EMBARQUE DIGITAL: INSCRIÇÕES PARA 250 NOVAS VAGAS COMEÇAM NESTA QUARTA-FEIRA (6)

A Prefeitura do Recife e o Porto Digital realizaram o lançamento, nesta terça-feira (5), do edital 2022.2 do programa Embarque Digital, da Secretaria de Educação. Estão sendo oferecidas 250 vagas para estudantes da Rede Pública cursarem o nível superior em tecnologia, com início das inscrições nesta quarta-feira (6). Os cursos ofertados são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos totalmente custeados pelo Executivo Municipal. As inscrições seguem até o dia 19 de julho, podendo ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Conecta Recife www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do Portal da Educação do Recife www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital
Com cronograma para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões. Até o momento, o programa já preencheu 550 vagas, sendo 200 em 2021 e 350 no primeiro semestre de 2022. “Estamos lançando nosso terceiro edital do Programa Embarque Digital, que tem o objetivo de gerar mais oportunidades para os nossos jovens e fortalecer o nosso polo de tecnologia aqui do Recife, o Porto Digital. Todos os anos oferecemos um curso de ensino superior na modalidade de tecnólogo, para jovens que vêm de escolas públicas. Esse curso tem um desenho todo especial, porque ele foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado e tem uma forte integração com as empresas a partir da residência tecnológica, que é uma das disciplinas”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o mês de agosto. A novidade deste ano é a parceria com duas novas instituições de ensino para compor o programa, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que realizaram toda a formação na rede pública de ensino.
A intenção do Embarque Digital é a empregabilidade de jovens nas empresas do ecossistema de Inovação do Recife, onde há mais de 2000 vagas abertas. “O Embarque Digital proporciona bolsa para alunos que vieram de escola pública estudarem nas universidades parceiras. A gente está esperando um grande número de candidatos como sempre, mas a nota do ENEM e do SSA é que fazem a diferença na seleção. A gente acredita que esse é um programa que efetivamente traz muita inclusão social, melhora a qualificação do parque digital da cidade, faz com que o Recife seja um local com muito mais desenvolvimento e, principalmente, modificando a vida de muitas famílias que estão participando através dos jovens que ingressam no programa”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Fonte – Secom/PCR

VEREADORES RECIFE NEGAM MEDALHA A MICHELE BOLSONARO

Os vereadores do Recife, negaram a medalha José Mariano, para a Primeira Dama do Brasil Michele Bolsonaro. A proposta foi feita pela Vereadora Michele Colins. A Câmara teve uma verdadeira invasão de militantes da vereadora de esquerda, para impedir que homenagem fosse feita a primeira Dama do Brasil. Fica para a próxima.

RAQUEL CONVOCA PRISCILA PARA VICE

A pré-candidata a governadora pelo PSDB Raquel Lyra, convocou a deputada Priscilla Krause, para ser sua vice na chapa. Para o PSDB, Priscila, que é do Cidadania, ex-Dem, parlamentar brilhante, que já foi vereadora do Recife, onde fez um trabalho brilhante na Câmara do Recife.
No mandato de Deputada, sempre foi voz, quase solitária na Casa de Joaquim Nabuco, onde sempre esteve na oposição. Macielista, filha do ex-governador Gustavo Krause, Priscilla sem dúvida, pode ocupar qualquer cargo e disputar qualquer eleição, qualidade ela tem.

RUBENS JUNIOR SAI DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE CARUARU

Membro de primeira do grupo dos Lyra, o radialista e homem de comunicação Rubens Junior, sempre esteve ligado ao grupo dos Lyra. Ele era do núcleo duro da administração da ex-prefeita.
Rubens, foi chefe de gabinete, quando João Lyra, pai de Raquel, foi Governador de Pernambuco. Sua saída, já era esperada nos meios políticos de Caruaru. Salve Rubens, um grande amigo.

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA DO RECIFE HÉLIO GUABIRABA ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO DO RECIFE AO EMPRESÁRIO SEU TITO

Em uma sessão solene bastante prestigiada na Câmara Municipal do Recife, na noite de ontem, o empresário José Walter Pedrosa Cavalcanti, mais conhecido como Seu Tito, recebeu uma das maiores comendas concedidas pela Casa Legislativa: o Título de Cidadão do Recife. A iniciativa foi do vice-presidente da Casa de José Mariano, o vereador Hélio Guabiraba.
Em seu pronunciamento, Hélio Guabiraba agradeceu a presença de todos e destacou a trajetória exitosa de Seu Tito. “Nascido em Macaparana, Seu Tito começou a trabalhar desde cedo nos comércios dos seus pais: Antônio Cavalcanti de Arruda e de dona Maria Lúcia Pedrosa Cavalcanti e tem toda uma vida dedicada ao setor gastronômico superando com garra as dificuldades”, disse.
O parlamentar também falou sobre a abertura do restaurante Seu Tito, no bairro de Santana, em outubro de 2019, que foi uma homenagem dos filhos Zé Walter, Victor e Renato. “No final de 2020, apesar dos cenários desanimadores provocados pela pandemia da Covid-19, o Seu Tito teve sua segunda unidade inaugurada, desta vez na Avenida Boa Viagem”.
Hélio Guabiraba reforçou que o homenageado merece o reconhecimento. “Além do restaurante ser referência e considerado um dos melhores do Recife movimentando a economia local também atrai turistas de diversas partes do Brasil, hoje os estabelecimentos geram emprego direto para 120 trabalhadores. Você é um exemplo de dedicação e coragem. Por isso e muito mais merece ser o mais novo cidadão recifense para o orgulho de todos nós”.
Em discurso na tribuna, Zé Walter, um dos filhos de Seu Tito, em nome da família, falou sobre a entrega da honraria. “Quero agradecer, primeiramente a Hélio Guabiraba, o qual eu tenho a honra de chamar de amigo pelo reconhecimento ao meu pai. O reconhecimento ao meu pai é mais do que merecido”.
Zé Walter também falou da trajetória do pai contando que ele começou a trabalhar muito cedo e definiu seu pai como um homem “batalhador, íntegro e de caráter inabalável”.
“Para chegar até aqui o meu pai e a nossa família contaram com a ajuda de muita gente. São mais de 120 colaboradores onde formamos uma grande família. A postura do meu pai é ajudar e estender a mão a qualquer um. É um homem íntegro e de caráter inabalável. Obrigado por ser esse exemplo para mim e para tanta gente. Recife recebe o seu mais novo filho. Aos recifenses que nos apoiaram e acreditaram fica a nossa eterna gratidão. Hoje nós podemos dizer que seu Tito faz a alegria e garante a diversos de muitos recifenses”, disse emocionado.
Presidindo a solenidade, o vereador Almir Fernando também parabenizou Hélio Guabiraba pela iniciativa. “Parabéns por trazer a esta Casa uma pessoa que merece se tornar o mais novo cidadão recifense e que foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Hélio Guabiraba também está de parabéns pelo trabalho que tem realizado em todas as áreas. Tenho certeza que seus eleitores não estão arrependidos”, salientou.


Na foto: Zé Walter, filho de Seu Tito; Antônio Cavalcanti de Arruda, pai do homenageado; Seu Tito; o vereador e vice-presidente da CMR, Hélio Guabiraba; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux; vereador Almir Fernando;

MINISTRA ROSA WEBER DÁ 10 DIAS PARA BOLSONARO EXPLICAR POR QUE BAIXOU O ICMS

Atendendo a uma ação dos governadores dos Estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Distrito Federal, que argumentam que a lei do ICMS, é inconstitucional, o Supremo Tribunal Federal (STF), mais uma vez, interfere nos outros poderes, e a ministra Rosa Weber, determina que o Executivo explique, em 10 dias, o motivo da limitação da cobrança do ICMS em 17%. A Câmara dos Deputados e o Senado, também foram notificados, por terem autorizado a proposta do Governo Federal.

 

EDILSON TAVARES, PREFEITO DE TORITAMA VAI APOIAR MIGUEL COELHO E ALESSANDRA VIEIRA

O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, acaba de dar seu apoio a chapa Miguel Coelho e Alessandra Menezes. Para ele, Miguel é uma grande opção para Pernambuco, e Alessandra, é da nossa região e sempre esteve ao lado do nosso seguimento. Tenho este dever também pelo apoio dado ao município, pelo senador Fernando Bezerra Coelho, a quem Toritama deve muito, e estaremos juntos” disse ele.

31 CIDADES SOFREM COM AS CHUVAS NO AGRESTE E MATA SUL DE PERNAMBUCO

31 cidades de Pernambuco, estão sofrendo com a chuva. A cidade mas sofrida é Palmares na Mata Sul, no Agreste toda área da Garanhuns, Correntes e Quipapá. Todas estas cidades, vão receber auxílio emergencial do Governo do Estado, no valor de mil e quinhentos reais. Como todas estas cidades, 70% das pessoas já recebem auxílio, o que vai facilitar a distribuição dos auxílio.