BANCO DO NORDESTE DESTINARÁ R$ 11,7 BILHÕES À AGRICULTURA EMPRESARIAL NO PLANO SAFRA 2025-2026

Após o lançamento do Plano Safra voltado à agricultura familiar, ocorrido ontem, o Governo Federal apresentou, nesta terça-feira, 1º, os recursos destinados à agricultura empresarial, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, entre outras autoridades.

Do total previsto no Plano Safra 2025/2026, o Banco do Nordeste destinará R$ 11,7 bilhões à agricultura empresarial, voltada a produtores de todos os portes – mini, pequenos, médios e grandes, com exceção dos enquadrados como agricultores familiares. O orçamento é 17% superior ao disponibilizado no último Plano Safra do governo anterior.

Ao todo, a instituição estima aplicar R$ 21,9 bilhões em crédito rural em sua área de atuação, que abrange os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os R$ 10,2 bilhões restantes serão voltados à agricultura familiar.

Atualmente, o Banco do Nordeste possui um ativo rural da ordem de R$ 51,2 bilhões, sendo R$ 31 bilhões na agricultura empresarial e R$ 20,2 bilhões na agricultura familiar. Os números destacam a atuação do BNB no financiamento do agronegócio regional, respondendo por 48% do crédito rural contratado em sua área de atuação.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, os recursos disponibilizados no novo ciclo devem ampliar a capacidade produtiva e a competitividade do setor agropecuário: “O crédito rural tem sido uma das prioridades do presidente Lula por desempenhar um papel decisivo na dinamização das cadeias produtivas e na geração de oportunidades. Com os recursos previstos para este Plano Safra, o Banco do Nordeste está preparado para apoiar os produtores com soluções financeiras adequadas às suas realidades, promovendo inovação, sustentabilidade e eficiência no campo”, afirmou o executivo.

 

Destaques do novo Plano Safra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou na solenidade que o Plano Safra 2025/2026 estabelece um novo patamar de investimentos no campo. Para ele, os recursos anunciados refletem o comprometimento do governo com o agronegócio.

“Se somarmos os três Planos Safra da nossa gestão, chegamos a R$ 1,72 trilhão, aproximadamente o dobro do que foi investido nos três anos do governo anterior. Isso mostra que queremos ir além: elevar ao máximo os ganhos que esses recursos podem gerar para os empresários, para a sociedade e para o Brasil”, afirmou o presidente.

Entre as novidades do Plano Safra 2025/2026, destaca-se o incentivo às práticas sustentáveis, com oferta de juros reduzidos para produtores que adotarem medidas de conservação ambiental. Também será disponibilizado crédito para produção de mudas, reflorestamento e culturas de cobertura, que ajudam a preservar o solo entre as safras.

Outra medida importante é a elevação do limite de renda anual para enquadramento no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), que passou de R$ 3 milhões para R$ 3,5 milhões. Além disso, foi prorrogado até 30 de junho de 2026 o desconto de 0,5 ponto percentual nas taxas de juros das operações de custeio para produtores do Pronamp e para quem adotar práticas sustentáveis, conforme as regras definidas por cada instituição financeira.

COWORKING DA OAB-PE É O MAIOR DO BRASIL À DISPOSIÇÃO DA ADVOCACIA

Uma estrutura moderna e funcional, pensada para atender às necessidades da advocacia. Localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o Coworking Professor Octávio Lôbo possui espaços adaptáveis, infraestrutura de ponta e localização privilegiada. O ambiente proporciona aos profissionais do direito um local eficiente para o desenvolvimento de suas atividades, com conforto e praticidade. Para fazer uso dos serviços, basta ligar no número 2011-0093 e realizar um agendamento.

Estrutura – Ao todo, são mais de cem postos de trabalho com internet gratuita, oito salas de reunião, três salas de audiência e uma de vídeoconferência para que advogadas e advogados possam atender seus clientes com a máxima comodidade e profissionalismo. Trata-se do maior coworking de uma OAB no Brasil.

Endereço fiscal – Na unidade, também é oferecido o serviço de endereço fiscal para profissionais que precisam estabelecer um domicílio fiscal a baixo custo – taxa mensal de apenas R$ 39 para contratos de 12 meses.

Horário e endereço – O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Localizado na Avenida Domingos Ferreira, nº 1195, em Boa Viagem, o espaço presta homenagem a Octávio Lôbo.

Agendamento – Para fazer uso dos serviços, basta ligar no número 2011.0093.

 

SECRETARIA DE SAÚDE DO PAULISTA REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE

Na manhã desta quinta-feira (3), a Prefeitura do Paulista realizou a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. As informações foram apresentadas em audiência pública, no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade, com os dados do primeiro quadrimestre de 2025.

A mesa foi composta pela vice-presidente da Câmara, vereadora Marcelly da Aquarela, que presidiu a sessão, além da 2ª secretária, Fernanda de Edinho, do vereador Nilson de Irmã Iolanda, da secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, e do superintendente de Atenção Especializada, Kenned Teixeira.

“A prestação de contas da Secretaria de Saúde do Paulista é fundamental, pois oferece transparência e embasamento para que os representantes públicos possam responder à população de forma responsável. Quando somos cobrados nas ruas, uma apresentação como essa nos dá argumentos concretos para defender nosso mandato e demonstrar que há uma gestão comprometida, com um prefeito e uma equipe técnica que trabalham pelo povo e pelo bem da cidade”, ressaltou a vice-presidente da Câmara, vereadora Marcelly da Aquarela.

“Acredito que a participação da população também é essencial nesse processo. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por exemplo, que atuam diretamente como ponte entre a gestão e os serviços de saúde e a comunidade, são peças fundamentais para transmitir de forma clara tudo o que é apresentado. Por isso, momentos como este são fundamentais. Enquanto representante, reforço que não só nós, eleitos, devemos estar envolvidos, mas todos os atores sociais. A participação de todos é essencial para transformar, de forma positiva, nossa realidade”, disse a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários do Paulista (SINDACSPA- PE), Gleybsa Ramos.

“Estamos em um momento de organização da gestão, especialmente no que diz respeito às contas públicas, à distribuição dos recursos e às despesas, conforme os parâmetros estabelecidos pelo financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC) e da Atenção Básica, que são repassados ao município. Outro ponto relevante é que o município tem cumprido com responsabilidade sua obrigação de aplicar o percentual mínimo exigido na área da saúde. Estamos dentro dos limites legais e das diretrizes estabelecidas para garantir uma assistência qualificada à população”, ressaltou a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde de Paulista, Gislaine Calado.

“Esta é uma prestação de contas voltada para apresentar à sociedade os gastos realizados no último quadrimestre, bem como as ações propostas, o que foi efetivamente executado e os resultados alcançados, não apenas em termos financeiros, mas também em relação à execução das políticas públicas de saúde. Nosso objetivo é sempre aprimorar os serviços e a qualidade da saúde no município. Agora, com o início do segundo semestre, temos mais dois quadrimestres pela frente e a expectativa é de que, a cada mês, nossos indicadores evoluam positivamente”, concluiu a secretária de Saúde do Paulista, Sônia Arruda.

Fotos: SECOM

 

MANO MEDEIROS INAUGURA PONTE DA CASCATA EM SANTO ALEIXO

Moradores do bairro de Santo Aleixo, no Jaboatão dos Guararapes, viveram uma manhã de muita animação, serviços gratuitos e entrega de obra. Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura Municipal realizou mais uma edição do projeto Caravana Jaboatão da Gente e inaugurou a Ponte Manoel Borba, mais conhecida como Ponte da Cascata, que foi entregue oficialmente à população. O prefeito Mano Medeiros participou da inauguração e agradeceu o empenho da equipe da prefeitura, além da parceria com a comunidade.

“O sentimento de hoje é de profunda gratidão. Há muito tempo essa obra estava no radar da prefeitura, mas havia um longo caminho burocrático pela frente. Tínhamos consciência disso e começamos a trabalhar. Graças a Deus, estamos aqui para entregar essa obra importante aos moradores”, destacou Mano Medeiros.

Antes da cerimônia de inauguração, a Caravana Jaboatão da Gente já estava em ritmo acelerado de atendimentos. Os moradores da região tiveram acesso a corte de cabelo gratuito, atendimento com clínico geral, exames de sangue, verificação de glicose e pressão arterial, além de serviços veterinários para cães e gatos, entre outros serviços oferecidos pela prefeitura.

O aposentado Francisco Chagas, 66 anos, acompanhou sua mãe, Antônia Moraes, para atendimento com clínica geral e outros serviços da Caravana. “A gente aprova demais esse tipo de ação, pois a prefeitura se aproxima das pessoas que mais necessitam desses serviços. Só temos a agradecer”, afirmou Francisco.

Fotos: Leandro de Santana e Chico Bezerra

SECRETÁRIO DANIEL COELHO FALA DOS PROJETOS PARA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E NORONHA

Ontem tive o prazer de entrevistar o novo Secretário do Meio Ambiente, Daniel Coelho (PSD), que assume uma secretaria difícil, mas que conhece, pois é um assunto que ele domina.
Ele falou no Programa sobre suas prioridades, destacando as questões dos lixões nos municípios, que não tem o equipamento que é fundamental para estruturar uma política de meio ambiente, além das metas estabelecidas pela Governadora Raquel Lyra, que vão ocupar todo seu tempo. Também falamos de política, onde disse que não é sua prioridade, mas que ele é um político, tem um partido e que não pode fugir de uma convocação.

 

CARLOS MUNIZ SALIENTA SUCESSO DO SÃO JOÃO DO RECIFE

O São João do Recife, foi assunto, foi o que se disse ontem, na Câmara de Vereadores do Recife, através do vereador Carlos Muniz, que salientou a importância, tanto culturalmente como economicamente para cidade, fazendo com que os polos tivessem uma presença recorde de público.
Segundo Carlos Muniz, o São João do Recife, mostra que quando a festa é feita respeitando a cultura, a população reconhece e prestigia.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA E A VICE-GOVERNADORA PRISCILA KRAUSE INAUGURAM ESTATUA DE FREI CANECA FECHANDO OS 200 ANOS DA COMEMORAÇÃO DO EQUADOR

Hoje na Praça da República, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause, inauguraram a estátua de Frei Caneca.
Segundo a governadora Raquel Lyra, o bicentenário da Revolução de 1817, que auto afirmou o conceito de República no Brasil e para a governadora foram heróis, como Frei Caneca, que alimentaram os sonhos Republicanos no Brasil.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA NOMEIA NOVOS SECRETÁRIOS

A governadora Raquel Lyra empossou ontem, os novos secretários no seu governo, Daniel Coelho, assume a secretaria do Meio Ambiente e André Teixeira, a de Mobilidade e Infraestrutura e vai comandar o maior orçamento do governo.
Daniel que já foi testado no Turismo, além de mandatos de deputado federal e estadual, com muita experiência na área, pois pertenceu ao Partido Verde.
Já André Teixeira, que é primo da governadora Raquel Lyra e vice-presidente do PSD, assumira a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade com um orçamento milionário e desta forma, a Governadora vai colocando seu time na rua para as eleições DE 2026.

PREFEITO JOÃO CAMPOS EMBARCA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARA O CANADÁ

O prefeito João Campos esteve ontem no aeroporto internacional Gilberto Freyre para embarcar alunos da rede municipal de ensino para o Canadá.
Em clima de festa, lágrimas e sorrisos dos familiares o prefeito João Campos assistiu ao embarque dos alunos do projeto de intercambio educacional e cultural.
Segundo a mãe da estudante Lúcia Brito, ela já estava com saudades, mas muito feliz pela filha, que é muito importante para o futuro dela e da família.
O prefeito João Campos disse que este projeto prepara as futuras gerações do Recife e estava muito feliz.