MINISTRO DA SAÚDE ALEXANDRE PADILHA E DEPUTADO EDUARDO DA FONTE INAGURAM NOVO ACELERADOR LINEAR NO HCP

O ministro Alexandre Padilha, esteve presente na inauguração do linear do HCP, acompanhados de deputados federais e estaduais do Partido Progressista.
Na ocasião, o Ministro salientou a importância do trabalho do deputado Eduardo da Fonte, pela questão do câncer em Pernambuco.
O deputado Eduardo da Fonte, agradeceu ao ministro por seu empenho, liberando verbas para a parte física do acelerador, que com ele, os exames e tratamento serão mais rápidos, facilitando o tratamento.

 

HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO CELEBRA 80 ANOS E REÚNE APOIADORES

Vários apoiadores do Hospital do Câncer, estiveram presentes na comemoração do aniversário do Hospital. O Diretor do Conselho Administrativo, Ricardo Almeida, subiu ao palco além do Drº Eduardo de Queiroz Monteiro, fundador do Jornal Folha de Pernambuco, que tem uma ligação antiga que vem do tempo do seu avô Amando Monteiro, que ajudava a entidade, seguida do seu pai e sua mãe, Armando e Maria do Carmo Monteiro, que sempre estiveram ajudando, disse Monteiro.
A comemoração dos 80 anos do Hospital, vai durar um ano, segundo Patrícia Petribu, que comanda vários eventos que irão acontecer este ano. O Blog está à disposição do Hospital na sua festa.

 

 

SEBRAE VAI PREPARAR TRABALHADORES DO IPOJUCA

O prefeito Carlos Santana do Ipojuca, teve uma reunião com a direção do Sebrae e a entidade vai preparar a população para empreendedorismo e a formação de jovens.
“Nós temos certeza que com o apoio do Sebrae, vamos resolver a defasagem de mão de obra, que encontramos na população do Ipojuca” disse o Prefeito.
Segundo a direção do Sebrae, que vai coordenar a Casa do Empreendedor do Município, além da formação, haverá pequenos empréstimos, para os pequenos empreendedores.

MANO MEDEIROS CONVOCA NOVOS PROFISSIONAIS PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO

O Diário Oficial do Jaboatão dos Guararapes deste sábado publica a convocação de 140 profissionais aprovados no último concurso. Serão chamados para se apresentar 117 professores I e II, além de 23 médicos, enfermeiros e dentistas.
Na área de Educação, a convocação se estende aos professores I, além de professores das áreas de Matemática, Lingua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Brailistas.
Esse chamamento segue o cronograma planejado pela Prefeitura do Jaboatão, convocando os aprovados no último concurso realizado em 2024. Na ocasião, foram abertas 1.592 vagas profissionais para as áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Defesa Civil, Procuradoria, Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
“Reforçar no nosso time a cada dia é uma prioridade. Nosso propósito é fortalecer todos os setores da Prefeitura, garantindo que tenham plenas condições de ofertar cada vez mais, um serviço de melhor qualidade para o povo jaboatonense”, observou o prefeito Mano Medeiros.

Foto – Josué da Mata

UM NOVO TEMPO PARA AS MULHERES DO AGRESTE: WILLIAM BRIGIDO DESTACA AVANÇO HISTÓRICO COM INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER

O deputado estadual William Brigido marcou presença, na manhã desta sexta-feira (9), na inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru — a primeira das cinco maternidades prometidas pela governadora Raquel Lyra (PSD) ainda durante a campanha.
Na ocasião, o parlamentar celebrou o avanço na política de saúde para as mulheres pernambucanas, destacando a importância estratégica do novo equipamento para toda a região.
“Este hospital é uma vitória de todas as mães, filhas e mulheres guerreiras do Agreste. Um sonho de mais de 12 anos que hoje se concretiza graças à sensibilidade da governadora Raquel Lyra e da vice Priscila Krause. Estar aqui, entre essas duas mulheres públicas que honram Pernambuco, é um privilégio. Nosso mandato segue firme na luta por conquistas reais como esta”, afirmou William Brigido.
A unidade atenderá 32 municípios da região e representa um marco na ampliação do acesso à saúde com qualidade, dignidade e humanização.

 

DADOS DA GESTÃO CÉLIA SALES LEVA IPOJUCA A CUMPRIR 100% DAS CONDICIONALIDADES EDUCACIONAIS DO MEC E SE DESTACAR EM PERNAMBUCO

A cidade de Ipojuca atingiu uma marca histórica na área da educação: o cumprimento integral de todas as Condicionalidades Educacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Esse resultado coloca o município em posição de destaque no cenário estadual e nacional, especialmente quando se observa que grandes cidades como Recife, Jaboatão, Olinda e Petrolina não conseguiram alcançar uma das principais exigências — a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais.
Segundo dados oficiais do MEC, Ipojuca cumpriu 100% das cinco condicionalidades que avaliam a qualidade e o compromisso com o desenvolvimento da educação básica. São elas:
1.Provimento democrático do cargo de gestor escolar;
2.Participação regular de mais de 80% dos estudantes nas atividades escolares;
3.Redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais;
4.Regime de colaboração eficaz entre Estado e Município;
5.Currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esses resultados, que refletem as ações realizadas ao longo de 2023 e 2024, são fruto direto do trabalho da ex-prefeita Célia Sales, cuja gestão se destacou pela seriedade, planejamento e compromisso com a educação pública de qualidade.
Sob a liderança de Célia, Ipojuca avançou em políticas educacionais inclusivas, consolidou a formação de gestores através de processos democráticos e fortaleceu a parceria com o governo estadual, criando uma rede de apoio estruturada. A gestão também investiu fortemente na permanência dos estudantes na escola e na construção de uma educação que respeita as diferenças sociais e raciais.
Além dos indicadores técnicos, o município também atendeu aos critérios de melhoria no atendimento e na aprendizagem dos alunos — dois pilares essenciais para a efetividade do ensino. O reconhecimento do MEC vem como um selo de qualidade para todos os profissionais da educação ipojucana, além de garantir mais recursos para ações de valorização e melhorias na rede municipal.
“Esse resultado é reflexo de um trabalho construído com seriedade e compromisso ao longo dos últimos anos. A educação de Ipojuca sempre foi uma prioridade da nossa gestão. E como sempre digo: educação não se faz sozinha. Destaco o trabalho incansável do nosso ex-secretário Francisco Amorim e de toda a equipe da Secretaria de Educação”, destacou Célia, que deixa como legado um sistema educacional fortalecido, inclusivo e com base sólida para os próximos anos.
Ipojuca segue como referência em políticas públicas educacionais no estado de Pernambuco — um exemplo de como o trabalho sério e contínuo pode transformar a realidade de milhares de estudantes.

PAPA LEÃO XIV TOMA POSSE, É PROGRESSISTA E CONSERVADOR NOS COSTUMES

O mundo católico tem um novo Papa, é o Cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, que escolheu o nome Leão XIV para o seu pontificado. O americano é de um país de protestantes, mas que o aumentou o número de católicos.
O Papa Leão XIV, tem fortes laços com a América Latina onde fez carreira no Peru e era inimigo do ditador Alberto Fujimori. O novo Papa, é Agostiniano, o Santo Doutor da Igreja e devoto de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora de Guadalupe. A gora podemos dizer, “Habemus Papam”.

JUSTIÇA REVOGA PROIBIÇÃO E PREFEITURA DO PAULISTA VOLTA A DIVULGAR AÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Atendendo ao pedido da Procuradoria-Geral do Município, a Vara da Infância e Juventude da Comarca do Paulista revogou, nesta quinta-feira (8), as proibições que impediam a Prefeitura de divulgar suas ações, inclusive no âmbito da Secretaria de Educação. A decisão representa uma vitória importante para a gestão municipal, que agora está autorizada a veicular informações institucionais nos meios de comunicação.
As restrições derrubadas estavam previstas em 18 processos judiciais vinculados a Termos de Ajuste de Conduta (TACs) firmados por gestões anteriores, que haviam sido acusadas de descumprir obrigações assumidas judicialmente. Em sua argumentação, a Procuradoria-Geral sustentou que a atual administração não poderia ser penalizada por condutas de gestões passadas, invocando o princípio da intranscendência das sanções.
“A manutenção da proibição configurava uma penalidade desproporcional à atual gestão, principalmente por ser uma nova administração, que recém completou 100 dias e que tem demonstrado o compromisso com a legalidade e com a transparência na comunicação pública. O reconhecimento pela justiça estadual da nossa tese, reestabelecennosso direito de informar a população em sua plenitude. Demonstrarmos assim, que a Gestão do Prefeito Severino Ramos demonstra mais uma vez seu compromisso com uma educação de qualidade, com o foco em transformar positivamente a realidade de nossa cidade”, explicou o procurador-geral do município, Leandro Felix.
O secretário de Educação de Paulista, Gilberto Sabino, comemorou a decisão e destacou o avanço da gestão na área educacional. “Paulista vive um novo tempo, e a educação reflete esse momento. Através dos esforços da Secretaria de Educação e da Procuradoria-Geral, e principalmente, da gestão do prefeito Severino Ramos, a Justiça reconheceu que estamos fazendo um trabalho sério, derrubando proibições herdadas de gestões anteriores. É uma vitória construída com compromisso e responsabilidade”, afirmou.
Para o prefeito Severino Ramos, a decisão representa mais do que uma vitória jurídica. “É uma conquista do bom senso e da justiça. Desde o início da nossa gestão, temos atuado com responsabilidade e transparência. A decisão da Justiça nos permite exercer plenamente o nosso dever de prestar contas à sociedade, especialmente em áreas tão estratégicas como a educação”, disse.
Com a autorização da Justiça para restabelecer a divulgação institucional, a Prefeitura do Paulista reforça seu compromisso com a transparência na gestão pública. A decisão representa um avanço no direito da população à informação e na valorização das ações educacionais que vêm sendo implementadas em benefício dos estudantes e da comunidade escolar.

Foto: Wagner Santos / SEI

MANO MEDEIROS DETERMINA A DEMOLIÇÃO IMEDIATA DOS ESCOMBROS DO EDIFÍCIO KÁTIA MELO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está fazendo uma contratação emergencial para a demolição e remoção dos escombros do edifício Kátia Melo, em Piedade. O anúncio foi feito pelo prefeito Mano Medeiros na tarde de hoje (08). A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços na sexta-feira (09).
O edifício Kátia Melo, em Piedade, desabou na última terça-feira (06). O prédio, construído no estilo caixão, tinha 16 apartamentos. Não houve registro de vítimas.
A decisão tomada pelo prefeito Mano Medeiros tomou como base a definição dos técnicos da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, que recomendaram a demolição imediata do que sobrou da edificação para evitar danos aos imóveis localizados nas imediações.
A Defesa Civil encaminhou documento à administradora do Edifício Kátia Melo, orientando sobre a demolição. Em resposta, os responsáveis afirmaram não ter condições financeiras de arcar com os custos de demolição e remoção.
Diante disso, a Procuradoria do município deu parecer favorável à contratação imediata de uma empresa que ficará responsável pelos serviços. As despesas poderão ser custeadas pela seguradora ou pelo Governo do Estado.
“Desde os primeiros momentos, quando tivemos conhecimento sobre a situação desse imóvel, tomamos as providências necessárias para garantir a vida e a segurança dos moradores. Agora é o momento de garantir que as pessoas que residem e têm comércio nas imediações tenham condições de voltar às suas atividades normais, retornando para suas casas”, disse Mano Medeiros.

Crédito da foto: Chico Bezerra