IPOJUCA RECEBE CERTIFICAÇÃO DO MPPE PELO SUCESSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

O acordo firmado, em 2021, entre a Prefeitura do Ipojuca e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para a implantação de políticas públicas para as mulheres (a fim de promover o empoderamento feminino) garantiu não só a Ipojuca o pioneirismo no estado, como uma certificação, concedida nesta quinta-feira (04), pelo sucesso deste primeiro ano de adesão. Encabeçado pela promotora Dra. Bianca Stella o projeto “MP Empodera” foi acolhido pela prefeita Célia Sales que colocou o seu Gabinete para ajudar na implantação do projeto, na integração entre as secretarias e realizar o monitoramento das ações. Oito secretarias participaram diretamente do projeto: Mulher, Saúde, Educação, Assistência Social, Juventude, Desenvolvimento Econômico, Defesa Social e Gabinete, que resultou no impacto na vida de centenas de ipojucanas.
“É uma honra receber esta certificação. Desde o início do meu mandato temos investido bastante em políticas públicas voltadas para as mulheres e dentro da própria administração pública fiz questão de reforçar este olhar convidando mulheres para ocupar cargos importantes na gestão porque acredito que o maior exemplo começa em casa”, discursou a prefeita Célia Sales. Entre as ações realizadas com o foco na mulher, a prefeita citou: o “projeto Maria da Penha vai às escolas”; o “botão do pânico” de proteção às mulheres vítimas de violência; o “Agora Itinerante” que promove o empreendedorismo, realiza capacitações e gera oportunidades de emprego e renda em todos os distritos; a criação do Centro de Referência da Mulher; o projeto “Menstruação sem tabu”, o “Ninho do Bem” que faz o acompanhamento gestacional e fornece enxoval para as mães de baixa renda, entre outros.
Dentro da temática do empoderamento feminino, o Dr. Olímpio Moraes Filho, médico obstetra, palestrou sobre o “Aborto Legal do SUS ao Direito Penal” trazendo dados sobre o número de estupro no país e suas consequências. O Sebrae também teve uma participação abordando como tem ajudado os municípios a promoverem o empreendedorismo feminino através do projeto “Sebrae Delas”. Ipojuca também foi convidado a dar uma palestra, como “case de sucesso” para explicar aos presentes como foi realizada a implantação do MP Empodera no município e trazer alguns testemunhos de mulheres que foram beneficiadas. As servidoras do Gabinete, Audeni Alves e Raíza Tomaz, fizeram a explanação. A Orquestra Criança Cidadã meninos do Ipojuca, abrilhantaram o evento.
Ao fim da apresentação a promotora do MPPE, Dra. Bianca Stella, do Núcleo de Apoio à Mulher, parabenizou a prefeita, os secretários municipais e suas equipes presentes pelo empenho neste primeiro ano e comentou da alegria de ver as políticas de empoderamento fortalecidas em Ipojuca. “É com muita satisfação que vemos aqui este avanço que o MP Empodera gerou. Saber que quando fizemos um recorte dentro das políticas públicas e focamos nas mulheres, isso mexeu com as secretarias e fez cada um pensar e repensar: “o que temos feito e o que podemos fazer mais pelas mulheres?”. Isto nos dá muita satisfação e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a promotora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS