UBIRATAN DE CASTRO

Amigos resolvi falar todos os sábados de figuras emblemáticos da política de Pernambuco. Ubiratan de Castro prefeito de Olinda, sempre teve uma visão popular em torno da política, e para ele a cidade de Olinda, tinha que manter a cidade alta com suas belezas e tradição, sem se esquecer da Olinda que não tem estes encantos, mas tinha que ser valorizada.
Neste contexto sempre teve um olhar diferente para as periferias, com um trabalho social forte. Foi a primeira vez que ouvi falar de plano estratégico de Olinda, que definia as áreas a ser priorizadas, saindo do improviso, para tudo ser feito com planejamento para o futuro.
Ubiratan também teve a visão turística, montando o Mercado da Ribeira, uma novidade para a época. Com uma cooperativa de artistas comandados por Adão Pinheiro e Tiago Amorim, além da valorização do Carnaval como negócio.
Na política sempre foi um democrata, mesmo apoiando a Revolução de 64, nunca perseguiu ninguém, mesmo quando os órgãos de segurança queriam e com isto, nunca teve inimigos e sim adversários.
Como eram os políticos poéticos, da época Ubiratan, certa feita teve uma história com um eleitor que pediu a ele um terno para casar, o chamando é claro para padrinho. E como antigamente quem não tinha cofre em casa, guardava dinheiro nas roupas, a esposa de Ubiratan, tinha recebido o salário dela como funcionária federal, guardou o dinheiro exatamente no terno que Ubiratan escolheu e deu de presente ao eleitor, que com o dinheiro inesperado bancou uma bela festa de casamento.
Assim era Ubiratan de Castro, um político das antigas, que era chamado carinhosamente de Bira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS