OAB PERNAMBUCO LANÇA CARTILHA “CONTRA O GOLPE DO FALSO ADVOGADO”

Com o aumento no número de casos envolvendo fraudes com o nome de advogados e escritórios de advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) lança a cartilha “Contra o golpe do falso advogado”. A iniciativa é realizada numa parceria da Diretoria de Prerrogativas com a Ouvidoria e a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE. A cartilha está disponível no  e será amplamente divulgada nas redes sociais da Ordem.

“Esse é um problema que macula o exercício profissional e traz enormes prejuízos econômicos à sociedade. Além dos nossos canais de denúncias, lançamos a cartilha para informar, orientar e proteger tanto os advogados e advogadas quanto os cidadãos e cidadãs que buscam serviços jurídicos de boa-fé. Nesta publicação, reunimos informações detalhadas sobre como o golpe funciona, como preveni-lo e, principalmente, como reagir caso ele ocorra”, enfatizou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

O diretor de Prerrogativas, Yuri Herculano, destacou a importância de alertar a população sobre o golpe. “A OAB-PE elaborou, com apoio técnico da Ouvidoria e da Comissão de Prerrogativas, um conjunto de medidas práticas que podem ser incorporadas à rotina profissional com facilidade. Dentre elas, destacamos a importância de inserir cláusulas de prevenção a fraudes em contratos, informar clientes sobre os canais oficiais da advocacia, desconfiar de abordagens feitas somente por WhatsApp, e reforçar sempre que os atendimentos jurídicos devem ser formalizados com documentos adequados”, explicou.

“Nosso papel institucional é acolher, escutar e encaminhar essas denúncias de forma responsável. Sabemos que a exposição pode gerar medo ou constrangimento, mas reforçamos que a Ouvidoria é um canal seguro, ético e sigiloso. É por meio do relato de cada caso que conseguimos mapear as táticas utilizadas pelos golpistas e fortalecer as ações de prevenção e combate”, asseverou a ouvidora-geral da OAB-PE, Renata Berenguer.

“Diante desse cenário, a OAB-PE, por meio da CDAP, intensificou seus esforços na fiscalização e no apoio às vítimas, colaborando com autoridades competentes na identificação e punição dos responsáveis. Também estamos comprometidos com ações educativas e preventivas, como esta cartilha, que orienta a população sobre como identificar e evitar esse tipo de golpe” explicou a  presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE, Tássia Perrucci.

Outras ações – Além da cartilha, a OAB-PE também criou um canal exclusivo para denúncias de golpes. Pelo e-mail [email protected], advogados e advogadas podem juntar provas e encaminhá-las. Esse material é entregue diretamente à polícia.

A seccional pernambucana da Ordem também aderiu à campanha do Conselho Federal da OAB (CFOAB) que prevê a orientação da população, a prevenção de novas vítimas e a disponibilização de ferramentas práticas, como a plataforma digital ConfirmADV – um site que permite verificar a identidade de advogados de forma rápida e segura.

PREFEITURA DO RECIFE ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A assinatura da ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição e seu nicho, no Morro da Conceição, vai acontecer nesta quarta-feira (9). Com isso, está remarcado o ato que vai registrar o início das obras pela Prefeitura do Recife. O monumento, símbolo de fé e patrimônio cultural da cidade, contará com serviços técnicos especializados para reavivamento da pintura e tratamento de pontos de oxidação, com o objetivo de garantir a preservação desse importante marco histórico e religioso.

 

ANDERSON FERREIRA DIZ QUE COM PT NÃO CONVERSA

Na filiação partidária de Andreia Medeiros ao PSD, da governadora Raquel Lyra, para disputar um mandato de deputada estadual, o presidente do PL, Anderson Ferreira, disse que onde o PT estiver, o PL estará contra e não abre mão de marcar a diferença com o PT e afirmou que Jaboatão, precisa de Andreia na Assembleia Legislativa, para honrar o povo de Jaboatão.

 

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ASSINA FICHA DE ANDREIA MEDEIROS AO PSD

Como presidente do PSD, a governadora Raquel Lyra, assinou ontem, em uma casa noturna de Jaboatão dos Guararapes, com uma verdadeira multidão que compareceu ao evento e ainda a presença dos irmãos Ferreira, além da maioria dos vereadores de Jaboatão, a filiação da Primeira-dama do Jaboatão. Segundo a governadora Raquel Lyra, a esposa do prefeito Mano Medeiros, Andreia uma liderança natural e ela sabe da sua importância para o povo de Jaboatão. Andreia agora, vai presidir o partido no município.

BANCO DO NORDESTE LANÇA EDITAL DE R$ 15 MILHÕES PARA APOIAR PROJETOS VOLTADOS AO BIOMA CAATINGA

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, nesta sexta-feira, 4, no cineteatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, o primeiro edital com valores do Fundo Sustentabilidade da instituição. Estão sendo disponibilizados R$ 15 milhões em recursos não reembolsáveis destinados a fomentar o desenvolvimento socioambiental do bioma caatinga, objetivando sua recuperação, preservação, bem como uso sustentável.

Entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos com sede ou filiais nos estados do Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, com finalidade que se relacione com as características do projeto a ser apresentado, poderão concorrer à chamada pública, que contemplará trabalhos de R$ 1 milhão a R$ 2,5 milhões. As iniciativas com implantação em municípios com clima árido ou inclusos em núcleos de desertificação contarão com pontuação adicional para efeito de seleção.

Os recursos financeiros poderão atender despesas importantes como recursos humanos, serviços de terceiros, equipamentos, materiais permanentes e de consumo. Os projetos, que devem ter prazo de execução de 24 meses a 36 meses, podem ser inscritos até 25 de agosto, mas é preciso estar atento às fases preliminares.  As informações estão disponíveis no site do Banco do Nordeste, na área de Editais do Fundeci.

O diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, ressaltou a importância dos recursos direcionados à temática selecionada. “É preciso que a gente entenda a relevância do semiárido e da caatinga, de suas vulnerabilidades, mas também suas potencialidades, como geração de energias renováveis, principalmente solar e eólica. O Banco do Nordeste, como um dos grandes incentivadores de nossa região, deposita esperanças de que esse edital será um sucesso e trará grandes projetos para apoio à restauração sustentável de nosso bioma caatinga”, afirmou.

O executivo lembrou, ainda, que o Banco do Nordeste participa da iniciativa “Caatinga Viva”, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com aporte de R$ 10 milhões.

O diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Alexandre Henrique Bezerra Pires, evidenciou a importância do edital para a preservação da caatinga. “Parabenizamos o Banco do Nordeste pela iniciativa de lançar no primeiro edital do Fundo Sustentabilidade essa temática, como bioma exclusivamente brasileiro. A gente já perdeu mais de 42% da sua cobertura vegetal nativa e que, ao mesmo tempo, tem um conjunto de riquezas – do ponto de vista da biodiversidade, das questões socioculturais – e é um dos mais afetados pelo processo das mudanças climáticas, sobretudo, da desertificação”, frisou.

Edmilson Miranda, vice-reitor da UFPI, também enfatizou a relevância da chamada pública para a comunidade acadêmica. “O lançamento de um edital desta relevância vai, cada vez mais, estimular nossos pesquisadores a apresentarem soluções para os problemas detectados nessa região tão necessitada”, disse.

Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento o superintendente do BNB no Piauí, Francisco Lopes, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, além de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Embrapa, Ibama, comunidade acadêmica, associações, dentre outros parceiros locais.

LULA CONDENA ATAQUES DE ISRAEL CONTRA IRÃ E PALESTINA DURANTE BRICS

O presidente Lula diz que a instrumentalização da Agência Internacional de Energia Atômica levou ao ressurgimento do temor de uma catástrofe nuclear. O presidente Lula fez a declaração na abertura da sessão plenária “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”, do Brics.
O presidente brasileiro também condenou os ataques ao Irã e as ações israelenses na Palestina, o que chamou de genocídio. Defendeu cessar-fogo e uma solução pacífica duradoura para Ucrânia e Rússia. Ao mencionar estes governos, ele apontou a perda de credibilidade do Conselho de Segurança da ONU.
Lula também falou que o multilateralismo e conquistas ambientais e de saúde global estão ameaçadas no cenário atual.
O Brics é composto por onze países membros. Brasil China, Rússia, Índia e África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Irã e Indonésia. Ainda tem outros 10 países parceiros, que não têm poder de voto nas decisões do grupo. Os países membros representam 39% da economia mundial, quase um quarto do comércio e a metade da população do mundo.

PREFEITURA DO RECIFE ENTREGA CONJUNTO DE OBRAS DO PROGRAMA PARCERIA NA VÁRZEA

A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (5), um conjunto de obras de proteção de encostas realizadas pelo Programa Parceria na comunidade de Barreiras, bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. As melhorias receberam investimento total em torno de R$ 46 mil e estão inseridas na Ação Inverno 2025, pacote de intervenções em andamento que totaliza investimentos de R$ 322,9 milhões para minimizar os impactos das chuvas. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, acompanhou as entregas.
“A gente se orgulha muito de ter obras como essa do Parceria aqui no bairro da Várzea, porque a gente sabe que essa é a verdadeira parceria entre as pessoas e a prefeitura. A gestão municipal entra com material e com toda a orientação técnica e as famílias tocam a obra. Hoje, só aqui nessa região, a gente tem mais de 30 obras do parceria.É uma satisfação imensa estar fazendo uma agenda como essa no sábado e saber que a gente ainda vai fazer muito mais”, ressaltou Victor Marques.
Os serviços foram realizados na Rua Água Clara, numa área total de 274 m2, garantindo mais segurança e qualidade de vida para as famílias que moram no local. Na altura dos números 358, 256 e 140, foi feita intervenção em alvenaria, com três cintas e tela argamassada, com investimento de R$ 21,7 mil. Já no número 218-D, onde foram aplicados R$ 24,2 mil, a proteção da encosta foi feita com alvenaria armada e tela argamassada. Os trabalhos ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec).
Samuel Ferreira de Oliveira, morador de uma das casas beneficiadas e que executou a obra, falou sobre a experiência com o Programa Parceria. “Foi muito trabalho, mas a equipe da Defesa Civil nos auxiliou, dando instruções para que saísse tudo como foi planejado. Tenha certeza que, se tiver coragem e diposição, a obra é feita com todo o apoio da Prefeitura. Agora tanto as famílias de cima, como as de baixo, podem dormir tranquilas”, disse.
Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).
Nos últimos quatro anos, foram concluídas 4.239 obras do Parceria e outras 1200 serão executadas em 2025, das quais 357 estão em andamento e 351 foram concluídas. O programa Parceria foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.

INVESTIMENTOS – Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Foto – Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

 

NOVA FERRAMENTA DA RECEITA FEDERAL VAI TENTAR REDUZIR AS FRAUDES MÉDICAS

A nova funcionalidade está disponível no aplicativo oficial do órgão.
O objetivo é reforçar o combate às fraudes em deduções médicas no Imposto de Renda. A medida atende um pedido da Associação Brasileira de Planos de Saúde.
Segundo a entidade, entre 2019 e 2024, esse tipo de fraude causou prejuízos de cerca de 12 bilhões de reais.
A ferramenta permite que o próprio contribuinte cheque se o recibo médico lançado na declaração realmente existe e se os dados informados batem com os registros da Receita.
Esses dados são, por exemplo, número do recibo, valor e CPF do paciente e beneficiário.
Desde o início do ano os profissionais da saúde são obrigados a emitir os recibos pelo sistema Receita Saúde.
Já os beneficiários podem verificar essas informações pelo aplicativo da Receita Federal.

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULO NOVOS, CAÍRAM EM JUNHO

Na comparação com maio, foram emplacados 5,6% menos veículos, segundo a Fenabrave, que é a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
A entidade ressalta, no entanto, que o sexto mês do ano teve menos dias úteis e essa é a principal explicação para o recuo.
Segundo os dados divulgados, foram licenciadas, em junho, um total de 212.897 unidades
Apesar da queda na análise mensal, os resultados acumulados de 2025 são positivos para o setor.
Nos seis primeiros meses, foram emplacadas 1.143.657 mil unidades, total que é 4,8% maior ao registrado entre os meses de janeiro a junho do ano passado.
Entre todos os veículos emplacados, 1.076.896 foram veículos de passeio e utilitários leves. Nesse recorte e mantendo a análise do semestre, a alta anual chega a 5,05%
Quando entram na conta as motocicletas, os implementos rodoviários e outros veículos, a alta entre um ano e outro é ainda maior, chega a 7%.
E as motocicletas merecem destaque. Apenas em junho, foram comercializadas 179.358 unidades, o que representou crescimento de 8,1% em comparação ao ano passado. Já no acumulado do ano, as vendas beiram 933 mil unidades, avanço de mais de 10% frente a igual período de 2024.

 

LÍDERES DO BRICS PEDEM ATENÇÃO PARA O CLIMA E DOENÇAS TROPICAIS

Além de mencionar temas como guerras, governança, economia e inteligência artificial, a Declaração do Rio de Janeiro, assinada pelos líderes dos países do Brics, tratou de dois outros assuntos considerados fundamentais: emergência climática e o combate a doenças tropicais negligenciadas.
Um dos pontos-chave apresentados no combate às mudanças climáticas é a transição energética, pelo fim do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo. No entanto, o documento reconhece que os “combustíveis fósseis ainda têm papel importante na matriz energética mundial, particularmente para mercados emergentes e economias em desenvolvimento”, como é o caso do Brasil.
Os integrantes do Brics também sinalizaram a intenção de criar o TFFF, sigla em inglês para Fundo Florestas Tropicais para Sempre, em Belém do Pará, durante a COP30, em novembro. Juntos, os países querem “mobilizar financiamento de longo prazo, baseado em resultados para a conservação de florestas tropicais” e buscam encorajar países doadores a anunciarem “contribuições ambiciosas”, para garantir a operacionalização do fundo em tempo hábil.
O assunto saúde foi uma das prioridades da presidência brasileira no Brics. No documento assinado neste domingo (6), os líderes do bloco do chamado Sul Global anunciaram a busca de uma parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas – aquelas mais comuns em regiões mais pobres do mundo. A ideia é buscar união no combate às causas da desigualdade no acesso a tratamentos e pesquisas, como a pobreza e a exclusão social.
A carta ressalta o papel da OMS, Organização Mundial da Saúde, como “autoridade orientadora” e defende o fortalecimento dos mecanismos de financiamento. Onze países são membros permanentes do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã.

Fonte – Agência Brasil