OLINDA MONTA ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO PARA CARNAVAL 2018

Para manter a fluidez na circulação de pessoas durante a festa do Momo, a Secretaria de Trânsito e Transportes de Olinda vai preparar esquema especial de pontos de bloqueios para os veículos. Nesta quinta-feira (08.02) a abertura do Carnaval será na Praça do Carmo e das 17h até 1h serão interditados parcialmente os seguintes trechos: Rua 27 de Janeiro, Largo do Amparo e Praça do Carmo. Só poderão ter acesso a estes locais os moradores.
Já na sexta-feira (09.02), às 14h, começa o bloqueio geral que se estende até 14h da Quarta-Feira de Cinzas. Apenas os veículos autorizados terão acesso às vias próximas aos polos. Os agentes também vão abordar, caso identifiquem motoristas alcoolizados, e para isso contarão com apoio da Polícia Militar. Serão 27 pontos fixos e seis móveis de interdição:

Fixos:
1.  PE 15 com Rua Duarte Coelho (Santa Tereza);
2.  Rua Arnulfo Lins e Silva com Rua Epitácio Pessoa Sobrinho (Santa Tereza);
3.  Travessa Santo Antônio (nº 3) (Jardim Atlântico);
4.  Avenida Getúlio Vargas com a Rua Coronel João Joaquim Antunes (Bairro Novo);
5.  Rua Coronel Henrique Guimarães com Rua Candido Pessoa (Bairro Novo);
6.  Rua Coronel Henrique Guimarães com Avenida Ministro Marcos Freire (Casa Caiada);
7.  Rua São Miguel com Rua Farias Neves Sobrinho (Bairro Novo);
8.  Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Bairro Novo);
9.  Rua Frei Afonso Maria (Amaro Branco);
10. Rua Alto da Bela Vista (Amaro Branco);
11. Avenida Joaquim Nabuco com Rua Francisco Gonçalo de Freitas (Varadouro);
12. 1ª Travessa Joaquim Nabuco (Varadouro);
13. Rua da Boa Hora (Varadouro);
14. Rua Maria Teresa Beltrão (Varadouro);
15. Rua Coronel João Beltrão com Rua Coronel Joaquim Cavalcante (Amparo);
16. Rua Severino José Ramalho (Amparo);
17. Rua José Ramalho (Guadalupe);
18. Rua de São João (Guadalupe);
19. Rua Dom Bonifácio Jansen (Monte);
20. Rua Ilma Cunha (Monte);
21. Rua Bica dos Quatro Cantos (Amparo);
22. Rua Valdemar Pimentel com Rua de São João (Guadalupe);
23. Rua do Piza (Santa Tereza);
24. Rua Bartolomeu de Medeiros (Guadalupe);
25. Avenida Beira Rio (Fragoso);
26. Rua Dom Pedro Roeser (Carmo);
27. Rua Coronel Cláudio Leal (Bairro Novo);

Móveis
1.  Rua Farias Neves Sobrinho com Rua Cândido Pessoa (Bairro Novo);
2.  Avenida Olinda (Memorial Arco Verde) (Salgadinho);
3.  Avenida Olinda (Varadouro);
4.  Estrada do Bonsucesso (Monte);
5.  Avenida Presidente Kennedy (Próximo ao Giradouro e viaduto) (Peixinhos);
6.  Retorno da Praça Maxambomba na Avenida Sigismundo Gonçalves (Varadouro);

No total, 86 agentes de trânsito e 150 terceirizados serão responsáveis por trabalhar durante os dias de festa. O folião pode curtir o Carnaval e terá opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, no Centro de Convenções, em Olinda. O serviço vai funcionar de sábado (10.02) a terça-feira (13.02), de 9h às 22h. O valor para deixar o carro é de R$ 7,50 e de lá sairá o Expresso Folia que custa R$ 8,00 por pessoa e dá direito a passagem de ida e volta. O coletivo leva os foliões até o Varadouro.

OLINDA COMEMORA DIA DO FREVO AO SOM DO RITMO QUE EMBALA O CARNAVAL

Em Pernambuco, o Dia do Frevo é comemorado em 9 de fevereiro. Olinda irá festejar a data na Praça do Carmo, a partir das 18h, ao som das orquestras Vila Lobos, Henrique Dias e Ozéias, onde haverá uma a homenagem aos mestres de frevo de Olinda e maestros de orquestras. Os maestros Clóvis, Henrique Dias, Ozéias, Carlos, Cézar e Serginho serão agraciados. Os professores de frevo Wagner, Carlinhos, Walquíria, Beto, Vera, Mateus Ramos, Adriana do Frevo, Daniel e Alexandre Spain também serão homenageados na noite.

 

JABOATÃO E RECIFE FIRMAM PARCERIA E TÁXIS TERÃO LIVRE CIRCULAÇÃO NO CARNAVAL

A fim de suprir o aumento da demanda de passageiros por atendimento durante o período carnavalesco, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade, firmou parceria com a Prefeitura do Recife para garantir a livre circulação de táxis nas duas cidades. O acordo, em vigor desde o início do mês, se estende até a Quarta-feira de Cinzas (14). A frota de táxis do Jaboatão atualmente possui 1.022 veículos.

 

GOTA D’ÁGUA MANTÉM TRADIÇÃO DE DESFILAR NA SEXTA-FEIRA DE CARNAVAL DO RECIFE

A animação da Sexta-feira de Carnaval no Centro do Recife está garantida com o Bloco Gota D’água. Hoje, a agremiação dos funcionários da Compesa mantém a tradição de desfilar com o cortejo de trios elétricos, bonecos gigantes e passistas de frevo. Há 36 anos ininterruptos que o Gota D´água desfila no Carnaval do Recife. A saída do bloco está marcada para às 20h30, em frente a antiga sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, bairro de Santo Amaro, e promete arrastar 10 mil foliões. Os cantores Silvério Pessoa e Diego Cabral são as atrações do bloco e se apresentarão junto com os Trios Balada e Planeta, respectivamente. O Gota D’água também será animado pelos Trios Asas da América e Batuque, com a Orquestra de Frevo de Rodrigo Medeiros.
O desfile inicia na Avenida Cruz Cabugá e seguirá por um percurso de quatro quilômetros até o Parque Treze de Maio, encerrando nas imediações da Assembleia Legislativa. O Gota D’Água contará com o apoio da Polícia Militar e segurança contratada, além da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) para organizar o trânsito. A concentração do bloco acontecerá no estacionamento interno da Compesa, a partir das 16h, e contará com as apresentações do cantor Geraldo Maia e da Orquestra de Frevo Feminina Lourdinha Nóbrega.

SEPÚLVEDA PERTENCE ASSUME DEFESA DE LULA NO STF

Ontem o advogado e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, oficialmente, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Corte. Cristiano Zanin, outro representante de Lula, também continuará na banca de advogados.
O primeiro compromisso de Pertence na condição de advogado de Lula será uma audiência com o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, amanhã (8), às 11h30.
Nos bastidores do Supremo, Sepúlveda Pertence tem trânsito livre nos gabinetes de integrantes da Corte e foi responsável pela indicação da atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

FREVO NO PÉ E SOLIDARIEDADE NO CORAÇÃO

Em Terra de Gigantes, a Secretaria de Educação de Olinda festeja o Carnaval em ritmo solidário. Hoje, ao meio-dia, professores, técnicos e funcionários ligados à prefeitura cairão na folia com foco nas pessoas de baixa renda. Diferente dos anos anteriores, os foliões trocarão dois quilos de alimentos não perecíveis por um abadá da troça carnavalesca “É só Querer”, fundada em 1985.
Os foliões percorrerão as principais ruas do Sitio Histórico para disseminar irreverência e sensibilizar o público para a causa da fome. A concentração ocorrerá no pátio do Mosteiro de São Bento. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas do município.

CENTRAL DO CARNAVAL DO RECIFE

O Carnaval já bate à porta e o folião que for brincar no Bairro do Recife encontrará uma estrutura de apoio para cair na festa com segurança e conforto. O prefeito Geraldo Julio vistoriou na manhã desta quarta-feira (7) a Central do Carnaval, montada na Rua do Observatório, que entrará em funcionamento a partir da tarde desta quarta. O espaço vai  abrigar uma Arena Gastronômica com 11 restaurantes e um polo de serviços que contempla ações defesa do consumidor, caixas eletrônicos, achados e perdidos, moda, artesanato, beleza e recreação infantil. O prefeito também conferiu a estrutura para os atendimentos de Saúde montada no bairro.
“São esperadas mais de 400 mil pessoas aqui na Central do Carnaval e a gente tem este ano o toque da sustentabilidade. Tudo aqui é feito com madeira de reflorestamento, terá um trabalho de reciclagem do óleo junto aos restaurantes. Então é conforto e sustentabilidade reunidos em um lugar muito agradável para curtir o nosso Carnaval”, disse. A saúde também ganhará reforço no período de Momo. Segundo o prefeito, o SAMU terá o dobro de motolâncias na cidade para fazer o atendimento de urgência e emergência com mais rapidez. Ao todo, serão mais de 900 profissionais, com 30 motocicletas para fazer o atendimento na cidade, além das 32 ambulâncias.

TAPIOQUEIRAS DA SÉ RECEBEM BARRACAS NOVAS E PERSONALIZADAS

As famosas tapioqueiras do Alto da Sé irão trabalhar no Carnaval com barracas novas e modernas. O equipamento será entregue nesta quinta-feira (08.02), às 15h, no próprio local de trabalho. Os equipamentos, devidamente personalizados com o nome de cada tapioqueira, foram produzidos com aço galvanizado e inox. A novidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda e a empresa Três Corações. As comerciantes passaram por uma capacitação gratuita do Sebrae sobre manipulação de alimentos e boas práticas.

 

LOJAS DE ATENDIMENTO DA COMPESA NÃO ABREM NO CARNAVAL

As lojas de atendimento da Compesa, em todo estado, não funcionarão no período das festividades de Carnaval. Do sábado (10) até terça-feira (13), todas as unidades estarão fechadas e retornam às atividades somente na Quarta-feira de Cinzas (14), com exceção das lojas de atendimento da Boa Vista, no Recife, e de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Em função da passagem dos blocos carnavalescos pela Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, a unidade da Boa Vista será fechada mais cedo na sexta-feira (9), às 15h. A loja de atendimento de Moreno só voltará a funcionar na quinta-feira (15), por estar localizada próximo à concentração do Bloco Bacalhau do Pezão – que desfila tradicionalmente na Quarta-feira de Cinzas e atrai uma grande quantidade de foliões.
Os Expressos Cidadão também terão o funcionamento diferenciado para o Carnaval. As unidades do Parque de Exposições do Cordeiro (Recife) e do Centro da Moda, em Peixinhos (Olinda), fecham na sexta-feira (09) às 13h30 e retornam às atividades na quarta-feira (14), a partir das 13h30. Os Expressos localizados no Shopping Riomar, no Recife, e no River Shopping, em Petrolina, funcionam na sexta-feira (9) até às 14h, e ambos voltam a funcionar na quarta-feira (14), às 14 horas. Os Expressos Cidadão de Garanhuns e de Caruaru (Caruaru Shopping), no Agreste, estarão fechados no período das 12h da sexta-feira (9) até às 14h da quarta-feira (14).
A Compesa lembra que, durante todo o feriadão, os clientes podem contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará 24 horas, por dia. As reclamações sobre extravasamento esgoto e vazamentos serão recebidas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195.

NOVO PRESIDENTE DO TSE MANDA AVISO

Ontem após a posse, o novo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, concedeu entrevista e imprensa, e foi curto e grosso:
A candidatura de Lula é “irregistrável”.
“O ordenamento jurídico brasileiro hoje é claro no sentido de que, incidindo naquelas hipóteses (da Lei da Ficha Limpa), o candidato é inelegível. Isso não significa dizer que o candidato pode se registrar e ter o pedido de registro indeferido. Ele é irregistrável. Ele não pode oferecer registro de candidatura. Essa é a percepção que nós temos. Sabemos também que há quem sustente que a Lei das Eleições permite uma candidatura sub judice (com recurso judicial). A negativa do registro pressupõe um registro. E o que nós entendemos, em um primeiro momento, é que essas duas correntes vão balizar a controvérsia: uma que entende que os candidatos fichas-sujas são irregistráveis. E outra que entende que ele pode recorrer (da negativa) do registro.”
E sendo assim… Tchau querido.