POLÍCIA FEDERAL NA PCR

Hoje pela manhã a Polícia Federal esteve fazendo uma operação na prefeitura do Recife, onde recolheram material para investigação. A Operação Apnéia na cidade causou uma verdadeira ebulição entre os blogueiros do Recife e na oposição que só vê problema deste de que para dar fôlego ao seu projeto no Recife.
Aves de rapina, que se alimentam de pequenos detalhes para querer denegrir a imagem de homens de bem, que procuram fazer seu trabalho. Lembro de tempos atrás das notas de apoio ao senador Fernando Bezerra Coelho, quando a PF, visitou seu gabinete no senado e em endereços comerciais e residenciais. Qual a diferença que existe? E nem por isto este Blog emitiu julgamento precipitado. Que apurem tudo, mas usar politicamente é muito cruel. Vamos esperar o resultado é mais ponderado.
Minha irrestrita solidariedade ao prefeito Geraldo Júlio e o secretário Jailton Correia.

A prefeitura do Recife, emitiu nota no fim da tarde sobre a Operação Apnéia, confira:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura do Recife informa que na manhã desta quinta-feira (28) foi realizada busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Município, onde agentes da Polícia Federal fizeram a apreensão de um telefone celular. Segundo a nota da Polícia Federal, a investigação diz respeito a uma compra de respiradores de uma empresa de São Paulo. Cada respirador foi comprado a R$ 21,5 mil. A referida compra foi cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22. Portanto, não há possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife. Todos os procedimentos da Secretaria de Saúde estão sendo realizados dentro da legalidade e todos os processos de aquisição da pandemia estão sendo enviados, desde abril, por iniciativa da própria Prefeitura, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A Secretaria de Saúde e todos os órgãos da Prefeitura continuam à disposição dos órgãos de controle para prestar qualquer esclarecimento.

INTERFERÊNCIA DE CARLOS BOLSONARO É INVESTIGADA NO TRIBUNAL DE CONTAS

Ministros do Tribunal de Contas, estão investigando a influência do filho do Presidente, Carlos Bolsonaro nas verbas do Banco do Brasil. Segundo o Tribunal, o vereador que não exerce nenhum cargo no Governo, cobrou do BB por ter tirado propaganda em sites de fake news.
Foi acionado também, o Secretário de Imprensa do Governo Fábio Wajngarten, que tem 90 dias para se manifestar. Durante este período as propagandas serão retiradas.

 

O JUIZ WILSON WITZEL. QUEM DIRIA

O governador Wilson Witzel uma das novas estrelas do bolsonarismo na eleição chancelado pelo presidente na época Jair Bolsonaro teve uma retumbante vitória no Rio daquela safra de paladinos evangélicos, que se tornaram a esperança do povo honesto do Brasil.
Com cara de doido e xerife, fez sua campanha em cima da Bíblia e da bala, com isto foi eleito. Depois caiu em desgraça no clã Bolsonaro, e passou a ser o inimigo número 2 na hierarquia da loucura familiar do clã.
E ontem ele experimentou seu dia de Sérgio Cabral com Polícia Federal na porta de casa e no escritório da mulher. Em fim, um pandemônio.
Acusado de desviar recursos da pandemia, fazendo hospitais de campanha que não funcionam e comprando respiradores que não servem.

 

BOA PERGUNTA

Ontem a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o “Bombril” de Bolsonaro, disse em uma Rádio Gaúcha, que ontem haveria operação contra governadores, o curioso é saber como ela sabia. Em entrevista sobre acusações de ter acesso à PF, ela disse que: ‘Não seria burra de divulgar informação privilegiada’.

 

AUGUSTO LUCENA

Como venho fazendo aos sábados aqui no Blog falando de políticos do passado, falarei de Augusto da Silva Lucena, prefeito do Recife, político populista, estilo pé na porta, que não tinha o menor pudor em soltar palavrões.
Lucena, como o povo chamava, paraibano de Guarabira, veio para o Recife tentar a vida. Aqui procurou a Casa do estudante de Pernambuco. Na época dirigida por Gaspar Regueira Costa. Fez vestibular para Direito, onde se formou. Antes foi funcionário do Grande Hotel do Recife, empregado pelo empresário Leu Monte. Muito inteligente, aprendeu um inglês rudimentar, como também Alemão. Formado entrou por meio de apadrinhamento na Polícia Civil, onde chegou ao cargo de Delegado de Trânsito onde conheceu sua futura esposa Dona Ieda Arcoverde.
Eleito vereador do Recife e depois Deputado Estadual é escolhido como vice-prefeito do Recife na chapa de Cid Sampaio embora Cid tenha perdido a eleição para Pelópidas da Silveira, Augusto Lucena foi ser o vice.
Com o advento da Revolução de 1964 e a prisão do Dr. Pelópidas, Lucena assume a prefeitura do Recife. Ele era um fazedor de obras e terminou a Conde da Boa Vista, a Avenida Norte e começou a Av.Caxangá. Lucena transformou praças e fez outras. Em fim, fez uma grande obra o que deu a ele uma popularidade grandiosa. Rompido com o governador Nilo Coelho, Lucena sai da Prefeitura e vai andar no Recife. No dia da posse de Geraldo Magalhães, que entrou no seu lugar, disse pode usar a cadeira, quando voltar compro outra.
Eleito deputado federal só no Recife, Lucena não chegou nem ir a Brasília que não gostava. Foi convidado pelo governador eleito Eraldo Gueiros Leite, para o cargo de prefeito do Recife, que assumiu em janeiro de 1970. Amigo do dos militares, tinha uma postura de enaltecer a Revolução, que dava a ele um grande prestígio com os poderosos da época. Lucena foi casado com dona Ieda, que o ajudou muito, cuidando dos carentes do Recife. Lucena gostava de andar com uma prancheta para anotar os buracos e lâmpadas apagadas.
Várias obras foram feitas por ele, a Ponte da Caxangá, avenida Caxangá, Afonso Olindense, Mário Melo, Imbiribeira, avenida Boa Viagem, av. Dantas Barreto e todas as habitações populares. Na área cultural, fez grandes datas, Carnavais, São João no Sitio da Trindade.
Assim era Augusto Lucena, homem popular, desbocado que tinha uma marca, a honestidade. Morreu na mesma casa da Ilha do Leite. Lucena ainda foi vereador do Recife e era conhecido também como o político do povão. Minha homenagem a Dr. Lucena, que através do meu tio Gaspar, que foi seu Secretário de Finanças em um tempo onde não havia dinheiro federal, nem internacional.


Foto de Augusto Lucena dando posse a Gaspar Regueira Costa na Secretaria de Finanças do Recife.

 

GOVERNO TEM QUE SER UNÍSSONO

Em uma coisa o presidente Jair Bolsonaro tem razão, quem tiver no governo tem que pensar com o Governo e não ter agenda própria.
Ele cobrou isto na reunião filmada no vídeo e não vejo pecado algum nisso. A imprensa queria o que, de gente como ministro da educação, além do discurso que ele tem de repúdio a democracia, demonstrando total desprezo pelo ser humano, como índios, negros e outros povos sociais.
O ministro em sua situação de reunião privada, onde só se fez babar o Presidente, quis agradar ao chefe e nunca teve a idéia que aquilo viesse a público. Deu azar, agora vai virar boi de piranha e o presidente vai oferecer sua cabeça ao Supremo, como Herodes fez com João Batista.

QUE BOIADA

O ministro do Meio ambiente Ricardo Sales, foi outro que querendo passar sua boiada, esqueceu das câmeras e sapecou sua pérola. Vamos dar uma baciada aproveitar a tranqüilidade e por na imprensa, só falam em pandemia e vamos aproveitar para permitir tudo, passar a boiada.
O problema é que o ministro Celso de Mello fez o vaqueiro Ricardo Sales, cair do cavalo. Ministro que é elogiado pela imprensa cai.

MILHARES DE MANIFESTANTES FORAM LEVAR APOIO AO PRESIDENTE

Ontem em Brasília, milhares de manifestantes lotaram a Esplanada dos Ministérios e foram dar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, contra a perseguição sistemática que vem sofrendo da imprensa, do judiciário, do congresso e de alguns governadores e  prefeitos. Enfim, do “mundo todo e mais alguém”. Esqueci-me de Moro e Mandetta e todos que não pesam como ele.
Ele sobrevoo a área para fazer um reconhecimento das milhares de pessoas que o esperavam, depois chegou a pé, junto com seu séquito que incluía ministros, uma representante do Congresso Nacional e o deputado Hélio Lopes.
Sem dúvida, a força do Presidente é muito grande e se compara com o ditador da Turquia, o senhor Dogan.

 

 

PRESIDENTE DO STF ESTÁ COM COVID-19

O ministro e presidente do STF Dias Toffoli, realizou uma pequena cirurgia e testou positivo para Covid-19. Ele ficará afastado por sete dias em quarentena. Quem assumirá, será o vice-presidente da corte o ministro Luiz Fux.
O ministro tranquilizou a todos, dizendo que estava bem e que estaria de volta logo.

VEREADOR HÉLIO GUABIRABA PEDE ANTECIPAÇÃO DOS FERIADOS MUNICIPAIS

O requerimento feito pelo parlamentar vai à votação na reunião plenária desta segunda-feira (25)
A Câmara Municipal do Recife irá realizar, nesta segunda-feira (25), a votação de um requerimento que visa antecipar os feriados municipais de 2020 diante da pandemia do coronavírus. De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), um dos principais objetivos da antecipação é aumentar os índices de isolamento social na capital pernambucana de forma a combater a doença.
De acordo com o parlamentar, caso seja aprovado, a antecipação dos feriados municipais irá reduzir ainda mais a circulação das pessoas nas ruas, assim, reduzindo a propagação do vírus. “Qualquer iniciativa para o enfrentamento do coronavírus é muito importante. Não é uma ação isolada que irá trazer resultados positivos e, sim, uma soma de esforços nesse sentido. Diante disso, dei entrada a esse requerimento e peço o apoio dos nobres vereadores da Casa para que seja aprovado”, explicou.
Hélio Guabiraba também destacou que, após a pandemia, o momento será de trabalhar sem parar. “Já são mais de dois meses de pandemia e o fato é que, após passar o pico, teremos que trabalhar sem parar com o objetivo maior de correr atrás dos danos que estão sendo causados pela pandemia”, complementou.
A expectativa é que nesta semana a Câmara do Recife também vote e segunda discussão o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 85/2020, que pretende cancelar o recesso parlamentar de julho deste ano. Caso seja aprovada, a nova emenda vai fazer com que a Casa funcione em regime extraordinário no período referente a este ano.
O projeto de emenda foi proposto pela Comissão Executiva da Câmara, do qual Hélio Guabiraba também faz parte. “Agora é hora de trabalhar intensamente em busca de minimizar os impactos que estão sendo causados”, destacou o vereador.

Fonte – Taciana Carvalho -Assessora de imprensa do vereador Hélio Guabiraba