MANO MEDEIROS MODERA MESA REDONDA SOBRE ABERTURA DE EMPRESAS NO CONGRESSO DA AMUPE

A simplificação da Abertura de Empresas e o Contrata + Brasil foram temas de seminário, na sala 4 do Sebrae, no Congresso da Amupe, nesta terça (29), Centro de Convenções, em Olinda. A moderação da mesa redonda teve o comando do prefeito Mano Medeiros.
“Acho que é uma oportunidade para os gestores se aperfeiçoarem em seus métodos de contratação, de executarem as normas de acordo com as boas práticas, com sustentabilidade, tecnologia, seguindo a lei de liberdade econômica. Gerar renda, emprego e fortalecer a economia dos municípios”, destacou o prefeito.
Compondo a Mesa estiveram o consultor Amupe/ Sebrae, Alberto Barros Lima; Everton Batista dos Santos, diretor do departamento de normas e sistemas logísticas do MGI (Ministério da Gestão e Inovação); o secretário de inovação e tecnologia do Recife, Rafael Cunha; e Sueli Lyra, consultora Amupe/ Sebrae.
Sueli Lyra lembrou que Jaboatão dos Guararapes chegou ao primeiro lugar nacional entre os municípios que mais tiveram atividades dispensadas de alvará, ou seja, mais atividades com baixo risco no País.
“Significa que Jaboatão desburocratizou e seguiu o ritmo de boas práticas”, pontuou.

Parceiro

A parceria entre Sebrae e gestão municipal traz agilidade, desburocratização e viabilidade de projetos cotidianamente. Ele também reforçou a importância da parceria com a Amupe.
Segundo o prefeito, o município está em pleno desenvolvimento econômico e é importante trazer parceiros como o Sebrae para fomentar mais ações e trazer mais benefícios para a população jaboatonense.
“O Sebrae tem sido um grande parceiro da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e essa parceria só vem somar, para podermos ampliar a cadeia produtiva do município”, disse o prefeito.
Mano Medeiros estava acompanhado de integrantes do secretariado.

Foto – Josué da Mata

BANCO DO NORDESTE E BTG PACTUAL LANÇAM FIAGRO NORDESTE PARA IMPULSIONAR O AGRONEGÓCIO

O Banco do Nordeste (BNB) e o BTG Pactual Asset Management anunciam o lançamento do Fiagro Nordeste, um fundo de investimento voltado ao agronegócio regional, com aporte inicial de R$ 125 milhões e meta mínima de captação de R$ 500 milhões.
O Banco do Nordeste investirá R$ 100 milhões no fundo, enquanto o BTG Pactual, responsável pela gestão e estruturação, aportará R$ 25 milhões e atuará na captação de novos investidores.
O Fiagro Nordeste oferecerá uma nova alternativa para produtores rurais acessarem recursos financeiros para projetos de expansão da capacidade produtiva, investimentos em logística, construção de unidades agroindustriais e modernização tecnológica.
Empreendedores do agronegócio localizados nos estados do Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, poderão solicitar recursos entre R$ 5 milhões e R$ 100 milhões, conforme o porte do projeto e a análise de crédito. As operações contarão com condições diferenciadas, incluindo prazos ágeis de desembolso (até 45 dias), garantias flexíveis e isenção de IOF.
De acordo com o diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim de Andrade, com essa parceria, o BNB e o BTG Pactual ampliam as possibilidades de financiamento para o setor agropecuário, promovendo o crescimento econômico da região e fortalecendo o acesso ao mercado de capitais para produtores e empresas do setor. O diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger Antônio de Alencar Rocha, ressalta o potencial de alavancagem da iniciativa: “a expectativa é a de que para cada R$ 1 que o BNB aportar no fundo, outros investidores aportem pelo menos R$ 4, o que multiplica o volume de recursos à disposição do agronegócio da região”.
Os interessados podem procurar as agências do Banco do Nordeste ou buscar mais informações na página do BNB na Internet.

 

GOVERNADORA DIZ QUE ESPERA QUE A ASSEMBLEIA FAÇA SUA PARTE

Ontem, no seu discurso no 8º Congresso da Amupe, a governadora Raquel Lyra, demostrou irritação pela demora da Alepe, em aprovar o empréstimo que ela pediu e a aprovação do nome do indicado pelo Avante, para administrar Fernando de Noronha.
“Nós não podemos parar de trabalhar, por isto esperamos que tudo seja resolvido sem problemas”, disse a Governadora.

ÁLVARO PORTO COBRA EMENDAS DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA

Em clima de cobrança, o presidente Álvaro Porto cobrou com muita ênfase o pagamento das emendas parlamentares, que estão atrasadas a governadora Raquel Lyra, que segundo ele, todas as emendas atrasadas, são para a saúde e educação e ressaltou que as emendas são um direito dos deputados e que o parlamento é um poder e tem que ser respeitado.

 

LULA CABRAL RECEBE MAIS DE 100 PROFESSORES

“A transformação pela educação e principal política é a única para salvar o Brasil da ruina”, foi o que disse o prefeito Lula Cabral do Cabo de Santo Agostinho, quando recebeu mais de 100 professores da rede de ensino do município.
“Hoje é um verdadeiro dia da grande revolução pelo educação, nós estamos juntos nesta luta e pelas crianças do Cabo”, disse Prefeito.

SANHARÓ NO CAMINHO CERTO

O paraíso do leite, Sanharó, tem sido um município muito importante nas mãos do prefeito Cezar Freitas, que vem fazendo uma grande administração.
“Tenho um apoio incondicional dos meus deputados na Assembleia, o deputado Álvaro Porto e em Brasília, o deputado Renildo Calheiros, que segundo o prefeito, é antes e depois de Renildo Calheiros e Álvaro Porto,
está modernizando o município, com vários investimento maciço na educação e saúde. Agora é continuar nosso trabalho com a força dos nossos deputados”, Concluiu o Prefeito.

PREFEITO MANO MEDEIROS ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO JABOATÃO

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ao lado da primeira-dama Andrea Medeiros, anunciou a programação do aniversário da cidade, de 432 anos no próximo dia 04 de maio. Além de festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, no dia 1° de maio. Mano disse que o palco da festa da Pitomba não será desmontado, porque haverá show no Parque Histórico dos Guararapes, nos dias 3 e 4. Parabéns Jaboatão.

AMUPE ABRE 8º CONGRERSSO COM A PRESENÇA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA

Os prefeitos presentes no 8º congresso da Amupe, esperam um gesto da governadora Raquel Lyra. Eles que estão em uma situação de penúria, esperam algum tipo de afago do governo estadual, já que o que se diz, é que o cofre está cheio. Segundo o presidente Marcelo Gouveia, este congresso, tem sido muito importante para os municípios. E as nossas parcerias com o Tribunal de Contas, tanto da União, como do Estado, tem dado uma nova relação entre os municípios e os outros poderes.

 

OLINDA SEDIA O 8º CONGRESSO PERNAMBUCANO DE MUNICÍPIOS COM PRESENÇA DA PREFEITA ANFITRIÃ MIRELLA ALMEIDA

A cidade de Olinda é a anfitriã do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, considerado o maior encontro municipalista do estado. O evento, que começou na
manhã desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Pernambuco, segue até quarta-feira (30) e reúne prefeitos, vice-prefeitos, gestores, técnicos, autoridades e representantes da sociedade civil para debater os principais desafios e soluções para a administração pública municipal.
A cerimônia de abertura contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da prefeita da cidade que sedia o evento, Mirella Almeida, além de diversos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais e estaduais.
Como anfitriã, a Prefeitura de Olinda também levou ao evento a apresentação de uma orquestra de frevo, que animou o momento e trouxe o espírito da cultura local para o público presente.
Minutos antes da abertura, a prefeita Mirella Almeida destacou a importância da união entre os gestores municipais para fortalecer as administrações locais:
“São nos municípios que as coisas acontecem, que as políticas públicas chegam até a população que mais precisa, e é por isso que a gente precisa estar em união, os prefeitos e prefeitas, para que a gente consiga destravar obras importantes dentro dos municípios e avançar em entregas para as pessoas”, afirmou.
Mirella também defendeu a importância de iniciar o debate partindo das prioridades locais: “Se é no município que as coisas acontecem, por que não começar debatendo as prioridades dos municípios?”, questionou.
A prefeita ressaltou ainda a necessidade de planejar e articular junto ao Governo do Estado para garantir mais recursos e investir em melhorias para a população.
Olinda apresenta serviços municipais no congresso
Além da participação ativa nos debates, Olinda conta com um estande exclusivo na Feira do Congresso da Amupe, onde apresenta seus principais serviços públicos. Entre os destaques estão as ações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), o atendimento da Sala do Empreendedor e a emissão do Passaporte Olinda.
Coordenadora da Secretaria da Mulher de Olinda, Jéssica destacou a importância da presença no congresso:
“Nossa expectativa é receber um grande público e divulgar os serviços que já oferecemos à população. Estaremos aqui durante os três dias do evento, 28, 29 e 30 de abril, com o atendimento do CEAM, que presta suporte às vítimas de violência doméstica, além da Sala do Empreendedorismo e do Passaporte Olinda”, explicou.
O congresso também dá espaço a grandes iniciativas, como o Vamos Mudar Juntos, promovido pelo Governo do Estado para fortalecer a articulação com os municípios, e a Caravana Federativa, do Governo Federal, que disponibiliza ministérios, bancos públicos e instituições para suporte direto às gestões locais.
Outro destaque é a própria Feira do Congresso da Amupe, na qual empresas e instituições apresentam tecnologias, serviços e soluções inovadoras para modernizar a administração pública.
Sediar o congresso reafirma o compromisso de Olinda com a integração, a inovação, o fortalecimento da gestão pública e a valorização da cultura pernambucana.

Crédito – Secom/Olinda.