MARCELO VARELA UM QUERIDO AMIGO

Perdi esta semana um querido amigo, Marcelo Varela, carnavalesco, compositor, ator e historiador. Fez parte de um grupo que nos anos 70, resolveu redescobrir o Carnaval do Recife, nomes como Antônio, Carlos Nóbrega, os Madureira Antúlio, André e Zoca, junto com Marcelo, começaram a fazer um trabalho com Ariano Suassuna. Na época Secretário de Educação e Cultura do Recife no governo Antônio Farias. Depois a convite de Leonardo Silva, que criava a Fundação de Cultura no governo de Gustavo Krause, que iria cuidar da área cultural do Recife.
Lá, participou ativamente na criação da Frevioca e da preservação de acervo de blocos e maracatus. Fui muito com ele, ao Madeira do Rosarinho, Batutas, Banhistas do Pina e o seu querido Bloco da Saudade, que junto com Zoca Madureira, foi fundador. Homem simples, excelente funcionário, era quem organizava. Aprendeu tudo com o grande Mestre Jofre de Andrade, que sabia por nome e endereço, todas as agremiações. Jofre, ensinou tudo ao jovem que depois iria continuar o seu trabalho. Com o advento da Casa do Carnaval, Marcelo, foi ser seu gerente no número 10 do Pátio de São Pedro, onde até trabalhava e tornou-se fiel escudeiro de Leda Alves, seu homem de confiança.
Marcelo morreu de câncer em hospital particular do Recife, e deixa viúva e filhas. Sem dúvida, vai um pedaço da história carnavalesca do Recife. Saudades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS