EMBARGO A CUBA

Há poucos dias ouvi de uma pessoa esclarecida, uma explicação para o fragoroso desastre econômico que foi a ditadura cubana. Toda a responsabilidade do insucesso dessa ditadura foi atribuída ao embargo econômico americano imposto ao regime ditatorial de esquerda instalado em Cuba.

Inicialmente, o embargo imposto pelos americanos referia-se apenas a venda de armas, ainda antes da instalação da ditadura de esquerda na ilha.

Após assumir o poder, os comunistas exterminaram toda oposição, assassinando milhares de cubanos, estatizaram as empresas ali instaladas, inclusive as refinarias de petróleo americanas, sem que coubesse nenhum tipo de indenização.

Só após decorridos aproximados 2 anos é que os EUA embargaram as exportações para Cuba, ficando fora desse embargo gêneros alimentícios e medicamentos. Com o posicionamento do regime cubano na crise dos mísseis russos instalados na Ilha, que por muito pouco não gerou uma guerra entre americanos e russos, com danos catastróficos para o planeta, o embargo foi estendido para todas as exportações.

Anos depois o governo americano expandiu o embargo até mesmo para as multinacionais americanas que operavam fora dos Estados Unidos.

No entanto, Cuba recebeu da então União Soviética, todo tipo de ajuda, inclusive financeira, em grande quantidade e negociou com o mundo comunista comprando aquilo que necessitava e vendendo aquilo que produzia. Vale salientar que nesse meio tempo, Cuba comercializou até mesmo com empresas americanas, cuja única diferença era o pagamento antecipado.

Há que se registrar que Cuba é membro da Organização Mundial do Comércio a mais de 25 anos e realiza operações comercias internacionais com muitos outros países.

A meu juízo, o principal problema é que os recursos aportados não foram canalizados para produção, deixando a economia estagnada. Sem ter o que o que vender não tinha recurso para comprar o que precisava.

Penso que a ditadura cubana pecou, como pecam todas as ditaduras comunistas, socializam os produtos, mas não cuidam de produzir.

Há quem diga que os Estados Unidos da América, ao fazer o embargo, deu a ditadura cubana a desculpa que precisava para justificar o retumbante fracasso desse perverso regime. Acho que seja essa, a mais esfarrapada das desculpas, o embargo foi com os EUA, assim mesmo com muitas exceções, não com o resto do mundo.

Texto de Jorge Barbosa – Empresário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS