CTTU TIRA DÚVIDAS SOBRE O SERVIÇO DE ZONA AZUL DIGITAL

Desde a terça-feira (25) o aplicativo Zona Azul Recife está disponível para download nas plataformas Android e IOS. A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), trará mais autonomia aos usuários de Zona Azul, que poderão ativar a própria vaga pelo smartphone. De acordo com a CTTU, até o final do primeiro dia de disponibilidade, mais de 3 mil usuários já tinham feito o download do aplicativo. O novo serviço poderá ser utilizado a partir da segunda-feira (1º).

Para tirar dúvidas sobre a Zona Azul Digital do Recife, conversamos com o gerente geral de Engenharia de Tráfego da CTTU, Gustavo Sales. De acordo com ele, é comum que existam dúvidas no início, mas logo o cidadão perceberá que o serviço vai trazer mais praticidade. “Nenhum usuário de Zona Azul será prejudicado com a modernização do serviço. Se o cidadão tem um smartphone e um cartão de crédito e débito, poderá fazer a compra pelo aplicativo do celular, de forma rápida e com muito mais comodidade. Se não dispõe desses recursos, a compra poderá ser feita pelos pontos de venda autorizados, que estão espalhados pela cidade, apenas informando a placa do veículo. Nesses locais, o pagamento também poderá ser feito em dinheiro”, explicou o gestor.

Confira outras dúvidas que foram esclarecidas:

Como o cidadão ativa uma vaga da Zona Azul Digital?

Com a modernização, para a aquisição pelo smartphone, o condutor deverá fazer o download do aplicativo no celular e cadastrar o usuário, o cartão de crédito/débito e até três placas de veículos. Para a ativação do cartão, o condutor deverá abrir o aplicativo, escolher a placa do veículo e clicar no botão “ativar”. Já para aquisição nos pontos de venda físicos, será necessário apenas informar a placa do veículo e realizar o pagamento. O usuário receberá um comprovante e não será necessário deixar nenhum documento no veículo.

Como será feita a renovação da ativação da Zona Azul Digital?

O cidadão que ativar o Cartão de Zona Azul Digital por meio do aplicativo no celular deve ficar atento às notificações sobre o tempo máximo de permanência. A renovação da vaga poderá ser feita apenas uma vez deverá ser realizada com, no máximo, 15 minutos de antecedência. A medida de renovação apenas uma vez será tomada para garantir a democratização do espaço público através da rotatividade das vagas. Já o cidadão que ativar a vaga por meio de um ponto de venda físico terá que se deslocar até o estabelecimento e realizar a renovação com o intermédio do vendedor.

Como fica a gratuidade do Zona Azul na versão digital para os idosos?

Os idosos que são residentes no Recife continuarão recebendo gratuitamente o benefício dos cartões de Zona Azul pela CTTU. Conforme já acontece, é preciso agendar o atendimento na sede da CTTU pelo site cttu.recife.pe.gov.br. Para os idosos que decidirem utilizar o serviço no celular, o ideal é baixar o aplicativo antes do dia do atendimento agendado para receber o benefício diretamente no aparelho. Os idosos que não possuírem smartphones ou optarem por não instalar o aplicativo nos celulares poderão cadastrar seus veículos na própria sede da CTTU, onde receberão um comprovante com QR Code – que será utilizado para a ativação dos créditos do estacionamento rotativo. O QR Code será utilizado para a ativação dos créditos do estacionamento rotativo nos pontos de vendas físicos espalhados pela cidade.

Até quando posso usar as folhas de Zona Azul impressas?

A validade das folhas de Zona Azul em papel segue até o dia 31 de julho, último dia que os condutores poderão utilizar as vagas rotativas com essa modalidade. A partir do dia 1º de agosto, o condutor só poderá utilizar as vagas rotativas realizando a ativação digitalmente, tanto por meio do aplicativo ou por meio dos pontos de vendas físicos.

O que devo fazer com as folhas de Zona Azul em papel que tenho em casa?

Caso o condutor perceber que não utilizará todas as folhas impressas de Zona Azul que possui até o último dia permitido, ele pode realizar a troca por Cartões de Zona Azul Digital. Para isso, o cidadão deverá comparecer na sede da CTTU no período entre 1º a 31 de julho, sem a necessidade de agendamento. Na ocasião, os créditos serão inseridos no aplicativo.

Como será feita a fiscalização do Zona Azul?

A fiscalização será feita por agentes de trânsito, através de um aplicativo que fará a leitura de placas por meio da tecnologia “OCR”, ou seja, que faz a leitura ótica das placas dos veículos. A nova forma de fiscalização se adequa ao fato de que os usuários não precisaram mais deixar nos painéis dos carros o talão de Zona Azul impresso.

Crédito – Assessoria de Imprensa – CTTU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS