AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ R$ 10,2 BILHÕES DO BANCO DO NORDESTE PARA A SAFRA 2025/2026

Os agricultores familiares de toda a área de atuação do Banco do Nordeste (BNB) contarão com R$ 10,2 bilhões em crédito para custeio, investimento e fortalecimento da produção no ciclo 2025/2026.
O valor foi divulgado nesta segunda-feira, 30, em Brasília, durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do presidente do BNB, Paulo Câmara, entre outras autoridades. Na ocasião, o presidente Lula anunciou R$ 89 bilhões para a agricultura familiar brasileira, um aumento de 17% com relação ao exercício anterior.
“Nosso papel é fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de alcançar seus objetivos e que mais recursos cheguem a todos”, afirmou Lula.
Para o presidente Paulo Câmara, os recursos disponíveis no BNB para a agricultura familiar estão em sintonia com o investimento recorde do Governo Federal no setor. Em comparação com o último Plano Safra do governo anterior, o de 2025/2026 será 120% maior.
“O Banco do Nordeste tem uma função estratégica na execução do Pronaf em nossa região. Atuamos como principal operador de crédito para a agricultura familiar, acompanhando as diretrizes de inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável defendidas pelo presidente Lula”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste.
De acordo com dados preliminares do Banco Central, O BNB foi responsável por 94% dos contratos firmados e por 70% do volume financeiro contratado pelo Pronaf na região.

Impacto do Pronaf na economia
No ciclo anterior, o BNB formalizou mais de R$ 9,6 bilhões em contratos com agricultores familiares, distribuídos em mais de 660 mil operações de crédito. Desse montante, R$ 8,6 bilhões foram viabilizados exclusivamente por meio do Agroamigo, programa de microcrédito rural da Instituição.
Para a nova safra, os recursos do Banco do Nordeste seguirão diretrizes que contemplam desde a mecanização agrícola até práticas sustentáveis, passando por iniciativas como o Agroamigo Mulher, Agroamigo Jovem e estratégias voltadas à conectividade no campo, energias renováveis, valorização de comunidades tradicionais e turismo rural.
Os efeitos do crédito rural orientado vão além do campo. Análise feita pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com base na Matriz Insumo-Produto Regional, indica que os R$ 9,6 bilhões contratados pelo BNB com recursos do FNE-Pronaf no Plano Safra anterior contribuíram para gerar ou manter aproximadamente 113 mil empregos. Além disso, estima-se que esse volume resultou em um acréscimo de R$ 2,1 bilhões na massa salarial da região, R$ 502 milhões em arrecadação tributária, R$ 10,5 bilhões no Valor Bruto da Produção e R$ 4,6 bilhões em Valor Adicionado à economia brasileira.

20 anos do Agroamigo
Em 2025, o Banco do Nordeste comemora os 20 anos do Agroamigo, maior programa de microcrédito rural da América Latina. Criado com o objetivo de promover a inclusão produtiva e fortalecer a agricultura familiar, o Agroamigo segue as regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e se tornou referência internacional em desenvolvimento rural sustentável. Além do acesso ao crédito, o programa oferece orientação técnica e acompanhamento, garantindo a aplicação eficiente dos recursos e o fortalecimento da base produtiva no campo.
Ao longo de duas décadas, o Agroamigo aplicou quase R$ 46 bilhões em 8,5 milhões de operações, alcançando três milhões de clientes com uma adimplência histórica de 97,5%. Estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas tenham sido beneficiadas direta ou indiretamente. Com atuação em 2.070 municípios, a estrutura do programa conta com 1.480 agentes de microcrédito e 310 unidades de atendimento, coordenadas por 17 escritórios regionais em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

 

MINISTRO WOLNEY QUEIROZ ANUNCIA QUE AS ASSOCIAÇÕES QUE ENGANARAM E ROUBARAM OS APOSENTADOS SERÃO BANIDAS

Em entrevista ao jornalista Magno Martins, o ministro Wolney Queiroz, disse que todas as Associações que roubaram os aposentados, serão punidas, e que o governo vai pagar os aposentados o mais rápido possível, afirmando que eles não irão perder nada e que além disso, vai nos preparar um grande trabalho, junto aos aposentados para protegê-los dos golpes que são dados.

 

 

GOVERNADORA RAQUEL LYRA AUTORIZA REFORMA DO MAC

Junto com a prefeita de Olinda Mirella Almeida, a governadora Raquel Lyra, assinou o convenio de recuperação do MAC em Olinda, que estava parada desde o governo Paulo Câmara.
Segundo a prefeita Mirella Almeida o MAC, é uma obra que Olinda espera a muito tempo e isto vai valorizar muito a cultura e o turismo. Destacou a sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que está sempre premiando Olinda e que só tem a agradecer.
A governadora Raquel Lyra, salientou a importância do MAC para a cultura de Pernambuco, com um grande acervo que irá voltar e ficar à disposição da população.

INGRID ZANELLA VISITA INSTALAÇÕES DO II COMAR

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, esteve na manhã da sexta-feira (27), no Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado na zona sul do Recife. A presidente foi recebida pelo comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo e pelo sub comandante do II COMAR, coronel Spencer.
Ao lado deles, o presidente, o vice-presidente e a secretária da Comissão de Relações Institucionais Militares (CRIM) da OAB-PE, Valderedo Paes, Roberto Moliterno e Yasmin Viriato, além do assessor de relações institucionais e o chefe da assessoria jurídica do II COMAR, o coronel Gilberto e o tenente Prado, respectivamente.
A visita teve como objetivo reforçar o relacionamento institucional entre a OAB-PE e a Força Aérea Brasileira (FAB). “Agradeço a atenção do comandante do II COMAR em receber a nossa comitiva. Nossa visita representa um passo importante na construção de pontes entre a advocacia e as Forças Armadas. Nossa intenção é promover o respeito mútuo, a colaboração e o diálogo constante entre instituições que exercem papéis fundamentais na defesa dos direitos, da cidadania e da soberania nacional. A OAB Pernambuco está à disposição para colaborar com as Forças Armadas em prol da sociedade”, afirmou Ingrid Zanella.
“Aproveito para destacar a importância da atuação das nossas comissões temáticas. A Comissão de Relações Institucionais Militares desempenha um importante papel no que diz respeito ao relacionamento com os órgãos militares”, ressaltou a presidente da OAB-PE.
Para o presidente da CRIM, Valderedo Paes, é importante que exista sempre um diálogo entre as entidades. “A Comissão de Relações Institucionais Militares reafirma seu compromisso com a aproximação responsável e democrática entre a OAB e os órgãos militares, sempre pautada na legalidade, no respeito à Constituição e na busca pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, pontuou Valderedo.
Comandante – O Major-Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo é natural da cidade de João Pessoa (PB) e ingressou na FAB em 1986. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 1992 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2021. Ele assumiu o II COMAR, em dezembro de 2024, após passar pelo Comando da Academia da Força Aérea (AFA).

 

TUMULTO NA SEÇÃO DA CÂMARA DO RECIFE

Hoje os professores do Recife, foram a Câmara do Recife protestar pelo não pagamento do piso dos professores.
Houve uma discussão entre os professores e o vereador Eduardo Cunha, que acabou denunciando os professores na delegacia, levando a uma grande revolta da vereadora Liana Cisne e o deputado João Paulo, que ficaram solidários aos professores.

DANIEL COELHO SERÁ O SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE PERNAMBUCO

A governadora Raquel Lyra, nomeou o ex-secretário Daniel Coelho, para ser so novo Secretário do Meio Ambiente, ele que teve uma derrota grande para prefeitura do Recife.
Daniel Coelho, que foi deputado estadual, federal e vereador do Recife, vai assumir a área do Meio Ambiente. Daniel foi do Partido Verde e sempre teve uma liderança nesta área, ele também vai cuidar do Meio Ambiente da Ilha.
Segundo Daniel Coelho, a governadora Raquel Lyra o convocou para esta missão e vai trabalhar por Pernambuco.

SENADOR FERNANDO DUEIRE DÁ EMENDA DE UM MILHÃO AO HOSPITAL ARMINDO MOURA

O senador Fernando Dueire esteve em Moreno, para levar uma emenda de um milhão de reais e investir na modernização das UTIS do hospital. Segundo o senador, com esta emenda, o hospital poderá aumentar o número de leitos de 20 para 40.
Hospital é referência em acidentes de moto no estado, fazendo um grande trabalho na região metropolitana.
Já Antônio Júnior, diretor do hospital, que atende 100%, o SUS, salientou a importância desta ajuda para o melhor serviço do hospital junto a população e ao senador.

 

PREFEITO JOÃO CAMPOS PARTICIPA DE PROGRAMAS NA MÍDIA NACIONAL

O prefeito João Campos, é a cada dia mais solicitado para participar de programas na mídia nacional e fez uma rodada esta semana no Rio e em São Paulo.
Segundo Campos, os convites são para conhecer os trabalhos feitos no Recife, nas áreas de educação e saúde, além de questões da política nacional.
João Campos já esteve no Roda Viva, Sem Censura, no Blog da Sadi e no programa da jornalista Natuza Nery.

 

DEPUTADO ABIMAEL SANTOS ACOMPANHA ANDERSON FERREIRA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Na ida do presidente do PL de Pernambuco Anderson Ferreira a Santa Cruz do Capibaribe, acompanhado pelo deputado estadual Abimael Santos, percorreram as festas juninas da cidade e depois foram para a área de shows nos camarotes.
Anderson que disputa com Gilson Machado, a vaga para o senado, participou de vários arraias em todo estado. Para o deputado, o presidente do PL, está pronto para disputar uma vaga no senado por Pernambuco, sendo necessário construir isto no partido, mas nomes do PL, tem para oferecer a Pernambuco.

ANTONIO CAMPOS LEVA SURRA DE VOTOS NA CÂMARA DE OLINDA

Um pedido de Impeachment da prefeita de Olinda, Mirella Almeida, feito pelo eterno-candidato e derrotado do PRB, Antônio Campos a prefeitura do município. Sem liderança e muito menos votos, Antônio Campos, não consegue se livrar da derrota continua na sua condição de infernizar a vida da Prefeita.
Política sem faz com grandeza, seria bom o advogado Antônio Campos, ter aulas com seu sobrinho no Recife, ou se preparar para a próxima eleição.