GOVERNADORA RAQUEL LYRA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE BATALHÕES E ENTREGA EQUIPAMENTOS À SEGURANÇA PÚBLICA

A governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do secretário Alexandro Carvalho que também participou da solenidade, entregou 22 novas viaturas para o policiamento no interior, armas não letais, armas de longo alcance, spray de pimenta e anunciou a construção de oito unidades destinadas à Defesa Social, sendo quatro batalhões da Polícia Militar e quatro novas sedes para o Corpo de Bombeiros.
O Secretário de Defesa Social, Alexandro Carvalho disse que esse, é o governo que mais investiu em segurança nos últimos 25 anos, destinando recursos de 118 milhões de reais.
Para a governadora Raquel Lyra, o governo vai fazer de tudo, para melhorar a segurança a cada dia.

 

MINISTRO SILVIO COSTA RECEBE A MEDALHA JOSÉ MARIANO

O vereador Hélio da Guabiraba concedeu ao ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, a Medalha José Mariano, pelos serviços prestados ao Recife. O vereador salientou a vida pública dedicada ao Recife, Pernambuco e ao Brasil.
O ministro que já foi vereador do Recife, deputado estadual e federal agradeceu ao vereador pela homenagem feita a ele.

PREFEITURA DO RECIFE ENTREGA NOVO SISTEMA VIÁRIO NO IPSEP

A Prefeitura do Recife entrega, nesta sexta-feira (6), um novo sistema viário no bairro do Ipsep, com foco na melhoria da mobilidade urbana. As intervenções incluem a implantação de um binário viário, 1,6 km de faixas exclusivas para transporte público e a criação de 11 novos abrigos de ônibus. Com investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS, o projeto visa a requalificação urbana da região do Ipsep. A intervenção vai dar mais fluidez ao trânsito, garantindo prioridade ao transporte coletivo.
As mudanças viárias entram em vigor nesta sexta-feira (6) e a população deve estar atenta às novas rotas e à sinalização. Foi criado um binário que liga as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes através das Ruas Jean Emile Favre, Itacari, Raimundo Diniz, Rio Maranhão e Pampulha. Os condutores que vêm da Avenida Recife e desejam acessar o bairro da Imbiribeira passando pelo Ipsep deverão seguir um novo trajeto: pela Rua Raimundo Diniz, com continuação pela Rua Rio Maranhão. Já a Rua Jean Émile Favre passa a contar com três faixas no sentido Ipsep–Ibura: duas destinadas ao tráfego misto e uma exclusiva para o transporte coletivo. No sentido Ipsep–Imbiribeira, será implantada uma faixa exclusiva para ônibus, válida a partir do cruzamento com a Rua Costa e Silva. Nessa interseção, no sentido Avenida Recife, a circulação passa a ter sentido único. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, visando garantir maior eficiência e agilidade ao transporte público nos horários de pico.
A CTTU reforça a importância de que os condutores observem a nova sinalização e respeitem as regras de circulação. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias para orientar os motoristas e auxiliar na adaptação ao novo sistema. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas, no número 0800.081.1078.
Também foram requalificados os passeios com concreto e piso intertravado, garantindo mais acessibilidade para os pedestres. As obras incluíram ainda melhorias na drenagem, no remanejamento da rede de esgoto e no abastecimento de água. O projeto contemplou, ainda, o embutimento da fiação de telecomunicações e a modernização da iluminação pública. Além disso, estão sendo plantadas 400 novas árvores.
“Essa entrega representa um avanço importante para a mobilidade urbana da Zona Sul do Recife. Com a criação do binário entre as avenidas Recife e a Mascarenhas de Moraes, da ampliação de dois pontilhões e o embutimento das redes de telecomunicações, conseguimos organizar melhor o fluxo de veículos, dar mais fluidez ao trânsito e, principalmente, priorizar o transporte público coletivo e os modais sustentáveis”, afirma Luis Henrique Lira, presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), órgão responsável pela obra. “Trata-se de uma intervenção permeada pelo cuidado com a mobilidade ativa e o transporte público, tudo com bastante atenção à segurança viária da população – a faixa exclusiva para coletivos e as novas faixas de pedestre com travessia elevada”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

 

EX-GOVERNADOR PAULO CÂMARA TEVE SUAS CONTAS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS

Mesmo com todas as críticas e acusações de que deixou o estado de Pernambuco quebrado, o Tribunal de Contas mostrou que as duas administrações do ex-governador Paulo Câmara, foram corretas e que fizeram muito por Pernambuco.
Com as suas aprovadas o ex-governador Paulo Câmara declarou que ter contas aprovadas o deixa muito feliz, mas que tenha a consciência tranquila e continua servindo ao Brasil.

EX-DEPUTADO PEDRO EURICO É ABSOLVIDO DA ACUSAÇÃO DE AGRESSÃO A SUA EX-MULHER

Acusado de agressão contra sua ex-esposa, o deputado Pedro Eurico, diz que tudo foi esclarecido e graças a Deus, teve a serenidade, sabendo que era inocente e que agora está tranquilo.
O advogado Ademar Regueira salientou a importância desta decisão mostrando que a questão mediática explorou muito esta caso. O Blog do Bocão, que sempre teve a atitude de ouvir os dois lados.

MOSTRA DE ANIMAIS MARINHOS TAXIDERMIZADOS LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À PRAIA DO QUARTEL, EM OLINDA

A Semana do Meio Ambiente de Olinda 2025 caminha para sua reta final com uma atividade educativa de grande relevância científica e ambiental. Nesta quinta-feira (5), das 8h às 12h, a Universidade Federal de Rural de Pernambuco (UFRPE) realizará uma mostra de animais marinhos taxidermizados na Praia do Quartel.
A exposição, voltada para escolas, instituições e a sociedade civil, tem como objetivo aproximar o público da biodiversidade marinha local, promovendo conhecimento e reflexão sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros. Através da técnica da taxidermia, serão apresentados exemplares de animais marinhos preservados, permitindo que os visitantes observem detalhes anatômicos e aprendam mais sobre o papel ecológico de cada espécie.
A ação busca despertar o interesse pela ciência, pela preservação ambiental e pelo respeito à vida marinha, especialmente entre os jovens. Além disso, chama a atenção para os impactos das atividades humanas no oceano, como o descarte de lixo, a poluição das águas e as mudanças climáticas.
Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, essa atividade reforça o compromisso de Olinda com a educação ambiental como pilar fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável e consciente de seu papel na proteção do planeta.

 

GOVERNO DO ESTADO TRAZ PARA PERNAMBUCO A MAIOR CONFERÊNCIA DE AGILIDADE DO BRASIL

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), atraiu para o Estado a primeira edição nordestina do Agile Trends, maior conferência de agilidade do Brasil. O evento será realizado de 10 a 13 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, reunindo mais de 1.400 participantes e representantes de 300 instituições de todo o país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do https://doity.com.br/agile-trends-nordeste-2025.
A vinda inédita a Pernambuco é fruto da articulação estratégica da Secti/PE, que vem consolidando o Estado como um dos principais pólos de inovação e tecnologia do Brasil. “Trazer o Agile Trends Nordeste para Pernambuco reforça não apenas um avanço para o ecossistema de inovação do Estado, mas também uma oportunidade única para profissionais de diversas áreas, da tecnologia à administração pública, se atualizarem e se conectarem com as práticas mais avançadas de gestão ágil do Brasil”, afirma a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro.
Com uma programação focada nas grandes tendências do mercado, o Agile Trends Nordeste 2025 abordará temas como inteligência artificial, transformação digital, gestão de portfólio, práticas ágeis para equipes e liderança em ambientes complexos.
No evento, a secretária executiva de Estratégias de CT&I, Teresa Maciel, comanda um keynote apresentando o Inova PE, conjunto de ações estaduais para promover a inovação, estimular a pesquisa científica, apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e fomentar o empreendedorismo inovador. Além disso, o diretor de Avanço Tecnológico, Obionor Nóbrega, participará do painel “Transformação Digital com agilidade: inovação, cultura e impacto em Pernambuco”, e o gerente de Formação Tecnológica, Wylliams Santos, ministrará a palestra “Simplicidade m projetos ágeis: sanidade”.
O Governo de Pernambuco também marca presença no evento com um stand, espaço onde terá atividades de conexão entre investidores e startups fomentadas pelas políticas públicas estaduais de ciência, tecnologia e inovação. “Essa parceria visa aproximar nosso setor público e ecossistema de inovação das melhores práticas que vem transformando o país e o mundo. Além do compartilhamento de conhecimento, o evento abre oportunidades para a geração de redes, conexões estratégicas, além de posicionar Pernambuco como um protagonista na construção de soluções mais ágeis, inovadoras e eficientes para a sociedade”, completa a secretária executiva de Estratégias de CT&I, Teresa Maciel.

Agile Trends – Um dos grandes destaques da edição 2025 da Agile Trends será a Arena IA, espaço exclusivo para explorar como a inteligência artificial está sendo usada de forma prática na gestão e na produtividade organizacional. A conferência também contará com a Arena Trends, com quatro palcos simultâneos e ambientes para networking, workshops e interação direta com os palestrantes.
O evento será dividido em duas jornadas complementares: Agile Trends Teams, de 10 e 11 de junho, voltado para o dia a dia dos times ágeis, com oficinas, palestras e ferramentas práticas; e Agile Trends Management, de 12 e 13 de junho, com foco em líderes e gestores que impulsionam a transformação organizacional.

DEPUTADO JUNIOR MATUTO FALA NO PROGRAMA DO BOCÃO

O deputado estadual Júnior Matuto, falou hoje no Programa do Bocão, sobre o abandono que se encontra a cidade do Paulista, que segundo ele, o atual prefeito entregou a cidade, ao seu Chefe de Gabinete, Fabiano e afirma que o Prefeito, só aparece quando é muito necessário e a realidade atual.
Tudo atrasado, material e o fardamento, não foi entregue nem 20%, a merenda é uma calamidade, além da saúde, que continua um caos. Disse ainda esperar que o Prefeito volte a governar o município, pois o povo o elegeu para isto.