FREVO DESEMBARCOU EM PARIS PARA CELEBRAR O RECIFE E A CIDADE DE O AGENTE SECRETO NO BERÇO DO CINEMA

O Carnaval do Recife desembarcou em Paris neste sábado (5) em uma ação da Prefeitura do Recife, que levou à cidade que é berço mundial do cinema uma apresentação da Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo, além do grupo de dança Guerreiros do Passo e dos cantores Almério e Flaira Ferro, representantes da nova geração. A ação promoveu o début em circuito aberto de “O Agente Secreto”, filme do recifense Kleber Mendonça Filho, no encerramento do Cinéma Paradiso Louvre, festival ao ar livre que aconteceu defronte ao famoso museu, com os 2,5 mil ingressos disponíveis esgotados há, pelo menos, duas semanas antes do evento.
A ação surpresa e apoteótica ocorreu antes da veiculação da película e foi aberta por uma clarinada, acordando na alma da plateia incauta a alegria que só os acordes que anunciação do frevo promove. O som dos metais anunciaram o cortejo em meio ao público da Orquestra popular do Recife sob a batuta de maestro Ademir Araújo e o ‘fervo’ dos Guerreiros do Passo, convidando a multidão a participar da folia que reverenciou o frevo e suas origens com canções instrumentais como Três da Tarde (Lídio Francisco e Lídio Macacão), Relembrando o Norte (Severino Araújo) e o clássico Vassourinhas, de Joana Batista e Matias da Rocha.
Em palco, Almério e Flaira Ferro foram os representantes da nova geração, em um repertório que incluiu “Bom Demais” (J. Michiles), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Voltei Recife” (Luiz Bandeira) e “Pagode Russo” (Luiz Gonzaga). O final da surpresa foi marcado pela “Ciranda de Maluco”, de Otto. Antes da veiculação do filme, o público ainda foi surpreendido com a distribuição de sombrinhas de frevo e leques com os dizeres nas duas línguas, “Luz, Câmera, Frevo”. “Recife, a cidade do Agente Secreto”.

RECIFE, FREVO E CINEMA – A capital pernambucana possui uma longa e estreita ligação com a Sétima Arte, surgida em Paris. Além do Ciclo do Recife, circuito cinematográfico na década de 1920, a cidade foi uma das pioneiras na retomada, nos anos 1990 e, desde então, possui verdadeiras referências no circuito internacional, sobretudo pelas mãos de Kléber Mendonça Filho, que esteve em reunião com o prefeito João Campos na sede do poder municipal, pós-Cannes, onde venceu as categorias de melhor ator, para Wagner Moura, além de melhor direção para o próprio KMF.
Na ocasião da reunião, o prefeito João Campos, cuidou pessoalmente das tratativas do evento em Paris com o cônsul francês no Recife, Serge Gas, além do embaixador da França, Emmanuel Lenain, ambos presentes no encontro.

 

GOVERNADORA RAQUEL LYRA NOMEIA PRIMO DE MIGUEL COELHO PARA SUAPE

Uma nomeação feita pela governadora Raquel Lyra, em Suape, levantou suspeitas de uma aproximação da família Coelho.
O nomeado foi Armando Reis Peixoto Filho, sobrinho do ex-senador FBC e primo de 1º grau, de Miguel Coelho, filho de uma irmã do ex-senador e figura muito influente na família Coelho. Este movimento da Governadora, pode trazer os Coelho, para seu guarda-chuva político. É esperar para ver.

EMPREL PASSA A ATUAR COMO INSTITUIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO (ICT)

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) foi oficialmente reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), marcando um novo capítulo em sua trajetória como protagonista da transformação digital no Recife. Conforme Decreto nº 38.871, publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 26 de junho, a Emprel passa a integrar o seleto ecossistema nacional de inovação científica e tecnológica, podendo atuar diretamente em projetos de pesquisa aplicada, celebrar parcerias estratégicas com universidades e centros de pesquisa, e até participar do capital de empresas que desenvolvam produtos ou processos inovadores, alinhados às diretrizes das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
A mudança fortalece o papel da Emprel como articuladora da transformação digital da cidade, ampliando sua capacidade de investir, pesquisar, inovar e cocriar soluções com startups, universidades, centros de pesquisa e o setor privado, tendo sempre como foco o interesse público e o bem-estar da população. “Esse reconhecimento chancela uma mudança que já vínhamos estruturando. A Emprel já operava como uma ICT na prática, sendo referência nacional em inovação pública. Agora, com o respaldo jurídico, ampliamos as possibilidades de atuação com mais autonomia, mais parceiros e mais impacto. É uma conquista para o Recife, que reafirma sua liderança em transformação digital no setor público”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.
“Através de parcerias estratégicas que surgiram com os ciclos do EITA! Recife, com experimentação urbana através do EITA! Labs, e os contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, como a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Emprel já desenvolvia processos que envolvem pesquisa científica, desenvolvimento experimental e inovação tecnológica, com o objetivo de melhorar a competitividade de empresas e instituições, impulsionar o progresso tecnológico e solucionar desafios da sociedade e do mercado”, destaca Cunha.
A Emprel é responsável por diversas plataformas e sistemas que modernizam a gestão pública e facilitam o acesso da população a serviços essenciais, como o Conecta Recife, GO Recife (emprego, renda e empreendedorismo), plataforma Coreto, Conecta Zap, CredPop, digitalização do SUS municipal, ferramentas de gestão para a educação pública, além de soluções de atendimento social como o agendamento digital do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Sermos, agora, uma ICT representa não apenas uma conquista jurídica, mas um salto estratégico para consolidar a Emprel como motor da inovação pública no Recife. Nossa missão é clara: usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantir serviços eficientes e promover inclusão. A partir de agora, podemos estabelecer parcerias mais amplas, criar laboratórios de inovação, investir em pesquisa aplicada e colaborar com empresas que desenvolvam soluções voltadas para as prioridades da cidade, como saúde, educação, mobilidade e assistência social”, afirma Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
Agora, como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), a Emprel fortalece também seus objetivos institucionais, que incluem:

* Garantir a integridade e a segurança da base de dados do governo municipal, considerada patrimônio público intangível;
* Propor diretrizes e padrões tecnológicos para integração e portabilidade entre sistemas municipais;
* Oferecer soluções em TI sob medida para cada órgão da Prefeitura, com foco em escalabilidade e eficiência;
* Manter infraestrutura crítica, como Data Center, para garantir o funcionamento contínuo de serviços essenciais;
* Promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos na área de tecnologia;
* Estimular a formação de profissionais com programas como residência em software, estágio e capacitação técnica;
* Atuar na inclusão digital, democratizando o acesso à informação e fortalecendo a comunicação entre governo e sociedade;
* Apoiar a economia popular com plataformas digitais de microcrédito e geração de renda.

Com o novo status, a Emprel poderá, ainda, captar recursos federais e atuar como proponente em chamadas públicas de fomento à inovação, como editais da FINEP, CNPq, Embrapii e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), ampliando a capacidade de investimento da empresa sem depender exclusivamente do orçamento municipal.
Além disso, o novo arcabouço legal permite à Emprel operar de forma mais estratégica na comercialização de soluções, criando alternativas de autossustentabilidade financeira. Essas soluções já estão disponíveis no Marketplace da Emprel: https://solucoes.emprel.gov.br.

FOTO – ARNALDO CARVALHO E IVISON GAMBARRA

 

LULA PATROCINA APROXIMAÇÃO ENTRE HUMBERTO COSTA E SILVIO COSTA

O presidente Lula, está patrocinado a aproximação entre Humberto Costa e Silvio Costa, começaram a fazer agenda juntos, além de montarem um trabalho para defender o governo Lula, nas áreas estratégicas do governo.
Temos um compromisso com o Presidente de defesa do seu governo, disse o ministro Silvo Costa e continuaremos este trabalho em Pernambuco e no Brasil.
Já o senador Humberto Costa, disse que está disposto com o trabalho que os une, para o bem do Brasil e a democracia brasileira.

DEPUTADO GILMAR JÚNIOR NO CONGRESSO DO MERCOSUL REPRESENTA ENFERMAGEM

O deputado estadual Gilmar Júnior do PV, está representando a enfermagem pernambucana no Congresso do Mercosul na Argentina. “Estamos aqui lutando para um reconhecimento da nossa enfermagem entre os padrões da enfermagem da América Latina em termos de currículos e experiência internacional” disse o deputado.
Gilmar Júnior, tem uma grande atuação nos problemas da saúde.

 

ANDREIA MEDEIROS SE FILIA AO PSD DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA

O partido da governadora Raquel Lyra, ganha reforço forte na região metropolitana. A primeira-dama de Jaboatão, Andreia Medeiros, se filiou a PSD esta semana, para disputar um mandato de deputada estadual.
“Estamos entrando nesta luta ao lado da governadora Raquel Lyra, para desenvolver Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes e fortalecer o partido”, declarou Andréia Medeiros.

JAYME DA FONTE 70 ANOS HONRANDO A SAÚDE DE PERNAMBUCO

O Hospital Jayme da Fonte, que cuida das famílias de Pernambuco há 70 anos, com profissionalismo e carinho familiar, em uma grande e moderna estrutura hospitalar, vem se atualizando sem perder sua tradição.
Localizado no Bairro das Graças, miolo do Recife se coloca como um Hospital humanizado, que sabe da história de cada paciente.
Segundo seu Diretor Superintendente Antônio da Fonte, declara que o que mais valoriza, o trabalho do Hospital Jaime da Fonte e como o cliente é tratado, com carinho familiar, onde o paciente não é número, é gente.
Sem dúvida, o Jayme da Fonte, continua na luta pelo povo de Pernambuco, é uma “baraúna” da saúde de Pernambuco.

.

HOSPITAL JAYME DA FONTE INAUGURA AUDITÓRIO EM HOMENAGEM AO MÚSICO CAPIBA

Em meio às comemorações de 70 anos de existência, o Hospital Jayme da Fonte, um dos mais importantes complexos hospitalares do Nordeste, inaugurou nesta quinta-feira (3) o novo auditório, chamado “Capiba”, em homenagem ao músico pernambucano e maior compositor de frevos do Brasil. O evento contou com a presença de familiares do artista, falecido em 1997, dentre eles a viúva, Zezita.
Homenagem
“Não podíamos inaugurar esse novo espaço sem uma justa homenagem ao amigo Lourenço da Fonseca Barbosa, o inesquecível Capiba. Um artista que nos inspira até hoje. Um nome que nos deixou há 28 anos, mas que permanece vivo por sua contribuição à nossa cultura. Nas vezes que esteve por aqui, sempre demonstrou simpatia, por todos, sendo considerado um amigo do Jayme da
Fonte. Um artista que nos enche de orgulho com suas belas e até hoje atuais composições. Um pernambucano raiz”, disse Antônio Jayme da Fonte, superintendente do Hospital Jayme da Fonte.
Tânia Campos, gerente de mercado da Folha de Pernambuco, esteve no evento representando o diretor operacional do jornal, José Américo Lopes Góis. A inauguração também contou com a presença da coordenadora de executivos multimídia da Folha, Wilma Mota; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Og Marques Fernandes; do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Eduardo Guilliod Maranhão; além do jornalista Arthur Carvalho.
“A Folha de Pernambuco tem a honra de marcar presença na inauguração do novo auditório do Hospital Jayme da Fonte, uma justa homenagem ao Mestre Capiba ícone da cultura pernambucana. É um momento de reconhecimento à história, à música, à cultura e ao cuidado com as pessoas, valores que também compartilhamos”, frisou Tânia.
As celebrações de aniversário do Hospital Jayme da Fonte seguem com uma missa comemorativa, no dia 22 de julho, na Igreja das Graças, às 18h30.
Estrutura
O moderno auditório está instalado no nono andar do prédio do hospital e conta com quase 200 metros quadrados e capacidade para até 100 pessoas, incluindo espaço de acessibilidade para cadeirantes. O espaço possibilitará a realização de seminários, congressos, simpósios e outros eventos para aperfeiçoamento dos médicos e capacitação permanente da equipe técnica.
Recentemente, o Jayme da Fonte também inaugurou um novo centro cirúrgico, com seis salas, espaço para vídeo cirurgias, sistema de anestesia que monitora com precisão a dosagem dos medicamentos, equipamentos para cirurgias neurológicas de grande porte, microscópio e mesas especiais para obesos mórbidos.
História
Criado pelo médico Jayme Wanderley da Fonte, em 1955, no Recife, o Hospital Jayme da Fonte é referência na assistência à saúde em todo o Brasil, com mais de 200 leitos, duas UTIs completas, e serviços de urgência e emergência 24h em traumato-ortopedia, bem como clínica médica, cirurgia geral e cardiologia. A unidade conta ainda com um centro de diagnóstico por imagem completo e uma rede ambulatorial com mais de 30 especialidades, sendo referência para realização de transplantes cardíaco e de fígado, com mais de 1,3 mil procedimentos já realizados somente na área hepática.
O Jayme da Fonte detém o Selo Prata concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes certificadoras na área de saúde do país. Este ano, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) receberam os Selos Top Performer e Eficiência, concedidos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)/Epimed Solutions.

Fonte – Jornal Folha de Pernambuco