PROFESSOR BARRETO GUIMARÃES

Na política de Pernambuco, vários políticos se notabilizaram por suas causas, mas um mostrou sua cara, o Professor Barreto Guimarães. Homem simples, que teve sua base em Olinda. Ele criou um projeto para levar educação para todos. Barreto, como era chamado criou um projeto educacional que colocava escolas feitas de palha de coco, sem piso ou qualquer infra-estrutura onde lecionava para adultos e crianças. Com ele mesmo comandando cursos para monitores e estes repassavam o conhecimento para as comunidades. Barreto colocou em Olinda, mais de mil escolas assim, de dia para crianças e a noite para adultos.
Não gostava de andar de carro em Olinda, utilizando transporte público ou andando a pé, na sua Olinda. Político popular aderiu à revolução de 64, sendo um dos seus grandes defensores. Deputado estadual por várias vezes, era o político das famílias tradicionais de Olinda seu reduto.
Nos anos 70 foi convocado por Eraldo Gueiros, para ser seu vice-governador, cargo que exerceu com muita primazia e trabalho profícuo por Pernambuco. Barreto é um dos responsáveis pelo projeto de Proteção as Praias de Olinda, e foi dele também junto a Eraldo a obra do Complexo de Salgadinho, sistema viário que liga Olinda ao recife.
Rubro negro doente, não perdia um jogo do seu Sport, indo para as arquibancadas vestido de terno branco. Ninguém nunca viu o professor Barreto, sem estar de terno.
Homem pobre, Barreto no fim do governo Eraldo Gueiros, por iniciativa do governador junto aos seus secretários, deram uma casa ao professor Barreto, que passou a morar nela. Assim foi está figura, a quem Olinda e Pernambuco devem tanto.
Barreto foi escolhido por Eraldo Gueiros, para o Tribunal de Contas, onde se aposentou. Hoje, a Escola de Contas do Tribunal, leva seu nome.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS