HISTÓRIAS POLITICAS DE PERNAMBUCO

Previsão confirmada,

Paulo Pessoa Guerra, nasceu em Nazaré da Mata no Engenho Babilônia no ano de 1916, filho de senhor de engenho João Pessoa Guerra e Zumira Gaião Pessoa Guerra.
Paulo Guerra, fez primário em Nazaré, aos 10 anos veio para o Recife onde estudou interno no colégio Marista, até o curso clássico. Entrou na faculdade de direito onde formou-se com louvor.
Reza a lenda que certa vez, vindo de uma noitada, acompanhado do também jovem Murilo Paraíso, quando passando na frente do Palácio do Campo das Princesas, olhou para Murilo e disse: Murilo, vejo no portal do palácio, PG (Palácio do Governo) Paulo Guerra, eu serei governador de Pernambuco. Conta e história que os dois teriam em torno de 20 anos.
Paulo Guerra entrou na vida pública no estado novo, foi interventor em vários municípios da Mata Norte e diretor da Penitenciaria de Itamaracá.
Com a redemocratização em 1946, se elegeu deputado federal por duas vezes, mas seu plano era o governo de Pernambuco. Por isto, voltou e se elegeu duas vezes deputado estadual pelo PSD de Agamenon Magalhães.
Em 1962, aliado a Miguel Arraes, foi candidato a vice-governador do mesmo, onde eleito, rompe com Arraes, logo nos primeiros meses do governo. Amigo do marechal Castelo Branco, se engajou no Movimento Revolucionário em 1964, sendo alçado ao cargo de governador de Pernambuco, com a vitória do movimento dos militares.
Seu governo foi voltado para fazer estradas, eletrificação rural e a construção do Hospital da Restauração.
Paulo Guerra, foi senador por Pernambuco, morrendo de câncer em 1975. Quando exercia o cargo em Brasília. Mas, sua previsão se confirmou, foi governador de Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS