EDUARDO MOTA ENALTECE A GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE EM DISCURSO

Durante discurso na Câmara Municipal do Recife, o vereador Eduardo Mota (PSB) fez um reconhecimento público ao trabalho da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), destacando a importância da instituição na segurança da cidade, especialmente durante o ciclo junino. O parlamentar lembrou que, até o dia 29 de junho, a Guarda estará com um efetivo de 3.370 lançamentos, atuando na proteção do patrimônio público, no apoio aos serviços municipais e na organização dos festejos, que movimentam milhares de pessoas em diversos polos.
Mota ressaltou que a atuação da GCMR no São João se dá de forma integrada e moderna, utilizando, inclusive, tecnologia de videomonitoramento. No Sítio Trindade, principal polo da festa, são 1.618 lançamentos de efetivo, enquanto na Avenida Rio Branco, são 902. O vereador também destacou a presença da unidade móvel de videomonitoramento, equipada com câmeras que permitem resposta rápida e eficiente, além da participação da Guarda nos polos descentralizados, na Caminhada do Forró e no Pátio de São Pedro.
O vereador aproveitou para elogiar o trabalho do comandante da Guarda, inspetor Cláudio Gomes, do secretário executivo de Segurança Pública, Coronel Felipe, e do secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo, ressaltando o profissionalismo, a organização e o compromisso com a cidade. Eduardo Mota também lembrou ações importantes, como o cadastramento de celulares no programa Alerta Celular, que busca combater furtos e roubos durante o período de festas.
No encerramento, Eduardo Mota destacou que a Guarda Municipal do Recife é motivo de orgulho para todos os recifenses. “A Guarda mais antiga do Brasil, a única habilitada a realizar escolta presidencial, e que em breve dará mais um passo importante na sua história, com a implantação do seu primeiro grupamento armado, fortalecendo ainda mais a segurança da nossa cidade”, concluiu.

PREFEITURA DO RECIFE AVANÇA NO PROCESSO DE ARMAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL E ANUNCIA CREDENCIAMENTO DE PSICÓLOGOS

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), deu mais um passo no processo de armamento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) com o lançamento, no último sábado (14), do edital de credenciamento que prevê a contratação de psicólogos credenciados pela Polícia Federal para realização de exames de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo pelos agentes de segurança municipais.
O edital irá credenciar 350 profissionais, que ficarão aptos a ser convocados para realizar a aplicação e análise de testes psicológicos (psicométricos, projetivos e expressivos), realizar entrevista individual e emitir laudo técnico com parecer conclusivo (apto ou inapto) sobre os agentes da GCMR em treinamento, de acordo com a Lei nº 10.826/2003 e normativas da Polícia Federal. Esse tipo de contratação funciona da seguinte maneira: os psicólogos são credenciados e passam a pertencer a um banco de profissionais aptos a prestar serviço para a Prefeitura do Recife, sendo chamados, por meio de sorteio, à medida da necessidade da gestão.
“A avaliação psicológica realizada por um profissional capacitado, além de ser uma exigência legal, é fundamental para a segurança da população e do próprio guarda municipal que venha a portar uma arma de fogo. O trabalho de um agente de segurança naturalmente já requer equilíbrio para lidar com situações desafiadoras, e nesta condição, ainda mais”, explica Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife.
O profissional interessado em se credenciar precisa acessar o site www.licitardigital.com.br, dentro da opção: Adesão – Adesão fornecedor, e seguir o passo a passo indicado no edital, disponível no Diário Oficial do Município do dia 14 de junho de 2025. O credenciamento ficará aberto por 30 dias a contar da data de publicação do edital.

ARMAMENTO – O processo que possibilitará a utilização de armas de fogo pela Guarda Civil Municipal de Pernambuco (GCMR) prevê a celebração de convênio entre a Prefeitura do Recife e a Polícia Federal, que exige que o município tenha corregedoria e ouvidoria específicas para a Guarda Municipal instaladas. Além disso, é necessário realizar avaliação psicológica e capacitar os agentes considerados aptos para o manuseio das armas. No Recife, o armamento irá começar pelo Grupo Tático de Operações (GTO) da GCMR. Importante destacar que todo agente público de segurança armado na capital utilizará também uma bodycam.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO CEMO APRESENTA CONCERTO JUNINO NA CATEDRAL DA SÉ, EM OLINDA

A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) apresenta, nesta quarta-feira (18), um concerto junino, em homenagem ao mês dos namorados. A mostra acontece, às 19h, na Igreja da Sé, localizada no Sítio Histórico da cidade e o repertório, sob a regência do maestro Éder Correia, vai do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Alceu Valença.
Com o tema: “Catedral de São Salvador do Mundo – A História de Olinda em um Monumento” o musical conta com a participação especial do historiador Bráulio Moura. Com mais de 30 anos de existência, a banda do CEMO é composta, atualmente, por 40 músicos.

 

MORRE O RADIALISTA E INFLUENCIADOR HILDEBRANDO MARQUES

Morreu hoje em Carpina, aos 76 anos o Radialista e cerimonialista Hildebrando Marques. Figura muito querida e irmão do também Radialista Paulo Marques. Hidelbrando, era funcionário aposentado da Assembleia Legislativa de Pernambuco e morava em Carpina, há mais de 10 anos, desde que se aposentou. Nosso pesar a toda família.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA PRESTIGIA SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

O prefeito Zeca Cavalcante, teve a presença da governadora Raquel Lyra acompanhada do secretário Kaio Maniçoba, Cacá de Paula da cultura e o da casa civil Túlio Vilaça.
O prefeito Zeca Cavalcante falou da sua alegria de receber a governadora Raquel Lyra, que visitou vários locais. “Estamos reconstruindo Arcoverde, fazendo um grande São João, mesmo com todas as dificuldades, mas tendo uma grande ajuda da nossa governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito em tom de agradecimento.
A governadora Raquel Lyra, disse da sua alegria de estar em Arcoverde e que está fazendo um grande São João, comandado pelo prefeito Zeca Cavalcante, que a recebeu com muita alegria e reconhecimento pelo trabalho do governo que está presente.

JOÃO CAMPOS REÚNE POSSÍVEL CHAPA DE 2026

O São João de Petrolina reuniu um grande número de políticos pernambucanos e possíveis candidatos, que podem fazer parte da futura chapa de João Campos, para o governo do estado.
Lá estavam Miguel Coelho, que pode ser o vice-governador com Marilia Arraes para o senado e Silvio Costa Filho, que podem ser conduzidos pela cabeça da chapa com João Campos, que vai conduzir todo processo que poderão chegar ao poder. Agora é esperar para ver.

CAMELA COMEMORA SANTO ANTONIO COM A PRESENÇA DE CÉLIA SALES E ROMERO SALES FILHO

O deputado estadual Romero Sales Filho, esteve em Camela, na festa de Santo Antônio, acompanhado da sua mãe, a ex-prefeita Célia Sales que matou a saudade do povo de Camela.
Para a ex-prefeita Célia Sales, o povo de Camela, tem um grande amor por Santo Antônio e ela e Romerinho, não podiam deixar de estar lá.
Para o deputado Romero Sales, estas manifestações do povo de Camela, demostra seu amor por Santo Antônio.