leda Alves: Rua José Rodrigues, S/N, Pina – Recife, PE.
Compaz Paulo Freire: Ladeira da COHAB, 10, Ibura – Recife, PE.
Compaz Eduardo Campos: Av. Aníbal Benévolo, S/N, Alto Santa Terezinha – Recife, PE.

 

 

JABOATÃO É O ÚNICO MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO VENCEDOR DA II OFICINA IMUNIZASUS

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes comemora mais uma conquista. Pela primeira vez, o município foi premiado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Das mais de 300 cidades do Brasil que concorrem na categoria “Matéria Jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS”, foram reconhecidas 27 vencedoras, sendo Jaboatão o único município de Pernambuco. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nesta quarta-feira (20).

O ImunizaSUS visa fortalecer a vacinação em todo o território nacional. Na modalidade premiada, a experiência do Jaboatão foi a única selecionada entre as 12 de Pernambuco. A experiência é “Vacinação em instituição de longa permanência para pessoas idosas – ILPI: Uma estratégia de cuidado na atenção à saúde de pessoas idosas institucionalizadas”. Os ILPIs ficaram popularmente conhecidos como abrigos de pessoas idosas ou asilos. Com o reconhecimento, Jaboatão ganhará uma matéria na edição especial na revista do ImunizaSUS, com previsão de publicação para 2025.

“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem sendo reconhecida em experiências exitosas no âmbito da saúde e traz pra casa este reconhecimento importante no trabalho incansável pela ampliação das coberturas vacinais, em especial de grupos vulneráveis, como a pessoa idosa, sobretudo a pessoa idosa institucionalizada. Estamos orgulhosos e felizes de ter o nosso trabalho reconhecido nacionalmente”, celebrou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.

A experiência
Atualmente, Jaboatão dos Guararapes tem 25 ILPIs que acolhem aproximadamente 850 pessoas idosas. Essas instituições se encontram cadastradas na Vigilância Sanitária e registradas no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDDIJ. Entre os anos de  2021 e 2024, nas ILPIs, mais de 10 mil doses foram aplicadas contra a Covid, Influenza, Pneumo-23, entre outras. Do número citado, mais de 7.700 doses foram aplicadas em pessoas idosas institucionalizadas e mais de 2.600 em trabalhadores de saúde que realizam o cuidado a esta população. A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, destaca que a vacinação no local evitou o descolamento desnecessário deste grupo vulnerável. O método foi tão bem sucedido que faz parte do calendário oficial de eventos vacinais do município.

A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa e do Homem, Keila Queiroz, apresentou a experiência municipal na II Oficina ImunizaSUS. “A estratégia hoje faz parte das ações extramuros de imunização. Além dos números alcançados, destacamos o trabalho intersetorial que foi e tem sido essencial para o êxito da estratégia, o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, de Saúde, o Grupo de Trabalho de ILPI, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa idosa (COMDDIJ) e toda a equipe de imunização que executa as ações de vacinação com respeito a pessoa idosa e responsabilidade”, comemorou a coordenadora.

O evento
Todos os municípios brasileiros selecionados que haviam submetido as suas experiências ao edital da II Oficina ImunizaSUS apresentaram-as presencialmente, em Brasília. No primeiro dia, as cidades mostraram suas estratégias junto com os resultados e impactos. As apresentações foram realizadas nas diversas salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que tiveram mesa avaliadora composta por pessoas do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização (PNI) e convidados do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). No segundo dia, houve um seminário sobre imunização. Por fim, o terceiro dia, essa quarta-feira (20), trouxe o anúncio dos vencedores, após a mesa de encerramento da Oficina.

Fotos: Divulgação PMJG

 

 

JABOATÃO E SEBRAE PROMOVEM JORNADA PARA EMPREENDEDORES

Na próxima segunda-feira (25), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sebrae trazem mais uma ótima oportunidade de capacitação para os empreendedores. Será realizada a Jornada Sebrae, um evento dedicado a empreendedores e donos de pequenos negócios do município. A programação acontecerá das 9h às 20h, na UNIFG, em Piedade. Os interessados podem garantir sua participação através do site: https://pe.loja.sebrae.com.br/jornada-sebrae-jaboat-o-dos-guararapes-103539867.

 

Com uma agenda repleta de atividades, o evento traz oficinas práticas, palestras com especialistas e acesso a serviços personalizados. A iniciativa é uma oportunidade para a busca de aprendizado, capacitação e ferramentas para transformar e impulsionar o futuro do negócio.

 

Confira abaixo a programação da Jornada Sebrae:

Manhã – mutirão de atendimento – das 9h às 17h:

Orientação Técnica com Especialista

Atendimento ao MEI

Atendimento Contador

Orientação ao Crédito

Atendimento INSS

Experiência imersiva em negócios (com óculos de realidade virtual)

 

Oficinas:

9h às 12h – Oficina de gastronomia do projeto Jaboatão Sabor e Arte

14h às 17h – Oficina de finanças

15h às 18h – Oficina de gastronomia do projeto Jaboatão Sabor e Arte

 

Palestra no auditório:

14h às 17h – Circuito Jaboatão Sebrae + Coca-Cola (palestra de encerramento do projeto)
Empreendedorismo feminino e negócios em alimentação: histórias inspiradoras e dicas práticas para se destacar no mercado de alimentação

 

Encerramento:

18h às 20h – Palestra show: Venda mais no digital

MINISTRO SILVIO COSTA ANUNCIA INVESTIMENTO EM SUAPE

O ministro Silvio Costa Filho dos Portos e Aeroportos, anunciou hoje, junto com a governadora Raquel Lyra, investimentos em Suape, no montante de R$ 2,6 bilhões, em infraestrutura que vai proporcionar um grande número de empregos em Pernambuco e salientou a prioridade que o presidente Lula, tem dado ao Porto de Suape para ser o mais moderno do Brasil. A governadora Raquel Lyra, agradeceu e salientou o tratamento que o presidente Lula tem dado ao seu governo, colocando Suape como um dos Portos mais importante do Brasil, graças ao esforço do governo de Pernambuco e federal.

 

VINÍCIUS LABANCA ENTREGA COMENDAS

O prefeito da cidade de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca, entregou a Comenda do Pau Brasil, a maior do município ao presidente da assembleia Álvaro Porto e a ex-deputada e conselheira do Tribunal de Contas, Tereza Dueire.“Tenho o dever em nome de São Lourenço da Mata, fazer esta homenagem por tudo feito tanto pelo presidente Álvaro, como pela conselheira Teresa Dueire”, disse o prefeito.
O presidente Álvaro Porto, agradeceu e se disse extremamente honrado pela homenagem, já a conselheira Teresa Dueire, salientou a importância do município de São Lourenço da Mata, um dos mais antigos do Brasil e se sentiu honrada com esta homenagem.

JOSÉ JORGE 80 ANOS DE DIGNIDADE

Conheci o ministro José Jorge, quando foi secretário de educação do governador Moura Cavalcante, homem simples, dedicado e competente a vida pública. Sempre com a marca da honestidade, honradez e ainda em Pernambuco, ocupou os cargos de Secretário de Habitação do governo Marco Maciel, de quem virou discípulo.
Ele ainda foi deputado federal, senador e ministro das Minas e Energia e hoje é ministro aposentado do Tribunal de Contas da União. Também foi vice de Geraldo Alckmin. Que dizer da minha alegria em ser seu amigo, que Deus salve José Jorge.

 

ÁLVARO MENDONÇA, UM PREMIER

O advogado de formação, Álvaro Mendonça, que hoje trabalha assessorando o presidente Álvaro Porto, é um verdadeiro chanceler, simples, sempre pronto a servir os amigos.
Álvaro, tem sido de grande utilidade para a presidência da Casa, se antecipando a problemas entre os poderes. Com uma vasta experiência na vida pública, ele ocupou cargos como a presidência da Caixa Econômica Federal, no governo Collor e ficou com o presidente até a sua saída do planalto. E mesmo sendo sondado pra continuar, não aceitou por fidelidade ao presidente em desgraça.
Outra grande qualidade, é que ele chega a ser carinhoso com os jornalistas que cobrem a Casa de Joaquim Nabuco.
Tenho uma história pessoal com Álvaro, quando a Caixa, construiu uma na Praça da República, no terreno onde foi o velho teatro Marrocos, solicitei em nome da memória do recife que foi colocada uma placa lembrando o fato onde foi atendido com presteza.