MONSENHOR ELISEU DUARTE DINIZ

Nasceu em Triunfo no dia 7 de junho de 1883 seus pais foram Manoel de Souza Diniz e Maria Emília Duarte Diniz, irmãos : Pompeu, José, Napoleão, Gaudino, Manoel , Joaquim , Erundina, Leonor , Maria Amália e Cícero Duarte Diniz .
Estudou 3 Anos em Roma no Colégio Pio Latino.
Estudou no Seminário de João Pessoa – PB
Ordenou- se sacerdote no dia 15 de novembro de 1908 e aos 8 de dezembro celebrou sua primeira missa.
Foi designado para a Paróquia de Cajazeira, permanecendo por pouco tempo , sendo nomeado como vigário de Princesa Isabel PB aos 11de março de 1909, ficando até16 novembro de 1911.Nessa nesma data foi nomeado vigário de Santo Antonio do Piancó PB , até 1912.
Voltou para Princesa Isabel e em 1915, veio para Triunfo auxiliando o padre Antonio Ayres Esteves, e aos 5 do mês de dezembro do mesmo ano, assumiu a Paróquia , permanecendo até o dia 2 de março de 1838.
Fez doação dos seus bens a Igreja, como : os sítios Jardim e Santo Amor , além da Casa Paroquial.
– Fundou em Triunfo:
A Pia União das Filhas de Maria aos 15/ 9 / 1916 ;
– A Academia Nossa Senhora das Dores em 7 /:3 / 1937 ( para mulhetes);
– Construiu a Igreja de Nossa Senhora das Dores, iniciando os trabalhos em 1926, momento difícil para Triunfo, às escuras e assolado pela Peste Bubônica , padre Eliseu andava com a imagem de Nossa Senhora das Dores ,realizando leilões e campanhas para a construção, indo até outros estados. Também atendia a todos os enfermos, mas nunca foi contaminado pela doença.
– Foi diretor Espiritual de Triunfo ;
– Diretor da Casa de Caridade do Padre Ibiapina .
Trabalhou 23 anos com muita luta e sacrifício .
Não aceitou ser transferido de Triunfo e também por questões de desentendimento com o bispo Dom Adalberto Sobral, foi afastado das suas atividades sacerdotais, passando a morar num sítio ou em casas de amigos ,mas continuou as celebrações em vários sítios, como : Paus Brancos, Caldeirão, Saco dos Bois- ( Canaã ) , Santa Maria, Espírito Santo, Curalinho, é outros…., a pedido e convite dos moradores.
Com a chegada de Dom Adelmo Machado, Monsenhor Eliseu, voltou às atividades religiosas e a morar na Casa Paroquial, onde faleceu aos 7 de maio de 1948, às 12 horas da manhã. Na ocasião estavam presentes, seus irmãos Nelo e Gaudino, o sobrinho dr. Arthur Leal Diniz, às madres Jeronima e Emerana, frei Bruno, o tabelião Aprígio Higino D’ Assunção , dona Alexandrina e o vigário padre Luiz Sampaio.
O velório foi na Casa Paroquial, conforme seu desejo .
Jamais,Triunfo poderá esquecer esse filho ilustre, MONSENHOR ELISEU DUARTE DINIZ que nos presenteou com o prédio da Igreja de NOSSA SENHORA DAS DORES, edificação de grande requinte e monumentabilidade.

Texto Diana Rodrigues Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS