CABO DE SANTO AGOSTINHO APLICA A SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC NO GRUPO 75+

O município do Cabo de Santo Agostinho começa nesta quarta-feira (7) a aplicar a segunda dose (D2) da vacina da Sinovac/Butantan para o público que foi vacinado pela primeira vez há pouco mais de três semanas.
São esperadas as pessoas do grupo de 75+, que receberam a primeira dose nos dias 12 e 13 de março. Na sexta, a prefeitura dá continuidade à segunda fase, vacinando as pessoas do grupo 73+, que foram imunizadas pela primeira vez no dia 19 de março.
A Secretaria de Saúde esclarece que, para saber o dia exato da segunda fase da imunização, a pessoa deve olhar a data marcada no seu cartão de vacinação. Quem perder a D2 nesta quarta, por exemplo, pode ir na sexta. Na semana que vem, a segunda fase continua na quinta (15) e na sexta (17) para novos grupos etários.
A Saúde do município indica aos cidadãos que procurem, preferencialmente, o mesmo local onde foi vacinado pela primeira vez.
Nesta quarta, estarão recebendo o público para a D2 as escolas municipais de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca). Carros de som vão alertar a população sobre a nova dose.
Neste momento, apenas as pessoas que receberam a vacina da Sinovac/Butantan receberão a D2, que tem um prazo para o reforço de 21 a 28 dias. A segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca tem um prazo de três meses.
A pasta da Saúde classifica como preocupante o atraso da segunda dose, pois sem o reforço, a pessoa tem mais chances de ficar doente. “Dito isso, é importante saber que, mesmo atrasada, a segunda aplicação deve ser feita assim que possível, o calendário de vacinação deve ser seguido de acordo com o imunizante utilizado. Ou seja, quem tomou a CoronaVac deve aguardar a segunda dose da mesma vacina e não tentar receber a vacina da AstraZeneca/Oxford, por exemplo.”

Fonte – Leonardo Spinelli – Gerente de Jornalismo

Crédito das fotos: Léo Domingos / PMCSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS