ESTADO INICIA IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE PARA MODERNIZAR AÇÕES DE ENGENHARIA NA ÁREA DE INFRAESTRUTURA

O Governo de Pernambuco avança na modernização dos processos de engenharia. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) é a primeira do Estado a iniciar os serviços para a implantação do software Building Information Modelling (BIM). O uso da ferramenta tecnológica vai impactar diretamente na elaboração de projetos viários e hídricos, no planejamento, orçamento e fiscalização das obras. A iniciativa foi apresentada, nesta segunda-feira (21), para gestores e corpo técnico da pasta e dos órgãos vinculados – Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O investimento é de R$ 3.284.654,6946.
O evento aconteceu no auditório da sede da Compesa, na área central do Recife, e contou com a presença da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; dos executivos de Recursos Hídricos, Simone Rosa; Transporte, Conceição Lafaiete; Articulação Social, Rodrigo Molina; e do presidente do DER, Maurício Canuto. Falaram sobre o funcionamento e a importância do software BIM, o CEO da Deskgraphics, Ronaldo Chaves, o gerente de Projetos, Marcos Prieto, e o técnico especialista da empresa, Sergio Lizarralde.
A secretária Fernandha Batista destacou que a implantação do BIM é um passo importante dado pelo Governo do Estado e acontece em um momento que o trabalho está voltado para o crescimento econômico de Pernambuco. “Esse é o momento certo para utilizar dessa inovação tecnologia e de toda a expertise da modernização da engenharia para o desenvolvimento de projetos mais elaborados, facilitar a fiscalização das obras e reduzir o custo das intervenções. Além de promover por meio dessas funcionalidades uma economia de tempo e competitividade para o cumprimento de prazos comuns às entregas dos estudos. Para isso, estamos investindo na capacitação das equipes técnicas e na estrutura física de trabalho para que possamos desenvolver tudo que estamos propondo dentro da gestão estadual”, ressalta a titular da pasta. Ao todo, 50 colaboradores receberão a capacitação.
Com o uso do BIM, serão implementados critérios de trabalhos e tecnologias mais adequadas, através de treinamentos realizados pela Deskgraphics para os colaboradores da Seinfra e das vinculadas durante o decorrer deste ano e no desenvolvimento de projetos-piloto. A capacitação acontecerá de forma online e ao vivo pela plataforma ZOOM. Atualmente, os profissionais da secretaria realizam a verificação, análise e aprovação de projetos multidisciplinares e levantamentos de quantitativos de forma manual.
O especialista Sergio Lizarralde explica que o uso dessa tecnologia ajudará a encontrar possíveis conflitos antes que o projeto seja finalizado, reduzindo o risco de erro na obra e maximizando o retorno dos investimentos. Será possível também realizar modelos únicos de projetos para que todos os profissionais de engenharia possam fazer intervenções, a qualquer momento, lugar e com atualizações automáticas em todas as etapas, mantendo as informações coordenadas, consistentes e completas. A implantação desse software em Pernambuco atende também aos decretos nº 10.306/2020 e nº 9.983/2019, do Governo Federal, que estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Fonte – Imprensa/Compesa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS