VII FESTIVAL RIOMAR DE LITERATURA

Nesta sexta-feira, dia 26 de abril, às 14h30, no Teatro RioMar (Av. República do Líbano, 251, Pina, Recife-PE), haverá o VII Festival RioMar de Literatura que homenageia este ano a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli e o acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho. Como há uma ligação muito próxima dos dois escritores com Portugal, caberá dentro, na ocasião, uma conexão luso-brasileira em suas produções literárias com os dois países.
No início e nos intervalos de cada painel, o grupo Dispersos Cia de Teatro vai encenar textos dos dois homenageados. O evento contará com a participação da atriz Fabiana Karla que além de cantar falará sobre o seu mais recente livro. O show de encerramento será com o cantor e poeta, Petrúcio Amorim.

PROGRAMAÇÃO:
>> 14h30:
– Abertura com Luzilá Gonçalves Ferreira (vice-presidente da APL)
– Carmen Peixoto (fala sobre o festival)
– Apresentação da Dispersos Cia de Teatro

>> 15h:
– Primeiro painel em homenagem a escritora e desembargadora, Margarida Cantarelli: Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Alberto Gurgel de Faria e a Professora e ex-secretária de Educação, Creuza Aragão

>> 16h30:
– Grupo Dispersos encena texto de Margarida Cantarelli

>> 16h45:
– Segundo Painel em homenagem ao escritor e jurista, José Paulo Cavalcanti Filho: Cientista e Professor Sílvio Meira e o Cardiologista Carlos Roberto Moraes.

>> 18h15:
– Grupo Dispersos encena texto de José Paulo Cavalcanti Filho (baseado no livro do autor sobre Fernando Pessoa)

>> 18h30:
– Apresentação de Fabiana Karla

>> 19h:
– Show de encerramento com Petrúcio Amorim

MARGARIDA CANTARELLI:
Uma das mulheres mais celebradas e admiradas no Brasil e Portugal, é presidente da Academia Pernambucana de Letras e na sua gestão tem movimentado a APL, com palestras, cursos e recitais. Juntamente com a equipe da APL, a escritora tem sido uma força na realização do Festival RioMar de Literatura. Entre seus livros estão “Rota Inversa, Descobrindo Portugal” e “Julgados e Escolhidos” onde a escritora revela com pleno conhecimento o contexto jurídico ou histórico de acontecimentos. Margarida Cantarelli é mestra e doutora em Direito, com cursos de especialização em Relações Internacionais no Instituto de Estudos Sociais, em Haia – Holanda e em Direitos Humanos no Colégio do México, entre muitos outros.

JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO:
Um dos mais recentes livros escrito pelo acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho recebeu prêmio das melhoras referências sobre o poeta português Fernando Pessoa, atualmente traduzido para diversos idiomas, intitula-se: “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia” (vencedor de vários prêmios, incluindo o Jabuti, o da Bienal do Livro e da Academia Brasileira de Letras; em Portugal, O Dario Castro Alves; na Itália, o II Molinello). Também são obras de sua autoria: “Informação e poder”; “O mel e o fel”; “Fernando Pessoa, o livro das citações”; “Somente a verdade” e tantos outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS