RODRIGO FARIAS GARANTE FUTURO DE 700 ESTUDANTES COM APROVAÇÃO DE PROJETO QUE SALVA O GANHE O MUNDO

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Rodrigo Farias (PSB), conseguiu aprovar nesta terça-feira (15) o projeto de lei que garante a realização do intercâmbio de 700 alunos da rede estadual de ensino, selecionados no edital de 2024 do Programa Ganhe o Mundo. A proposta, em co-autoria com o deputado Renato Antunes (PL), foi construída após o Farias ouvir mães, pais e responsáveis pelos estudantes, que estavam aflitos diante do atraso do embarque e da ausência de informações claras por parte do Governo do Estado.
Com articulação de Rodrigo Farias, o projeto foi aprovado em tempo recorde em quatro comissões e em duas discussões no plenário – publicado na sexta e aprovado nesta terça. Deputados de diferentes partidos votaram a favor e a proposta agora cria uma excepcionalidade no programa, permitindo que os alunos que ainda não embarcaram por motivos administrativos ou logísticos possam realizar o intercâmbio em 2026. A medida beneficia, especialmente, cerca de 250 estudantes que completam 18 anos no segundo semestre de 2025 e, pelas regras atuais, corriam o risco de não mais poderem participar.
“O Ganhe o Mundo é um programa que transforma a vida de jovens e suas famílias e estava parado há mais de dois anos. Seria extremamente injusto esses estudantes perderem essa oportunidade por causa da incompetência do governo Raquel Lyra, que retomou o programa de forma capenga. Quando a gestão falha, o Parlamento precisa agir. Foi o que fizemos”, afirmou Rodrigo Farias. O deputado relembrou que, na pandemia, medidas semelhantes foram adotadas para garantir o direito dos alunos.
Para o parlamentar, a aprovação do projeto mostra a força da escuta e do diálogo. “Foi a partir da angústia dos pais que construímos uma saída concreta. Hoje, a Assembleia cumpre seu papel e dá uma resposta a essas famílias. O que o Governo não fez em meses, a Alepe resolveu em dias”, declarou. A proposta foi votada em regime de urgência e aprovada por unanimidade no plenário.
GANHE O MUNDO – Criado em 2011 pelo então governador Eduardo Campos, o Programa Ganhe o Mundo marcou uma revolução na educação pública de Pernambuco ao oferecer a alunos da rede estadual a oportunidade de intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Nova Zelândia. O objetivo sempre foi proporcionar uma vivência internacional, com foco na imersão em língua estrangeira e no desenvolvimento pessoal dos estudantes, muitos deles com poucas oportunidades fora do ambiente escolar. Ao longo dos anos, o programa transformou a vida de milhares de jovens e se tornou referência nacional, reconhecido como uma política pública que alia educação, inclusão e mobilidade social.

MIGUEL DUQUE ENTREGA SEMENTES EM LIMOEIRO

O presidente do IPA, Miguel Duque, esteve em Limoeiro, Mata Norte de Pernambuco, acompanhado do ex-deputado Ricardo Teobaldo e de autoridades do município, para distribuição de sementes aos agricultores.
Segundo o presidente do IPA, a distribuição vai acontecer em todos os municípios do estado, por determinação da governadora Raquel Lyra.

 

EDUARDO MOTA FALA DA OPERAÇÃO INVERNO NA CÂMARA

O vereador do Recife, Eduardo Mota, falou hoje na Câmara da importância do investimento da prefeitura na Operação Inverno. Segundo Mota, este investimento é histórico na cidade, o que irá melhorar a situação da drenagem da cidade e nos canais. “Eu participei pessoalmente de todos os preparativos para a Operação a convite do prefeito João Campos.

PREFEITURA DO RECIFE DÁ AUXÍLIO AOS PERMISSIONÁRIOS DO MERCADO DA MADALENA

O prefeito em exercício Vitor Marques, anunciou um auxílio de R$ 3 mil reais, para cada um dos permissionários do Mercado da Madalena, que sofreu um incêndio no último sábado.
“Nós estamos aqui para ajudar como a Prefeitura pode dentro da lei, enquanto recuperamos a estrutura do Mercado e tudo será resolvido da melhor forma a Prefeitura garante”, afirmou o Prefeito interino.

 

GOVERNADORA RAQUEL LYRA SE IRRITA COM ESTUDANTES

Hoje a governadora Raquel Lyra foi surpreendida em evento onde ficou muito constrangida e incomodada pelas cobranças feitas por estudantes, sobre fardas, material escolar, calçados e reforma das nas escolas.
Ela que é uma pessoa fria, teve um momento de irritação e demostrou que não aguentou a pressão. Os estudantes ensaiaram uma vaia, mas não deram.

PREFEITO CARLOS SATANA E DEPUTADA SIMONE SANTANA EM BRASÍLIA

O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana do Republicanos, esteve junto com a deputada Simone Santana, em Brasília onde tiveram agenda com os Ministro Silvio Costa também do Republicanos e com o ministro da Educação, Camilo Santana do PT, para solicitar apoio na educação do município, onde pretende fazer uma grande transformação e foi solicitar ajuda para o Centro de Formação de professores, além de duais creches.
Para a deputada Simone Santana, também solicitou uma melhora nas emendas para o município.

 

 

CABO VAI TER PAQUE COMPAZ

O prefeito Lula Cabral anunciou o Parque Compaz, que é um equipamento completo para cidadania.
‘Nós vamos fazer este primeiro Parque Compaz em uma área que vai dar as famílias, dignidade com tudo para o lazer e cidadania. Recuperamos a cidade e agora só é conquistas e um futuro brilhante”, disse o Prefeito.

 

PREFEITO PEDRO FREITAS INAUGURA COZINHA COMUNITÁRIA EM ALIANÇA

O prefeito Pedro Freitas de Aliança, inaugurou uma Cozinha Comunitária em parceria com o governo Raquel Lyra.
Estamos muito felizes, pois com esta cozinha, poderemos alimentas mais de 100 pessoas por dia, com café da manhã, almoço e jantar. Isto nunca foi feito em Aliança e o desenvolvimento começa pela barriga das pessoas, este sempre foi o nosso compromisso”, enfatizou o Prefeito.

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO MOBILIZA ESCOLAS E EQUIPAMENTOS DE SAÚDE EM IPOJUCA

Na quarta-feira (2), o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi marcado por diversas atividades em escolas e equipamentos de saúde do município, com o objetivo de promover inclusão e sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação incluiu oficinas educativas e assistenciais, contando com profissionais de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e pedagogia.

Especialistas ofereceram orientações às famílias sobre a importância do acompanhamento multidisciplinar para crianças com TEA. Paralelamente, escolas realizaram atividades lúdicas para conscientizar alunos e educadores sobre inclusão e respeito.

O gestor do Centro de Reabilitação, Jabson Santana, destacou a relevância da iniciativa. “Precisamos cada vez mais de espaços que acolham, informem e incentivem a sociedade a construir um ambiente mais acessível para todos”, afirmou.

As ações visam ampliar o conhecimento sobre o autismo e desmistificar conceitos equivocados, abordando desde estratégias para estimular a comunicação até o desenvolvimento motor.

A data reforça a importância da participação coletiva na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para pessoas com TEA.

Foto: Guilherme Hugo/SECOM

ARMANDO MONTEIRO BISNETO SERÁ PRESIDENTE DE SUAPE

O filho do ex-senador Armando Monteiro Filho, segundo informações será o novo presidente de Suape e o senador não teria participado das negociações para a nomeação, que foi uma indicação da governadora Raquel Lyra, sem o conhecimento do ex-senador, agora é ver quem está dizendo a verdade.