IBGE APONTA QUE INDÚSTRIA BRASILEIRA ENCOLHEU

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou dados da Pesquisa Industrial Anual referentes a 2019 e revelou que, naquele ano, a indústria brasileira tinha 306 mil, 345 empresas que empregavam, juntas, 7 milhões e 600 mil de trabalhadores.
Comparando com 2013, quando o setor atingiu recorde histórico do número de indústrias e de mão de obra ocupada, são 28 mil e 600 empresas a menos e mais de 1 milhão e 400 mil postos de trabalho perdidos.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, as perdas foram puxada, sobretudo, pela indústria de transformação, que é o tipo de indústria que transforma matéria-prima em um produto final para o consumidor ou intermediário, para que seja usado por outra indústria.
Esse tipo de indústria, a da transformação, responde por 98% do setor aqui no país e fechou 28 mil empresas em seis anos.
Entre as atividades que mais fecharam empresas na indústria de transformação estão a de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos e a metalurgia.
Embora o número de empresas e pessoas ocupadas pela indústria tenha encolhido nos últimos seus anos, o faturamento do setor, segundo o IBGE, continuou crescendo e, em 2019 chegou a 3 trilhões e 600 bilhões de reais.
Entre as atividades das indústrias de transformação, o destaque é para a fabricação de produtos alimentícios, que se consolidou como a atividade com a maior parcela de faturamento nos últimos anos.
Já a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias teve a maior perda de representatividade na indústria, passando da 2º para a 4ª posição no ranking das que mais faturam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS