ALCKMIN ASSUME AGENDA DE LULA

O vice presidente Geraldo Alckmin, voltou a pouco para Brasília, para tocar a agenda do presidente Lula que se operou na madrugada de hoje.
O presidente em exercício deverá assumir até o final do ano. Lula, está sendo acompanhado na UTI de um hospital em São Paulo.

LULA É OPERADO DE EMERGÊNCIA

Com fortes dores de cabeça, o presidente Lula foi operado as pressas ontem em São Paulo e teve que drenar sangue na cabeça, mas já está bem e sendo monitorado em leito de uti.
Os médicos que atenderam Lula, dizem que ele ainda sente traumas da queda, que levou a dois meses e que é normal depois do trauma. O mundo “bolsonarista”, está vibrando com a notícia, esperando que o pior aconteça.

COMANDANTE DO EXÉRCITO TOMÁS PAIVA É O NOVO CIDADÃO DE PERNAMBUCO

O comandante do exército general Tomas Paiva, recebeu o título de Cidadão Pernambucano através do deputado Álvaro Porto, segundo Álvaro Porto, o general Tomás Paiva, tem conduzido o exército de uma forma profissional. Para o presidente da assembleia, esta homenagem qualifica Pernambuco.
Para o ministro José Mucio, este reconhecimento do estado onde o exército nasceu, mostra a importância do nosso exército. O general Tomás Paiva agradeceu o título e se disse privilegiado com a homenagem. “Tenho um grande carinho por Pernambuco e sua história que valoriza o Brasil”.

 

 

 

NINGUÉM VAI ME ENGANAR DIZ MENDONÇA FILHO

O deputado Mendonça Filho, reclama da situação eleitoral do União Brasil, “Nos acordos feitos desde o começo do primeiro acordo e agora querem mudar tudo, não vou ser enganado por ninguém, não faço com isto com ninguém e não vou permitir que façam comigo” disse Mendonça, que não está gostando da condução das áreas políticas para as próximas eleições.

 

 

UNIÃO BRASIL, QUAL O FUTURO?

O União Brasil, que desde sua fundação é um partido sem dono, sendo fruto de uma junção do PSL de Bivar e do Democratas de ACM Neto, não tem mais dono. Tirado das mãos de Luciano Bivar, o partido vem enfrentando uma crise de identidade política e agora dissolveram a “diretoria em Pernambuco” e colocaram um grupo escolhido pelo presidente do partido Rueda, para comanda-lo. Os grupos dos Coelhos e do deputado Mendonça Filho, disputam seu comando no estado.
Segundo o deputado Fernando Filho, seu irmão vai assumir o partido até a eleição e depois será entregue ao grupo de Mendonça Filho. Se for assim, o prefeito João Campos, já pode contar com o partido no seu palanque.

AOS 55 ANOS DE IDADE, A EMPREL É PARTE ATIVA DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA PREFEITURA DO RECIFE

A Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) completa hoje, dia 09 de dezembro, 55 anos. Mais de meio século de trabalho e prestação de serviços ao Recife e que ajudam a contar a história da transformação digital dentro do ambiente público e governamental. O final da década de 1960 é marcado pela efervescência cultural e política no Brasil e no mundo e foi justo o período de nascimento da Emprel. O desafio à época era o processamento de dados para atender às demandas das rotinas internas da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife num tempo em que os sistemas de informática eram uma novidade mundial. A evolução mostra o caminho percorrido até a modernização dos serviços públicos digitais da cidade e a Emprel assume um protagonismo relevante nesses mais de 50 anos.

Em 55 anos de existência a Emprel já fez morada nos bairros da Boa Vista, das Graças, dos Torrões e em 2020 atraca no território do Porto Digital, um dos parques tecnológicos mais importante do Brasil, no Bairro do Recife. Estar próximo das principais produções tecnológicas traz para o ecossistema de atuação da Emprel a vivacidade, a energia e a conexão que faltava para celebrar o trabalho que bebe da fonte da inovação para o desenvolvimento de projetos embarcados em tecnologia e criatividade. O desafio da atualidade é encabeçar, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Executiva de Transformação Digital, o processo de transformação digital dentro da administração pública municipal. Um trabalho contínuo e que tem no Conecta Recife um dos seus principais cartões de visita.

Hub digital da Prefeitura do Recife, o Conecta nasceu alguns anos antes da pandemia. Em 26 de novembro de 2014 era lançado o Conecta Recife WiFi permitindo o acesso gratuito à Internet em algumas localidades da cidade. Naquele ano eram pouco mais de 70 pontos e hoje são mais de 400 deles instalados no Recife, democratizando o acesso à Rede Mundial de Computadores. Mas foi durante o período de uma das mais sérias crises sanitárias da humanidade, a covid-19, que o salto tecnológico ampliou as possibilidades de uso do Conecta Recife, o aplicativo, que já existia desde 2017. Gratuito, o sistema foi aprimorado e se popularizou com o serviço de agendamento de vacina contra a covid, o Recife Vacina. O sistema de marcação de hora, data e local para receber o imunizante ficava dentro do aplicativo e, a partir de 2021, uma verdadeira revolução iniciou um salto tecnológico que colocou a capital pernambucana no hall nacional de Cidades Inteligentes e escreveu o nome da cidade, em definitivo, no mapa dos serviços embarcados no conceito de Governo Digital.

A partir do conceito de ‘figital’, físico e digital ao mesmo tempo, a Emprel garante o acesso aos serviços municipais a partir do uso do Conecta Recife. Exemplo desse cuidado, que envolve a compreensão de questões como a limitação do acesso à internet ou ao letramento digital, estão os Espaços Conecta e o Conecta Itinerante. Presente nos seis Compaz, o Espaço Conecta é um importante ponto de apoio às comunidades permitindo o uso da plataforma para quem tem qualquer tipo de dificuldade, como acesso à internet ou letramento digital, por exemplo. Também pensando em estar próximo das pessoas, o Connecta Itinerante cumpre uma agenda que circula pela cidade. Desde que foi criado, há quatro meses, a van equipada com computadores e uma equipe de atendimento, já esteve presente em 25 bairros e já realizou 4.074 atendimentos, uma média de pouco mais de mil atendimentos por mês.

Em três anos foi possível inovar ousando dentro do ambiente público e governamental, e Recife se tornou a primeira capital brasileira a fazer uso do Marco Legal das Startups. “O uso dessa legislação nos permite a segurança jurídica necessária para realizar a assinatura dos Contratos Públicos de Soluções Inovadoras a partir dos nossos Ciclos de Inovação Aberta, também um pioneirismo recifense”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. Nos Ciclos de Inovação Aberta a Emprel abre espaço para que desafios vivenciados na cidade possam encontrar soluções criativas e economicamente viáveis por meio do trabalho de empresas de tecnologia e startups. O resultado prático dessa jornada são os 36 prêmios recebidos e que celebram a ousadia em inovar dentro do setor público.

O trabalho e a sinergia empregada ao longo, principalmente, dos últimos três anos, reposiciona a Emprel no cenário da produção de iniciativas voltadas para Governos Digitais. O investimento em capital humano e infraestrutura coloca a empresa como um dos principais organismos públicos do Brasil a apostar na inovação e segurança de dados para melhorar, ampliar e promover a relação das pessoas com a cidade a partir de sistemas simples, rápidos e seguros no acesso à informação de interesse público e aos serviços municipais.

Curiosidade – A Emprel nasceu no mesmo ano da Internet. Mas, além disso, o que mais aconteceu em 1969? Naquele ano, o homem pisou na lua. Foi naquele ano que foi criado o desenho animado Scooby-Doo, atravessando gerações. A década de 1960 foi o ano do Rock’n Rool e, no último ano dela, a banda Led Zepellin lança seu primeiro álbum, assim como o quarteto Beatles, que gravou pela última vez juntos e lançava o álbum Abbey Road. Estrelado por Grande Otelo, o filme Macunaíma é eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros. Em São Paulo, vítima de uma emboscada, morria Marighella, militante político da década de 1960 que lutou contra a ditadura militar.

Balanço 2024 – Com o final desta primeira gestão, a Emprel protagonizou alguns avanços que hoje fazem a diferença de algumas rotinas de trabalho dentro da estrutura da Prefeitura do Recife e que se refletem no atendimento ao público. Modernizar as ferramentas de trabalho é uma das tarefas realizadas pela Emprel. Exemplo disso são os prontuários eletrônicos desenvolvidos para atender uma antiga demanda da Secretaria da Mulher. O que antes era registrado em papel, hoje conta com um sistema digital interligado entre as unidades de atendimento às mulheres vítimas de violência. Assim é possível garantir a proteção das informações que podem ser consultadas em qualquer uma das estações de trabalho da secretaria, dando mais agilidade ao atendimento. Na mesma linha de atuação está também o sistema digital que permite que o Cadastro Único (CadÚnico) seja preenchido de forma online e, assim, ser acessado em qualquer unidade dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A área da saúde também apresentou um salto tecnológico relevante. A população e as unidades de saúde municipal contam com uma base de dados com todos os registros médicos e de procedimentos realizados em cada paciente. O Minha Saúde Conectada fica disponível para os usuários da rede e para as equipes de saúde, que fazem o acompanhamento do estado de cada paciente registrado. Com o sistema, que fica disponível dentro do Conecta Recife (web ou app), fica mais simples acompanhar a grade de consultas, exames e intervenções médicas auxiliando na continuidade de tratamentos, por exemplo.

Inspirado na experiência que foi o Atende em Casa criado durante a pandemia da covid-19, o Atende Gestante foi desenvolvido para atender as mulheres grávidas e as que deram a luz a pouco tempo. O atendimento é feito de maneira remota por uma equipe de médicas com o objetivo de tirar dúvidas sobre sintomas, medicações ou inseguranças que são naturais do período da gravidez e nos dois primeiros meses após o parto. Importante salientar que o Atende Gestante não substitui o acompanhamento das consultas de pré-natal, sendo um apoio a mais na jornada mais intensa da vida da mulher. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Gerência de Tecnologia da Secretaria de Saúde.

Uma outra novidade deste ano veio com a Conecta Itinerante, um carro adaptado para atendimento ao público que circula a cidade dando acesso a todos os serviços do hub digital da prefeitura. O projeto itinerante conta com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, que oferece emissão de documentos e cadastro para participar das atividades nos Compaz. Em quatro meses, desde que foi criado, já passou por 25 bairros do Recife chegando a atender pouco mais de quatro mil pessoas.

Para além desses exemplos, há o registro de dois grandes eventos realizados em 2024. O primeiro deles foi o Encontro Conecta Recife, que reuniu no mês de março, gestores públicos e representantes de empresas de tecnologia, startups, centros tecnológicos e a academia para conhecer e partilhar experiências relacionadas a Governo Digital. Em julho foi a vez da Emprel receber o Startup 20, evento de peso nacional que faz parte da grade da programação que antecedeu a reunião do G20, realizado em novembro deste ano no Rio de Janeiro.

 

MULTIDÃO DE POLÍTICOS NO MORRO

O Morro da Conceição, teve uma grande multidão de políticos pernambucanos, além da fé, um político comemora Nossa Senhora no morro, é o deputado Francismar Pontes. Ele reúne políticos de vários partidos, tendo como exemplo Gilson Machado e o prefeito João Campos, no mesmo local.
“Francismar tem este poder, de mostrar a alegria de reunir as pessoas neste dia de alegria e fé, disse o deputado Diogo Morais.