ANVISA REBATE CRÍTICASDA REPROVAÇÃO NA IMPORTAÇÃO DA SPUTNIK V

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou análise técnica sobre os motivos que levaram à negação da importação da vacina russa Sputnik V.
A agência regulatória também emitiu um comunicado em que refuta a grave acusação dos desenvolvedores do imunizante, produzido pelo laboratório Gamaleya.
Os representantes da Sputnik V prometeram processar a Anvisa pelo que consideraram declarações incorretas e enganosas, sem ter testado a vacina.
A área técnica da agência alertou sobre falhas no desenvolvimento do imunizante e dados incompletos sobre segurança e eficácia do fármaco.
Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa explicou quais são essas falhas:
Sonora
Para melhor esclarecer, a questão do adenovírus apontada pela Anvisa é que uma das partes contém o agente com o gene da proteína spike do novo coronavírus modificado, que vai estimular a resposta imune do organismo.
Em outra parte, foi constatado o adenovírus capaz de se replicar nas células humanas, o que representa riscos à segurança.
Os representantes da Sputnik V negam que o imunizante contenha adenovírus replicante.
O Instituto Gamaleya divulgou que a vacina tem eficácia de 91 POR CENTO, pode ser refrigerada mas não necessita armazenamento em temperaturas muito baixas.

Fonte – Agência Rádio2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS